Quando professores publicam, a educação se expande

Conheça obras de docentes que transformam experiências em literatura e inspiram novas formas de aprender


Escrever é também ensinar. E, quando professores transformam pesquisa, memória ou imaginação em livro, eles ampliam o alcance da educação para além da sala de aula. Nesta edição, a editoria Divulgue seu livro mostra como professores, ao escreverem, ampliam o repertório literário e histórico da escola, aproximando leitores de memórias, histórias e imaginação. 

Seja resgatando o passado de bairros e cidades, reconstruindo memórias históricas ou despertando a imaginação de crianças, esses livros mostram que ensinar também é narrar o mundo e que cada página escrita por um professor é, acima de tudo, um convite para aprender. 

Ruas e Logradouros de Santa Cruz . O bairro de Santa Cruz não foi diferente daqueles das outras cidades quanto à sua urbanização e evolução material. Nesse aspecto, recebeu rudes observações dos viajantes estrangeiros que passaram por lá desde o início do século XVIII. Localidade rural bastante procurada, com ruas rasgadas a esmo sem o mais rudimentar tratamento superficial, não se poderia exigir manifestações arquitetônicas que agradassem o senso artístico de seus críticos ou apresentação higiênica satisfazendo os rigores de uma inspeção, mesmo partindo de leigos (in “Introdução” ao Diário de Viagem de Maria Graham).  

Viajantes Estrangeiros na Zona Oeste Carioca do Século XIX.  Aos poucos, o Rio de Janeiro transformou-se em ponto de destino e passagem de diversos viajantes estrangeiros, surgindo uma variada literatura formada por relatos de viagens que irão descrever minuciosamente toda a costa da cidade e seus arredores. Esses registros irão enriquecer cada vez mais o conhecimento da história da cidade e do próprio país. Fatos e relatos como esses é que me levaram a escrever este livro. 

Eu vou contar o que está acontecendo – Editora Albatroz . Três irmãos corajosos ouvem um barulho estranho e decidem descobrir a origem desse mistério. Mas nada é tão simples para esse trio cheio de imaginação! Entre brincadeiras, invenções e armadilhas, eles se veem em uma aventura que vai mexer com suas emoções e curiosidade. Será que eles conseguirão desvendar o que está acontecendo? Sobre a autora, Priscila de Albuquerque Lima é nascida no Rio de Janeiro, em 11 de janeiro de 1982, filha de professores. Apaixonada por livros desde a infância, lia tudo o que se encontrava na biblioteca de seus pais e tia, além de todos os títulos indicados para a turma de sua irmã mais velha.  

 

Fábio Pessanha é poeta, doutor em Teoria Literária (UFRJ) com pós-doutorado em Estudos de Literatura (UFF) e mestre em Poética (UFRJ). É autor de Na escuta o gatilho (Rizoma Projetos Editoriais, 2023), A forma fugaz das mãos(Patuá, 2021), hermenêutica do mar – Um estudo sobre a poética de Virgílio de Lemos (Tempo Brasileiro, 2013) e coorganizador do livro Poética e Diálogo: Caminhos de Pensamento(Tempo Brasileiro, 2011).  


Por Antônia Figueiredo  


Deixar comentário