Criativos da construção civil

Alunos criam tijolo ecológico a partir da mistura de três elementos estranhos


O que nós aprendemos na escola? Bem, além das disciplinas de humanas e exatas, os alunos do Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara, em Goiânia, aprenderam a criar desenvolvimento social. Um dos top ten do prêmio “Respostas para o Amanhã”, edição 2019, o projeto Engenharia sustentável: uso de resíduos na fabricação de tijolos ecológicos, desenvolvido por alunos e professores, mexeu com a estrutura da comunidade escolar.

A partir de uma mistura incomum, composta por restos de construção, cinza de cana-de-açúcar e garrafas pet, 15 alunos do 2º ano do Ensino Médio mostraram que era possível confeccionar tijolos de alta durabilidade e, sobretudo, ecologicamente corretos. Orientadora do projeto, a professora Ayanda Ferreira Nascimento Lima, formada em Ciências Biológicas e doutoranda em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, encampou a ideia e, junto com os estudantes, mostrou que é possível alçar voos longínquos.

Segundo Ayanda, a ideia surgiu depois de uma reforma realizada no colégio. “As obras geraram uma caçamba inteira de resíduos e nós não queríamos que os entulhos fossem descartados no lixão da cidade”, explica a professora.

 

Mas o que fazer com esse material?

Como toda ação vem sempre seguida de uma reação, a resposta para a indagação dos alunos e professores foi pensar e em seguida iniciar uma pesquisa sobre o que poderia ser feito com toda aquela sobra de material. Item amplamente usado na construção civil de forma artesanal ou industrial, o tijolo passou a ser a grande opção. Após a escolha do produto a ser desenvolvido, veio o grande desafio de, mais que isso, criar um que fosse ecologicamente correto.

Uma das coisas descobertas, nessa procura, foi perceber que era possível substituir o cimento por cinza de cana-de-açúcar, adicionada a resíduos de garrafas pet. Essa combinação tornava os tijolos ainda mais resistentes. “A grande inovação do nosso projeto foi a associação desses três elementos”, destaca Ayanda.

 

Tijolo pronto, é hora de testar

Compostos selecionados, faltavam os testes que comprovariam não só a eficácia, mas sobretudo a resistência do tijolo para uso em larga escala. Nesse momento do processo entra em cena uma ajuda de peso, explica a professora. “Além dos conhecimentos de Biologia, nós tivemos a contribuição do professor de Física, Adriano Rodrigues Teixeira, que nos auxiliou nos testes de compressão e absorção de água. A colaboração da professora de Matemática, Maria Terezinha do Carmo Martins, também foi fundamental, uma vez que havia a necessidade de medir a área da superfície dos tijolos. Tivemos ainda a participação da professora de Apoio, Joana Cândida da Silva Ferreira, que acompanhou um aluno da turma diagnosticado com síndrome de down”, relembra Ayanda.

O projeto, intitulado “Engenharia Sustentável: Uso de Resíduos na Fabricação de Tijolos Ecológicos”, foi desenvolvido com a participação de 15 alunos do 2º ano do Ensino Médio

O projeto, intitulado “Engenharia Sustentável: Uso de Resíduos na Fabricação de Tijolos Ecológicos”, foi desenvolvido com a participação de 15 alunos do 2º ano do Ensino Médio

 

Para alunos e professores não bastava apenas concluir o projeto. O resultado deveria surpreender. Para tanto, era necessário que todas as testagens de resistência do produto fossem realizadas com instrumento industrial, como a prensa hidráulica. Os procedimentos aconteceram no laboratório de construção civil de uma instituição de ensino superior de Itumbiara. E ao fim dos testes veio o tão esperado laudo técnico assinado pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, Alessandro Oliveira da Silva, certificando o produto.

A conclusão do projeto, de acordo com os alunos e professores, foi além da produção de um elemento inovador. O tijolo ecológico da rede pública estadual rendeu motivação entre os alunos, integração, visibilidade e também prêmios aos envolvidos diretamente. Agora, segundo a comunidade escolar, o foco é arrecadar recursos para levar o projeto do tijolo sustentável à Feira Ciência Jovem, que será realizada em Pernambuco. Fiquemos na torcida!


Por Antônia Lúcia
Colégio Estadual Dom Veloso

Rua Rio Verde, 362 – Centro – Itumbiara/GO
CEP: 75530-370
Tel.: (64) 3431-5370
E-mail: cedomveloso@gmail.com
Fonte: http://www.consed.org.br/portal/noticia


Podemos ajudar?