Mudanças climáticas na pauta

Saiba como conscientizar os alunos nas aulas de geografia promovendo um ecodebate


Sem dúvida, a educação é um fator determinante cada vez mais urgente no que diz respeito às mudanças climáticas. Afinal, somos nós humanos os principais causadores dessa catástrofe que se alastra diariamente. Diante deste cenário, é primordial que as aulas de geografia promovam conhecimentos relacionados a este fenômeno, tendo em vista que o debate ajuda os jovens a entender e tratar as consequências do aquecimento do planeta, motivando a modificar suas ações, colaborando na sua adaptação àquilo que já é uma emergência em termos mundiais.

As aulas de geografia chegam no 6º ano do Ensino Fundamental, fase em que os pequenos jovens já são capazes de compreender melhor os conteúdos adquiridos no dia a dia em suas atividades escolares. Os telejornais e as redes sociais trazem informações sobre aquecimento global, mudanças climáticas, inversão térmica e fenômenos da natureza, que despertam curiosidade, como o caso factual, as queimadas no Pantanal, cujas consequências dessas queimadas só trazem resultados negativos. Uma delas é a perda da biodiversidade, que de acordo com biólogos é o pior dos problemas enfrentados na região, pois trata-se de uma área riquíssima em fauna e flora que está em perigo.

Aspectos como o desequilíbrio dos ecossistemas já são bastante discutidos. Outros efeitos negativos das queimadas ficam por conta do empobrecimento dos solos; da alteração significativa no regime de chuvas e ciclo natural da água, na drenagem de rios, bacias de inundação, lagos e lagoas, no equilíbrio climático da região, além dos efeitos que podem atingir biomas maiores, como o da Amazônia.

Por isso, nos projetos pedagógicos que abordam as mudanças climáticas, o professor precisa contextualizar as referências que a turma compartilha com os conceitos científicos sobre o clima e a ação humana. Assim, os estudantes aprofundarão seus conhecimentos acerca do tema, mas também serão capazes de analisar criteriosamente sobre as causas e consequências que as atitudes do homem estão trazendo para o planeta Terra.

Para corroborar com essas atividades, selecionamos 3 propostas pedagógicas alinhadas à BNCC para você lecionar sobre essa temática e conscientizar seus alunos através de um “ecodebate”.

1. Problemas urbanos e as ilhas de calor: pergunte aos alunos como eles explicariam esse conceito científico. No material dessa aula, você deve mostrar um gráfico com exemplos de ilhas de calor, em diferentes ambientes, para mostrar como essa definição se aplica à realidade. Com as informações contextualizadas, apresente um gráfico que será o desafio da turma. Os estudantes receberão propostas de ambientes que sofrem efeitos desse problema e deverão explicar e mostrar quais características dos exemplos colaboram com o fenômeno.

2. Previsão do tempo: explique para a turma como funcionam as estações meteorológicas. Um vídeo pode ser um bom recurso para levar esse conteúdo aos alunos, lembrando que a abordagem da aula é uma versão simplificada de como a humanidade faz e interpreta e meteorologia. Mostre a eles um quadro com panoramas meteorológicos em gráficos e sugira que façam suas previsões a partir da representação que você colocou à disposição da sala. As estratégias que eles usaram para interpretar os gráficos podem ser debatidas durante uma videochamada ou por arquivos de áudio.

3. El niño e La ninã: a partir de uma notícia sobre os fenômenos climáticos El niño e La niña, confira os conhecimentos dos estudantes e apresente um texto explicativo. Peça à turma para responder perguntas que ajudem a esclarecer quais são as causas desses fenômenos e como eles se manifestam no planeta. Em seguida, convide seus alunos a compartilhar suas descobertas com todos, por vídeo, áudio ou em um resumo escrito do que entenderam sobre essa atividade.


Por Richard Günter
Fontes: Nova Escola | Mundo Educação | MEC


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