Matemática é a solução do problema

Projeto estimula alunos a resolverem questões vividas no dia a dia através das exatas


Quando falamos de Matemática, a primeira coisa que nos vem à cabeça é: Muito difícil! Ainda que haja um quê de verdade nessa afirmativa, por outro lado sabemos que ela está em tudo, desde as coisas mais simples, como seguir uma receita de bolo ou calcular a distância para atravessar uma via, até as grandes construções e teorias. Mas aqui no Ciep 340, localizado em Duque de Caxias, a professora Carla Andrade procura fazer do processo de ensino e aprendizagem algo interessante e significativo, com a participação ativa dos alunos. Por entender que a escola está além de simplesmente um ambiente para se aprender, Carla acredita que a troca de saberes e a felicidade precisam sentar ao lado de cada estudante. “Nós aqui do Ciep 340 procuramos desenvolver um ensino de qualidade, de forma lúdica, valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais útil ao aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja dotado de significados e muito mais alegre”, explica a professora. Pensando a Matemática como uma disciplina que vai além de números e cálculos, Carla desenvolveu uma gincana voltada para as atividades lúdicas, que recebeu o nome de Gincana Matemática, cujo objetivo é despertar no aluno a capacidade de gerar e apresentar soluções rápidas para vários desafios.

 

Como acontece?

Voltado para os ensinos Fundamental e Médio, o projeto desenvolvido pela docente vai além da troca da aprendizagem pura e simples, por focar a problematização, promover situações nas quais os alunos propõem, procurando explorar e investigar as questões matemáticas, tanto as oriundas de situações reais como lúdicas. “A Gincana é um tipo de jogo e, como tal, traz elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização de um trabalho desse tipo envolvendo a Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como a disciplina e a felicidade podem andar juntas”, explica Carla, argumentando que o grande desafio para a comunidade escolar está em mostrar na prática o quanto estudá-la pode ser divertido, mesmo tendo como ingrediente principal a resolução de problemas. “Nós procuramos desenvolver a capacidade de ‘fazer matemática’, construindo conceitos e procedimentos que os alunos vivenciem no dia a dia, alicerçando as competências básicas necessárias ao cidadão. E, dentro desse pensar, esse projeto tem se mostrado uma excelente ferramenta pedagógica”, reitera.

 

Passo a passo:

Antes de começar o game, as turmas foram divididas em bandeiras. Totalizando até 6, que agregam alunos de todos os anos dos ensinos Fundamental II e Médio, com um limite máximo de 60 pessoas por bandeira, distribuídos por 10 estudantes, no máximo, de cada ano escolar. Com tudo definido teve início a construção de cada atividade.

os alunos de cada bandeira iniciam a construção de varetas (confeccionadas com cabos de vassoura e pintadas na sua cor) para a prova com esse jogo.
Cada bandeira arrecada entre eles alimentos que participarão do “mercadinho” e depois serão entregues a uma instituição próxima.
Cada bandeira construirá um tangran gigante com a utilização de papelão e outros materiais recicláveis.
As bandeiras construirão seus mascotes ou símbolos da matemática, que serão utilizados na apresentação no dia da culminância.
Cada bandeira apresentará um grito de guerra e uma paródia que será mostrada na culminância

Em conjunto, a comunidade escolar mostrou que a criatividade eleva qualquer potência

 

Culminância

No dia da culminância cada bandeira apresenta as atividades preestabelecidas, como

bandeira, grito de guerra e paródia. É onde se inicia a contagem dos pontos. Temos na parte externa atividades lúdicas que correm paralelas, como:

– Aresta x aresta (10 integrantes que carregam uma numeração em seu peito, que é resposta de várias perguntas envolvendo equações, potências, cálculos com as quatro operações e outros… onde cada “aluno-resposta” de cada aresta disputa um lugar no centro da figura.) Pontuando a bandeira que responde as questões corretamente.

– Quadrado Mágico (cada bandeira disponibiliza dois alunos para montar o quadrado mágico referente a sua bandeira, com a soma de números inteiros na diagonal ou em qualquer direção no mesmo valor.) Atividade pontuada pelo tempo de resolução.

– História da Matemática (Nessa atividade cada bandeira apresenta dois matemáticos caracterizados e sua contribuição no estudo da disciplina.)

– Resolução de uma prova escrita (Dois integrantes de cada bandeira terão 1 hora para resolver 20 questões matemáticas), peso 2.

– Construção da pipa (Cada bandeira construirá no local uma pipa na cor de sua bandeira, que deve ser posta no ar). Trabalhando simetria e habilidades.

– Grande circuito: um aluno de cada bandeira terá que cumprir várias provas presentes em um circuito, com partida e fim. A resolução de atividades em sequência envolvendo problemas matemáticos, afunda/não afunda, balança, piscina de bolas, mercadinho, frascos e volumes, charadas matemáticas, figuras no tangran, varetas e outros.

 

A bandeira vencedora somará a maior pontuação.

Tempo estipulado de ação: 20 minutos para cada atividade externa, exceto prova escrita (1 hora), e 40 minutos para todo o circuito. Totalizando 4 horas de atividades, aproximadamente.

Pós-atividade: a bandeira vencedora visitará uma instituição próxima, para levar os alimentos arrecadados por todas as bandeiras e utilizados na atividade do mercadinho.

Atentos a esse novo cenário de transformação, os professores têm tido a preocupação de envolver situações do cotidiano no desenrolar do projeto. “Buscamos fazer da matemática uma disciplina de investigação, propondo atividades nas quais a pesquisa, a curiosidade e o desafio estivessem sempre presentes”, declara a professora ratificando que o uso de jogos e desafios, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático”, finaliza Carla. Bela jogada!


Por Antônia Lúcia
Ciep 340 Professor Lais Martins
Estr. Velha do Pilar, Nº 0 – Figueira – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25250-000
Tel.: (21) 2676-1562
E-mail: pjoaquim@prof.educacao.rj.gov.br
Professora: Carla Andrade
Fotos cedidas pela escola


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