Literatura infantil e inclusão

Entenda a importância da literatura no desenvolvimento das crianças com deficiência e confira dicas de livros em formatos acessíveis e inclusivos


O contato com a literatura desde a infância é extremamente importante e traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento. Por isso, é fundamental tornar o acesso aos livros um direito de todas as crianças, que se desenvolvem de formas diferentes umas das outras. Sendo influenciadas não só por fatores biológicos, como também pelo ambiente em que vivem e os estímulos que recebem, por exemplo.

Lev Vygotsky, pioneiro no conceito segundo o qual a evolução intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, pontuou a respeito de crianças que apresentam algum tipo de problema de aprendizado: “Uma criança cujo desenvolvimento está complicado pela deficiência não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que as outras, mas uma criança que se desenvolve de outra maneira”.

A psicóloga Caroline Lara afirma que é através da experiência da leitura e pelo intermédio e contato com os diversos tipos de livros que as crianças com deficiência têm a oportunidade de acessar múltiplas leituras do mundo e aprender diferentes conceitos. “Quanto mais frequente e maior o acesso à literatura, mais variadas serão as informações que elas captam, sendo mais rico seu aprendizado. Por isso a adaptação dos livros é uma das maneiras de que crianças com deficiências específicas possam ter contato não só com a leitura, mas com a aquisição de conceitos e de novas estruturas linguísticas”, explica.

Segundo a especialista os benefícios da leitura na infância – nas diversas áreas do desenvolvimento, como cognição, linguagem, desenvolvimento motor, autocuidados e socialização – podem ser também apreendidos por uma criança com alguma deficiência. “Para além das influências que a leitura exerce no desenvolvimento saudável na infância, reafirmamos a importância do ato de ler como forma de construção do sujeito perante o mundo. A literatura tem grande influência na forma com que o indivíduo percebe o mundo em sua extensão para além do que está ao alcance da sua percepção”, garante.

 

Um direito de todos!

Com o objetivo de proporcionar o acesso de crianças com deficiência à literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, está lançando o projeto Diversos – Livros acessíveis e inclusivos.

No site www.cti.org.br/site/livros-acessiveis estão disponíveis 13 obras literárias com recursos de acessibilidade que adequam a linguagem, o conteúdo e a forma das histórias para ampliar a compreensão de todas as pessoas. Entre os recursos oferecidos, há tradução e interpretação em Libras, legenda, áudio, narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens. Para acessar os livros gratuitamente, basta preencher um cadastro disponível no site.

Entre as obras acessíveis e inclusivas estão: “Uma nova amiga”, de Lia Crespo; “Serei sereia?”, de Kely de Castro; “O menino no  espelho”, de Fernando Sabino; “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga; “Bem do seu tamanho”, de Ana Maria Machado; “Peter Pan”, de J. M. Barrie; “As cores no mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos, e muitos outros.

E por falar em aprendizagem e inclusão, o benefício Educação Continuada transmitiu uma live exclusiva sobre a Síndrome de Down e a Aprendizagem. O intuito é compreender, do ponto de vista médico, o que é e como acontece esse problema e suas principais características. Além disso, você vai entender como estimular uma criança nessa situação à aprendizagem desenvolvendo o seu potencial. O vídeo está disponível no canal da Appai no Youtube. Acesse: www.youtube.com/watch?v=4_elfVhdsxE


Por Jéssica Almeida
Fonte: Lunetas e Leiturinha.


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