Alunas criam prática sustentável com reaproveitamento da água da chuva
Projeto é premiado internacionalmente, após disputar com equipes de 17 países
Imagine uma geração de jovens não apenas preparados para o mercado de trabalho, mas também equipados com as ferramentas emocionais e sociais para transformar o mundo ao seu redor. Essa é a visão central de um programa de desenvolvimento socioemocional que está revolucionando a educação em 19 países. Trata-se do Shell Nxplorers, programa de Educação Científica que utiliza uma metodologia investigativa na qual alunos e professores, a partir do reconhecimento de problemas sociais ligados à sustentabilidade – sobretudo os que fazem referência aos pilares de energia, água e alimentos –, pesquisam soluções que atendam a comunidade daquela região dentro desse contexto.
As sete alunas – Ana Luisa de Castro Silva, Nicolly Fernandes Eugênio, Maria Vitória Fonseca Silva, Maria Fernanda Garcia de Oliveira, Marcela de Oliveira da Silva, Maria Eduarda da Silva Mourão e Lorrayne Cristine Gonçalves Gouveia – , ambas da turma do 1º ano do Ensino Médio integral, juntamente com as professoras Aliáginis Guedes, de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade; e Roberta Leidiane Barbosa, de Matemática e Tecnologias, orientadoras do projeto, embarcaram nessa viagem e protagonizaram um projeto inspirador.
Desenvolvido no Ciep 486 Professor Luiz Vallejo, em Barra Mansa, no Sul Fluminense, a ação pedagógica transcendeu as Américas e ganhou destaque internacional. Estamos falando do “Sheldas – Projeto mais água”, que consiste na captação e no reaproveitamento da água da chuva na unidade escolar. A ação pedagógica foi premiada pela Shell NXplorers Inspiration Awards 2023-2024.
De acordo com as alunas e as professoraras envolvidas, a proposta objetiva estimular a educação científica e possibilitar que os alunos desenvolvam metodologias que visam a diminuir os impactos do aquecimento global e da ação do homem no entorno das suas comunidades. A participação do grupo do Ciep 486 aconteceu juntamente com equipes escolares de 17 países.
A certificação veio na categoria Student Team, após ter sido criada uma minicisterna que captura a água da chuva por uma calha e a leva pelo cano até uma bombona, onde é armazenada por um tempo e depois transferida para a segunda bombona, que possui um filtro com algodão, areia, pedras e carvão, passando ali a ser purificada e tornando-se própria para o consumo.
De acordo com a equipe premiada, a água armazenada é usada para regar a horta e as plantas da unidade escolar. Ao falar sobre a autenticação do “Sheldas – Projeto mais água”, o diretor-geral Everton Oliveira pontuou os benefícios das práticas sustentáveis para o cidadão. “O reconhecimento de uma escola por uma prática sustentável traz diversos benefícios para a comunidade escolar e a sociedade como um todo. Deferências como essas trazem prestígio e valorização do nosso colégio, impacto positivo para a formação dos alunos, além da importante contribuição para o nosso meio ambiente. Isso demonstra que estamos no caminho certo, destacou o diretor-geral.
O objetivo proposto de ensinar soluções sustentáveis aos alunos, para que eles possam reproduzir em suas casas e passar a ideia à frente, foi muito além do entorno escolar. Motivados com a repercussão e o resultado, os alunos criaram uma campanha de comunicação para as mídias sociais, com intuito de disseminar e fortalecer o uso consciente da água. “Este programa da Shell é importante, pois traz a educação científica para os nossos alunos da rede pública estadual. Por meio dele, fomos capacitados a usar ferramentas fundamentais, que fazem os estudantes criarem soluções para os problemas cotidianos, de forma responsável com o nosso planeta”, ressaltou a professora orientadora Roberta Leidiane.
Para a aluna Ana Luísa, a visibilidade é um fator crucial para o sucesso de projetos como o Sheldas. “Acho muito importante as pessoas se envolverem com essas atividades, que têm o objetivo de melhorar o mundo. Quanto mais se interessarem pelo assunto, mais visibilidade o tema terá e mais pessoas serão alcançadas. A premiação é algo incrível, esse reconhecimento do Sheldas pode servir de inspiração para muitas pessoas”, enfatizou em tom de comemoração a jovem de 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio.
Ainda segundo a Seeduc-RJ, outras cinco escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro concorreram a este reconhecimento. São elas: o C. E. Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense; o Instituto Carmela Dutra, em Madureira, Zona Norte do Rio; o C. E. Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes; o C. E. Praia do Siqueira, em Cabo Frio, Região dos Lagos; e o C. E. Rio Grande do Norte, em Volta Redonda, Sul Fluminense. A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, parabenizou a todos os envolvidos e destacou a importância da premiação. “Este prêmio serve como exemplo inspirador de como os nossos jovens podem trabalhar juntos para a resolução de problemas que acometem o meio ambiente nos dias de hoje. Parabéns por esse feito”, felicitou a secretária
Por Antônia Figueiredo
Ciep 486 Professor Luiz Vallejo
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