Como uma aula virou um movimento sustentável
Do sabão ecológico à horta orgânica, uma feira escolar mostrou como pequenos gestos podem gerar grandes mudanças ambientais
A Escola Municipal José Pinto Teixeira, em Belford Roxo, se tornou referência em educação ambiental e práticas sustentáveis ao desenvolver o projeto O Planeta que desejamos, somos parte da solução!. A iniciativa surgiu em 2023, a partir de aulas práticas de Ciências da Natureza realizadas às margens do rio Botas, onde os alunos observaram de perto os impactos da poluição e do descarte irregular de resíduos na comunidade.
O trabalho, que começou com reflexões em sala de aula, cresceu e ganhou força, tornando-se interdisciplinar e envolvendo matérias como Geografia, História, Artes, Língua Portuguesa e Produção Textual. Hoje, o projeto é um exemplo de como a escola pode ser um espaço de transformação coletiva, mobilizando não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a comunidade em torno de soluções reais para os desafios ambientais.
Idealizado pela professora Geise Wyterlin do Nascimento, a atividade tem como inspiração os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. “O projeto surgiu de uma demanda local, onde as condições socioambientais do bairro em que a escola está inserida vinham trazendo impactos negativos para a comunidade. Assim, a necessidade de uma iniciativa que tivesse como foco a sustentabilidade através da educação ambiental se tornou evidente”, explica Geise.
Sustentabilidade como prática pedagógica
O projeto convida os alunos a refletir sobre duas perguntas-chave: “Como é o planeta que você deseja?” e “O que você tem feito para construir esse planeta?”. A partir dessas provocações, surgiram ideias como a produção de sabão ecológico com óleo de cozinha usado, a criação de uma horta orgânica educacional, a construção de jogos sustentáveis com materiais recicláveis, além de projetos sobre reaproveitamento alimentar, reciclagem, combate à dengue, preservação da vida marinha, entre outros. Cada turma trabalhou ao menos um ODS, aproximando os estudantes de temas como consumo consciente, preservação da água, agricultura sustentável e saúde coletiva.
Feira Integrada de Ciências e Sustentabilidade
A culminância do projeto aconteceu durante a Semana do Meio Ambiente de 2025, com a realização da Feira Integrada de Ciências e Sustentabilidade, que movimentou a escola. A programação incluiu: Cine Pipoca Sustentável, exposição de projetos escolares, atividades interativas, jogos educativos sobre reciclagem e distribuição de 500 mudas de árvores em parceria com a Secretaria de Agricultura de Belford Roxo. Pais, responsáveis e a comunidade local prestigiaram a feira, reforçando o caráter social e multiplicador da iniciativa.
Impactos e resultados alcançados
O projeto provocou transformações físicas e comportamentais na escola. A horta educacional se tornou símbolo do engajamento coletivo, integrando funcionários, professores e alunos em um espaço de aprendizado e cuidado. Além da mudança de hábitos, o colégio ganhou visibilidade junto à Secretaria Municipal de Educação, que sinalizou a replicação da iniciativa em outras unidades. A parceria com a Secretaria de Meio Ambiente possibilitou a formação de um grupo de “guarda-parques mirins”, enquanto o reconhecimento da PUC-Rio e da UFF fortaleceu ainda mais o caráter científico e educativo do trabalho.
Ultrapassando os muros da escola
A gestora escolar Vera Lúcia Martins ressalta que os alunos levam para casa o conhecimento adquirido e que as famílias já estão produzindo sabão sustentável e plantando em seus quintais. A aluna Rebeka Rosa, do 8º ano, conta que foi uma experiência incrível. “Aprendi a importância de trabalhar em equipe e percebi que pequenas atitudes podem mudar o mundo”, explica. A professora Naíla Nascimento garante que a feira foi uma prática de conscientização construída dia a dia. “Os alunos apresentaram com naturalidade e domínio tudo o que aprenderam, mostrando que a semente da sustentabilidade já está crescendo dentro e fora da sala de aula”, destaca.
Educação ambiental que inspira o futuro
Mais do que um projeto escolar, O Planeta que desejamos, somos parte da solução! mostra como a educação ambiental pode ser ferramenta de transformação social. Ao unir ODS, prática pedagógica e engajamento comunitário, a Escola Municipal José Pinto Teixeira provou que a mudança começa dentro da sala de aula e se expande para além dos muros da escola.
Por Jéssica Almeida
Escola Municipal José Pinto Teixeira
Rua dos Advogados, 120 – Recantus (Parque Fluminense) – Belford Roxo/RJ
CEP: 26163-210
E-mail: e.m.josepintoteixeira@gmail.com
Gestora: Vera Lúcia Martins
Fotos cedidas pela escola
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