Das telonas para a sala de aula

Projeto Cine Clube inova ao preparar os alunos para vestibulares e redações, indo além das análises tradicionais


Nascido no final do século XIX, o cinema transformou-se em uma das principais formas de entretenimento e expressão artística. Pois, além de revolucionar a cultura e a comunicação, o cinema influenciou a educação, a política e a percepção do mundo. Com o tempo, tornou-se um meio essencial para transmitir conhecimento e estimular debates sobre temas relevantes, consolidando-se como uma vigorosa linguagem universal, sendo atualmente uma poderosa ferramenta de preparação, capaz de entreter e, ao mesmo tempo, provocar reflexões sobre história, sociedade e cultura.  

Com uma abordagem inovadora, o projeto Cine Clube, idealizado pelos professores Daniel Varella e Marcela Mercedes, para alunos do Ensino Médio, se distancia da tradicional análise cinematográfica, oferecendo uma experiência única e enriquecedora dentro e fora da sala de aula. Ao invés de discursos monótonos e jargões técnicos, o objetivo do projeto, de acordo com os idealizadores, é ampliar o repertório cultural do aluno, além de prepará-lo para questões de vestibular e redação. “A intenção do projeto é tornar os estudantes mais ricos culturalmente, interpretando de maneira mais sofisticada linguagens e conteúdos, fazer com que exercitem de maneira mais contundente a ferramenta de correlacionar informações de áreas distintas, refletir e criar uma linha de raciocínio coesa e argumentativa de maneira singular”, pontua Daniel. 

 

Filmes, um aprendizado marcante

Marcela enfatiza que, quando utilizada de forma pedagógica, a narrativa do cinema amplia o repertório dos estudantes, estimula o pensamento crítico e favorece conexões com diferentes áreas do conhecimento. Nesse contexto, projetos que unem audiovisual e educação tornam-se essenciais para engajar os alunos de maneira dinâmica e acessível. É exatamente essa a proposta do Cine Clube, um conjunto de videocasts que transforma a análise de filmes em um aprendizado marcante, promovendo debates que vão além das telas.  

“Eles também exploram a cinematografia, analisando a linguagem cinematográfica e compartilhando curiosidades de bastidores, bem como suas opiniões sobre a obra. Dessa forma, o podcast amplia o repertório cultural dos alunos e exercita suas capacidades de senso crítico, promovendo um desenvolvimento interdisciplinar e praticando interpretações de linguagem”, explica Marcela, pontuando que, para apoiar essa aprendizagem, os alunos utilizam uma apostila que contém um resumo dos principais pontos, questões de múltipla escolha semelhantes às do vestibular e uma outra, aberta, que estimula o aluno a refletir sobre o que aprendeu, fazendo conexões entre esses temas e outros da contemporaneidade. 

 

Integração com bons resultados

Ao integrar a análise cinematográfica ao conteúdo pedagógico, de maneira interdisciplinar, o projeto Cine Clube visa proporcionar aos alunos uma prática que os leve a uma visão de mundo mais ampla e crítica, aprendendo a interpretar diferentes linguagens e relacionar temas diversos. É o que garante Marcela e Daniel.  “Podendo, assim, ter uma excelente gama de assuntos bem estruturados e frescos na memória, se preparando de maneira excepcional para qualquer tema de vestibular e se tornando cidadãos multifacetados e inteirados dos temas mais importantes que vivemos na sociedade atual”, afirmam os professores. 

Ao longo do projeto, as atividades interdisciplinares foram cuidadosamente adaptadas para cada série do Ensino Médio, proporcionando uma reação educativa progressiva e envolvente. No primeiro ano, as turmas participaram de dinâmicas que introduziram eventos históricos e contextos culturais de maneira narrativa e lúdica, facilitando a compreensão e despertando o interesse dos alunos. Avançando para o segundo ano, os estudantes se debruçaram sobre acontecimentos históricos de maior relevância e suas repercussões, promovendo debates que estimularam análises mais profundas e críticas. No terceiro ano, a ênfase foi direcionada para eventos contemporâneos e suas implicações sociais e políticas, preparando os alunos para enfrentar questões atuais com discernimento e responsabilidade, relembra Marcela. 

 

A receptividade positiva nas escolas 

Segundo Daniel, a culminância do projeto destacou-se pelo uso de materiais dinâmicos, especialmente podcasts conduzidos por mediadores jovens que utilizam uma linguagem atual. Essa abordagem visa manter o engajamento dos alunos, considerando os desafios contemporâneos relacionados à concentração. “A receptividade positiva nas escolas reforça o caráter inovador da iniciativa, que enriquece o repertório cultural dos estudantes enquanto os prepara de forma abrangente para os vestibulares”, frisa. 

Os resultados alcançados pelo projeto têm sido extremamente positivos, contam os idealizadores, baseados sobretudo nos feedbacks entusiásticos de mantenedores e coordenadores, que destacam a proposta inovadora e acessível. “A integração de podcasts conduzidos por mediadores jovens, utilizando uma linguagem atual, tem sido eficaz em manter o engajamento dos alunos, ampliando seu repertório cultural e preparando-os para os vestibulares”, comenta Daniel, realçando que cada capítulo das apostilas inclui uma questão de vestibular relacionada ao filme discutido, reforçando a aplicação prática dos conteúdos abordados.  

 

Leve essa experiencia para a sua escola

A idealizadora Marcela assegura que a presença de projetos culturais no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, enriquecendo seu conhecimento e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes. E você, diretor ou coordenador pedagógico, que queira levar esse projeto para a sua unidade escolar, para que seus alunos vivenciem essa imersão proporcionada pelo Cine Clube, basta entrar em contato com a professora Marcela, através do e-mail cineclubeschool@gmail.com  ou pelo telefone (21) 98000-8474.


Por Antônia Figueiredo 

Fontes: Marcela Mercedes trabalhou diversos anos no mercado da educação, passando pelas maiores holdings de ensino do país, foi professora, atuou na área de coordenação pedagógica e é uma grande entusiasta do ensino inovador e que pensa fora da caixa para atender o aluno contemporâneo | Daniel Varella começou sua carreira como professor, mas se profissionalizou trabalhando no meio da comunicação. Se considera cinéfilo e teve um podcast de sucesso sobre o tema. Os dois resolveram juntar suas paixões para criar um material potencializador que entretenha os alunos, os engaje e tenha uma grande eficácia ao ensinar o conteúdo. 


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