Retratos brasileiros

Alunos participam de projeto que desenvolve o senso crítico e promove a valorização da diversidade cultural


Inspirada por uma visita ao Masp e ao tema do Enem deste ano, a professora Tatiana Barradas idealizou o projeto “Retratos Brasileiros – Releituras das Obras de Dalton Paula” com os alunos do Ciep 179 – Professor Cláudio Gama, localizado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ideia foi promover a valorização da nossa cultura, trabalhar com as habilidades e conteúdo das áreas de geografia, história, pedagogia e artes, e ainda promover uma educação antirracista e inclusiva, desenvolvendo a empatia e a conscientização social dos alunos. 

Tatiana conta que durante a viagem para São Paulo conheceu as obras do artista Dalton Paula. “Me encantei pelas obras, comprei o livro da coleção retratos brasileiros e devorei rapidamente. São narrativas de personagens reais e fictícios que foram invisibilizados na história tradicional. Foi quando pensei: esse autor deveria estar na sala de aula! Foi assim que inclui no meu planejamento anual e no mês de novembro devido o marco do Dia da Consciência Negra”, explica a educadora.  

 

Tema do Enem 2024

O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Com o projeto dentro da temática, Tatiana relata que os alunos a procuraram para dizer que o conteúdo os ajudou a entender a necessidade de uma educação decolonial, que sejam ensinados na sala de aula outras narrativas que não constam muita das vezes nos livros didáticos tradicionais.  

 

Valorização da diversidade cultural

Além de estimular a pesquisa e a expressão artística dos alunos, promovendo uma educação decolonial, antirracista e inclusiva, o projeto teve como objetivo desenvolver o senso crítico e a valorização da diversidade cultural e histórica afro-brasileira, conforme o previsto na BNCC. E ainda fomentar a reflexão sobre identidade e memória, envolvendo a comunidade escolar em uma exposição acessível e educativa. 

 

O trabalho teve início com uma introdução à obra de Dalton Paula. Os alunos pesquisaram e selecionaram personalidades do livro “Retratos brasileiros” que contribuíram para a história do Brasil, mas que geralmente são pouco mencionadas em materiais didáticos. Em seguida, produziram releituras artísticas inspiradas nos retratos de Paula, utilizando técnicas de pintura, colagem e desenho, e montaram uma exposição escolar intitulada ”Retratos Brasileiros”, acompanhada de breves apresentações sobre cada figura retratada. 

 

Ferramenta poderosa no ensino

A aluna da turma de formação de professores, Ana Carolina, conta que achou o livro de pinturas do Dalton Paulo muito inspirador. “Ele traz uma abordagem única sobre as cores e formas, permitindo que os leitores explorem a sua criatividade. A pintura da Zeferina me fez perceber como a arte pode ser uma ferramenta poderosa no ensino. Ao trazer projetos artísticos para a sala de aula, posso estimular a criatividade dos alunos e promover um aprendizado mais significativo”, afirma.  

Além disso, Ana Carolina destaca que essas atividades podem ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades sociais ao trabalharem em equipe. “Com certeza, vou incorporar mais atividades na minha prática pedagógica, pois acredito que elas podem enriquecer o aprendizado e engajar os alunos de maneira divertida e educativa”, explica a discente.  

De acordo com Tatiana Barradas, após o projeto os alunos da turma de formação de professores perceberam a importância de refletir sobre as narrativas dos livros didáticos sobretudo na temática do povo afro-brasileiro. “Uma aluna na ocasião disse: eu pensava em enfeitar minha sala da Educação Infantil com tema da Disney, agora acho que vou pesquisar temas da nossa história, nossa cultura. Ao ouvir esse tipo de relato vi que eles foram atingindo os objetivos”, finaliza.  


Por Jéssica Almeida 

Ciep 179 – Professor Claudio Gama
Av. Arthur Antônio Sendas, 122 – Centro – São João de Meriti – RJ
CEP: 25515-420
Tel.: (21) 3668-0460
Fotos cedidas pela professora 


Deixar comentário

Podemos ajudar?