Educação através do entretenimento

Descubra como utilizar narrativas audiovisuais para aprofundar o entendimento de disciplinas e enriquecer o processo educativo dos estudantes


Filmes, séries e animações são uma estratégia pedagógica poderosa para engajar jovens e adolescentes de forma dinâmica e inclusiva. Na “Conexão Educar”, nova editoria da Revista Appai Educar, você vai encontrar dicas de conteúdos audiovisuais e digitais para te inspirar em sala de aula. Além de facilitar o entendimento de disciplinas, esse tipo de conteúdo conecta os alunos a diferentes culturas e perspectivas. Por meio das narrativas visuais, os estudantes são expostos a tradições, idiomas e modos de vida diversos, desenvolvendo uma visão mais ampla sobre o mundo. Confira as sugestões desse mês! 

 

O Grande Dia (documentário): acompanha jovens de diferentes partes do mundo em busca de sonhos e realizações, muitas vezes relacionados a estudos e ciência. Trata temas como superação e o impacto desses conhecimentos na vida. O conteúdo pode ser trabalhado em ciências e biologia.  

 

O Nome da Rosa (filme): um monge investiga uma série de mortes misteriosas em uma comunidade isolada durante a Idade Média. Aborda temas como história medieval, religião, poder e literatura. Pode despertar o interesse pela leitura de clássicos e pela análise de textos complexos. O filme pode ser trabalhado nas disciplinas de história, literatura e filosofia.  

 

The Good Place (série): depois de morrer, a egocêntrica Eleanor é enviada por engano ao lado bom do Além. Agora ela está determinada a se tornar uma pessoa melhor para continuar lá. Uma comédia que explora conceitos de moralidade e escolhas éticas, com debates que podem ser aplicados à literatura. A série pode ser trabalhada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.  

 

Tim e o Kimono Mágico (livro): uma fábula cheia de inspiração, escrita por Tathi Passos, que conta a história de Tim e o seu kimono mágico. Uma mensagem poderosa para ensinar aos pequenos que eles podem alcançar qualquer coisa, desde que tenham confiança e persistência. 

 

Carina Fragozo (Instagram e Youtube): a professora de inglês e criadora do English in Brasil compartilha dicas do idioma em suas redes sociais. Com temas sempre atuais, ela traz conteúdos úteis de maneira simples e descontraída. Tornando, de forma interativa, a língua inglesa acessível para todos. 

 

Curtiu, professor? 

Se você tem alguma dica que adoraria ver aqui, não deixe de enviar para a gente pelo e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar compartilhar as suas sugestões! 


Por Jéssica Almeida 

Fontes: Consultoria de Paulo Rogerio Rodrigues de Souza (Escola Bilíngue Aubrick), Juliana Nico (Escola Internacional de Alphaville) e Aline Souza (Brazilian International School). 


Deixar comentário

Podemos ajudar?