Professores, chegou a hora de divulgar suas obras!

Descubra livros de professores sobre inclusão, diversidade e desafios reais da sala de aula. Educação feita por quem vive a prática


Chegou o grande dia da estreia da editoria Divulgue seu livro, um espaço especialmente dedicado a valorizar e dar visibilidade às produções literárias de educadores comprometidos com a transformação social por meio da educação. A proposta nasce do desejo de criar pontes entre autores, professores e a comunidade escolar, promovendo o compartilhamento de saberes, práticas e experiências que inspiram e fortalecem o cotidiano educacional. 

Nesta edição inaugural, o tema central é inclusão, uma palavra que, mais do que conceito, precisa se tornar prática viva nas escolas. As obras selecionadas abordam, com profundidade e sensibilidade, diferentes dimensões da inclusão, contribuindo para o entendimento e o acolhimento da diversidade presente em nossas salas de aula. 

São livros que ampliam o olhar para os desafios e as possibilidades da educação inclusiva: desde a compreensão de transtornos comportamentais como o TOD, passando pela valorização da cultura periférica na infância, o afeto nas relações familiares com crianças autistas, a alfabetização de estudantes surdos, até os caminhos da aprendizagem de alunos com síndrome de Down. Cada título é um convite à reflexão, à escuta ativa e ao diálogo com a diferença, não como obstáculo, mas como potência. 

TEAmo” é a declaração de amor feita por um filho autista à sua mãe, onde o autor usa a licença poética para transformar a sigla TEA (Transtorno do Espectro Autista) e a palavra Amor, dando título ao livro, traduzindo o sonho de toda mãe atípica de filho não verbal, que é ouvir seu filho dizer “te amo”.  

Leitura e escrita na educação de surdos” é fruto de reflexões práticas e teóricas compartilhadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições do Rio de Janeiro e de Santa Catarina e nasceu do compromisso coletivo de educadores e educadoras em pensar e praticar uma educação de surdos que garanta a esses sujeitos o direito de aprender a ler e a escrever em sua segunda língua: a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita. 

O livro “Aprendizagem para crianças com síndrome de Down – Desafios do cotidiano escolar” aborda temas relacionados à aprendizagem escolar da criança com síndrome de Down, transitando por questões do cotidiano escolar e a inclusão dessas crianças. São apresentados tópicos sobre cognição, memória, atenção, emoção, função executiva e enriquecimento cerebral, destacando a relevância das experiências sociais na constituição dos processos psicológicos superiores, no contexto do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos com síndrome de Down.  

No livro “Falta de Limites, Birra ou Transtorno? Como identificar?” vamos entender o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD). Trata-se de uma obra completa e abrangente sobre esse transtorno, abordando aspectos históricos, caracterização, aspectos neurobiológicos, identificação, relação com outros transtornos, impacto na vida acadêmica e familiar, diagnóstico, tratamento e processo terapêutico.* 

“Baile da Quebradinha” é uma obra que exalta a infância na favela, a valorização da autoestima e a musicalidade como forma de expressão cultural. Com muito respeito e sensibilidade, o livro transforma o tradicional baile funk em uma festa infantil, onde crianças podem ser protagonistas e se reconhecerem no espaço que habitam. 

Vamos juntos(as) construir uma educação mais plural, acessível e afetiva. Boa leitura e boas descobertas! 


Por Antônia Figueiredo 


Deixar comentário