Filmes e séries como estratégia educativa
A editoria Conexão Educar desse mês traz dicas de filme, série, animação e livro que vão transformar o conteúdo em sala de aula
Filmes, séries e animações podem transformar a sala de aula em um espaço mais atrativo, inclusivo e significativo. Na nova editoria Conexão Educar, da Revista Appai Educar, você encontra indicações de conteúdos audiovisuais e digitais que ampliam o olhar dos estudantes e fortalecem o aprendizado. Essas obras não apenas ajudam a compreender temas escolares, como também despertam empatia, promovem a diversidade e conectam os alunos a diferentes realidades e culturas. Inspire-se com as sugestões deste mês!
Coraline e o Mundo Secreto (animação): uma garota aventureira descobre um outro mundo que é uma versão idealizada estranhamente de sua casa frustrante, mas tem segredos sinistros. Baseado no livro de Neil Gaiman, a obra explora temas como coragem, o poder da imaginação e a dualidade entre o real e o fantástico. O conteúdo pode ser trabalhado em literatura.
Cobra Kai (série): nesta aclamada série, que é continuação dos filmes Karatê Kid, Daniel e Johnny retomam a rivalidade dos tempos de escola. A série apresenta desafios adolescentes em um formato contemporâneo, mas mantém valores clássicos de perseverança e trabalho duro. Aborda temas como conflitos geracionais, valores éticos, disciplina e trabalho em equipe. O conteúdo pode ser trabalhado em educação física, sociologia e ética.
O Jogo da imitação (filme): conta a história de Alan Turing, o gênio matemático que ajudou a decifrar os códigos usados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e foi fundamental para o desenvolvimento dos computadores. Trata de temas como lógica e criptografia. O conteúdo pode ser trabalhado em matemática.
Anne with an E (série): na década de 1890, uma menina órfã de 13 anos é enviada por engano para viver com os irmãos mais velhos na Ilha do Príncipe Eduardo. A série é baseada no livro Anne de Green Gables, possibilitando também o interesse pela literatura. Aborda assuntos como bullying, amizade, diversidade e preconceito. O conteúdo pode ser trabalhado em língua portuguesa, história e sociologia.
As aventuras de Gambiarra (livro): com uma narrativa leve e envolvente, o livro aborda valores essenciais como sustentabilidade, criatividade e trabalho em equipe. A obra é assinada por Débora Garofalo, finalista do Global Teacher Prize e criadora do premiado projeto Robótica com sucata. Nas redes sociais (@garofalodebora), Débora compartilha práticas pedagógicas inovadoras, com foco em metodologias ativas e robótica aplicada à educação.
Curtiu, professor?
Se você tem alguma dica que adoraria ver aqui, não deixe de enviar para a gente pelo e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar compartilhar as suas sugestões!
Por Jéssica Almeida
Fontes: Consultoria de Paulo Rogerio Rodrigues de Souza (Escola Bilíngue Aubrick), Juliana Nico (Escola Internacional de Alphaville) e Aline Souza (Brazilian International School).
Deixar comentário