A Appai e o Novembro Azul


O mês de novembro se encerra e com ele mais uma campanha Novembro Azul, voltada para conscientizar sobre o câncer de próstata, que atinge uma grande quantidade de homens, e em boa parte dos casos pode ser detectado logo no início. A situação, porém, é envolta em alguns preconceitos acalentados na cultura masculina que, somados à falta de informação, evitam um desfecho menos doloroso a essa situação.

O número relativamente alto de casos de câncer de próstata faz com que seja absolutamente necessário falar nesse assunto. Daí a importância de viabilizar uma grande campanha, como a fundada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que visa sensibilizar o público masculino para a necessidade de medidas preventivas, já que essa é a melhor maneira de inibir o avanço da doença.

Trata-se do tipo de câncer mais comum, só perdendo para o de pele não melanoma, sendo responsável pelo maior número de óbitos da doença entre os homens. Apesar da gravidade do quadro, o estímulo às ações preventivas tem esbarrado na resistência masculina de realizar o exame do toque, a forma mais eficaz de detectar o problema, já que se trata de uma enfermidade silenciosa nos estágios iniciais. Se descoberto no começo, esse tipo de câncer mantém uma alta taxa de cura.

Em função de todo esse quadro, a Appai não podia ficar de fora dessa luta. E assim, além de abraçar a campanha e priorizar a informação sobre a questão em vários benefícios e em suas publicações, resolveu usar a importância do tema para inaugurar uma nova atração. Estamos falando da websérie “Papo de Barbearia”, concebida para jogar foco sobre assuntos referentes ao público masculino. Não podia ter começado com uma causa melhor!

A websérie é estrelada por Leonardo Mega e Alexandre Diniz e se passa num ambiente fundamentalmente masculino, como a barbearia. Os dois personagens então dialogam e trazem à tona toda a problemática envolvendo o câncer de próstata. Sem, naturalmente, deixar de tocar nos tabus que em geral são vividos pelos homens quanto ao exame de toque e principalmente deixando bem evidente a necessidade de agir de forma antecipada, sem esperar qualquer sintoma, já que essa é a única maneira de garantir a cura da temível doença.

“Começar o papo de barbearia com um tema de extrema importância e cercado de tabus, que é o Novembro Azul, foi uma experiência desafiadora e o melhor de tudo é que, além de trazer reflexão para as pessoas que assistiram, também me atingiu particularmente”, afirma Diniz, que ficou feliz com o reconhecimento em torno da websérie.

Novembro se encerra e nós da Appai nos sentimos muito recompensados por termos atuado com todos os nossos meios para a conscientização sobre essa enfermidade que tem vitimado muitos homens, a maioria por falta de informação. O retorno das pessoas às nossas ações confirma a importância desse trabalho. Muita gente usou as redes sociais para comentar sobre o conteúdo das nossas publicações. Vários agradeceram porque tiveram acesso a informações que desconheciam e que os levaram a buscar o exame preventivo. Outros perderam o medo e compreenderam a importância de se prevenir contra essa doença, garantindo saúde e bem-estar para suas vidas.

Com certeza outras campanhas virão e nós da Appai estaremos sempre a postos para informar, conscientizar e colaborar para as mais importantes causas que dizem respeito aos professores, à população do Rio de Janeiro e, por que não, de todo o Brasil, já que as publicações na internet extrapolam os limites geográficos, permitindo que campanhas como essa beneficiem milhões de pessoas. Isso só nos enche de orgulho e nos estimula a continuar trabalhando para que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida sejam um bem ao alcance de todos.


Por Sandro Gomes | Professor, escritor, mestre em literatura brasileira e revisor da Revista Appai Educar.


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