Miniempresa Virtual

Alunos criam EcoDiscos reutilizáveis com formatos inspirados nas espécies marinhas


Em tempos de pandemia, a experiência do usuário com o mundo virtual não somente ganhou novos adeptos, mas, sobretudo, novas descobertas, talentos e muita criatividade. Foi o que mostrou um grupo de estudantes do Curso Técnico em Administração da Faetec, unidade Adolfo Bloch, localizado em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, ao criar uma miniempresa virtual, que ganhou o nome de Naturalia.

Com um apelo sustentável, o produto criado pelos alunos Camille Cristina, Elizeu Souza, Enzo Gama, Eduarda Tomaz, Mariana Saraiva e Thalyta Neves é voltado para a produção de discos de tecidos reutilizáveis para cuidados estéticos.

De acordo com a equipe mentora, um dos princípios da criação do produto seria a preservação do meio ambiente, em especial da classe marinha. Tão logo iniciaram suas linhas de pesquisas, os alunos identificaram que o descarte de lenços umedecidos é na verdade um grande colaborador na degradação da natureza.

É o que comprova a aluna Camille ao expor alguns números acerca do destino desse material. Segunda ela, de 1.440 a 2.400 lenços são descartados em um período de dois anos. “Os lenços umedecidos, que possuem substâncias hostis para a pele, são compostos por microplásticos e ainda contêm substâncias antibacterianas que dificultam a decomposição do material”, explica a estudante, que exerceu na miniempresa a função de diretora de sustentabilidade.

Munidos de dados e números, entre os quais o de que aproximadamente 35% de todo o microplástico dos oceanos vêm da indústria da moda, os alunos-empreendedores resolveram contra-atacar essa realidade criando algo que fizesse parte do mundo da moda, mas, ao contrário da estatística, não poluísse a natureza, além de despertar o usuário para a importância da preservação.

Assim nascia o disco de tecido reutilizável, os EcoDiscos, com design inspirado nas espécies marinhas e produzidos 100% de algodão. Laváveis pós-uso e reutilizados, eles têm vida útil por até dois anos, segundo assegura um dos integrantes da equipe. “Com desenho inovador, os EcoDiscos, em formato de tartaruga, são os primeiros feitos de algodão do mundo, simbolizando a vida marinha, que nós, alunos, estamos ajudando a preservar,” explica o estudante Enzo Gama, que está no último ano de formação.

Para a equipe empreendedora, a Naturalia nasce em um momento em que as pessoas têm entendido com maior clareza que o papel do ser humano não é apenas fazer parte do planeta Terra, mas sobretudo cuidar dele, a fim de que outras e outras gerações possam desfrutar desse patrimônio chamado ecossistema.

“Ao utilizar um EcoDisco, o usuário, ao mesmo tempo em que vive uma experiência única e confortável de autocuidado na hora de remover ou aplicar produtos faciais, estará cumprindo um compromisso com o meio ambiente”, elucida Eduarda Tomaz, integrante da equipe, que cursa o 2º ano do curso técnico.

Com o apoio da Junior Achievement (JA), organização não governamental e sem fins econômicos, a Naturalia, mesmo sendo um projeto piloto, alcançou suas expectativas, revela o estudante Elizeu Souza, em fase de conclusão do curso, ao falar sobre a experiência do modelo piloto. “Foi uma vivência incrível viabilizar uma empresa on-line e que pudesse ser competitiva. O mais desafiador desse projeto foi a logística, mantendo todas as células da cadeia produtiva. E, para nossa alegria, cumprimos a meta”, garante o estudante.

Leia mais sobre os números estarrecedores dos descartes de plásticos nos mares, na Revista Appai Educar.


Por Antônia Lúcia
Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch – Eteab/Faetec
Escola Técnica do Rio de Janeiro
Av. Bartolomeu de Gusmão, 850 – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20941-160
Tel.: (21) 2334-1735
E-mail: eteab@faetec.rj.gov.br
Fonte:  Faetec.rj.gov.br


Podemos ajudar?