Versos e rimas na composição da formação leitora
Professora explora o universo literário e leva alunos a refletirem sobre o poder da leitura e escrita na sociedade
No universo mágico da leitura, onde palavras ganham asas e a imaginação voa alto, a turma 301 do 3º ano da escola municipal Lêda Vargas Giannerini, localizada no município de São Gonçalo, embarcou em uma aventura poética transformando a sala de aula em um palco de versos e rimas. Sob a direção da professora Priscilla Guilles, os alunos mergulharam no mundo da poesia, explorando sua força, beleza e capacidade de dar voz aos sentimentos. O projeto percorreu um caminho de descobertas, através da leitura e da escrita, levando os alunos a refletirem sobre a contribuição da poesia na formação e na compreensão das diferentes possibilidades que a linguagem pode apresentar.
Uma experiência para além da sala de aula
Priscilla pontua que as motivações para este estudo tiveram como pano de fundo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Uma das propostas do projeto era o trabalho com poesias na ampliação da leitura pelos estudantes. No primeiro momento os alunos foram apresentados aos textos poéticos, que incialmente eram selecionados e lidos pela professora. Com o passar dos dias, a dinâmica era apresentar uma diversidade de poesias, para que eles pudessem selecionar quais gostariam de ler. Em outro momento, eles foram introduzidos a leitura livre de diversos poemas em livros de poesias escolhidos pelos estudantes na biblioteca. “Realizamos de forma individual, depois em roda de conversa socializando em voz alta a leitura e as impressões das que foram feitas. Esse processo era diário, destaca a professora.
Após esta conversa inicial, Priscilla fez a leitura do poema “Pessoas são diferentes” de Ruth Rocha, com intuito também de trabalhar o conceito de diversidade. Nessa etapa, as crianças puderam expressar seu conhecimento. “Este poema foi escolhido por abordar o ser humano como múltiplo e por sua estrutura em rima. Posteriormente, lemos a poesia “Ou isto ou aquilo”, da autora Cecília Meireles. Estudamos sobre o sentimento de incompletude do ser humano e as escolhas que devemos fazer constantemente na vida. Neste poema, as crianças puderam observar que nem sempre os textos vêm estruturados em rima”, explica.
Já mais familiarizados com a literatura poética, ao final de cada leitura eram abertos os debates e discussões dos clássicos infantis lidos até o momento. “Então foi proposta à turma a escrita livre sobre os temas abordados. Nesse momento, eles já conheciam a estrutura dos textos poéticos em versos e estrofes. No entanto, a escrita poderia ser em forma de texto corrido. Após esta atividade foi observada a dificuldade que a maioria das crianças tinha em organizar o pensamento e escrever”, revela Guilles.
A descoberta da força que reside em cada palavra
Com a intenção de construir uma poesia coletiva e visto a dificuldade do grupo no que se refere à escrita, Priscilla destaca que foi feito um combinado quanto à estrutura do poema para ser um norteador da escrita. “Estruturamos da seguinte forma: três estrofes, cada uma com quatro versos. Deveríamos pensar no tema e a partir daí considerar seis palavras-chaves relacionadas ao assunto e uma palavra rimada para cada uma das palavras-chaves, pois decidimos que o poema seria rimado. Escolhemos o tema empoderamento negro, fazendo alusão à consciência negra. Apesar do combinado em ser um texto rimado, no momento de construção do conteúdo coletivo, utilizamos algumas palavras que não estavam rimando, porém faziam sentido no tema e davam sonoridade ao trabalho”, ressalta.
Conheça a poesia de autoria da turma 301:
Pretagonismo
As pessoas julgam a pele
Eles se afastam e me repelem
O meu corpo é diferente do que se falou
Principalmente pela minha cor
Meu mundo, minha origem
Clamo a vida, a liberdade.
Amo o que sou
O que é uma verdade.
Quando bonita a aceitação
Traz vida ao coração.
Todo preto tem jeito.
Isso é tudo. Quero respeito!
Além das rimas e dos versos
Ao final da produção coletiva, segundo a professora, era nítida a empolgação e felicidade do grupo com o texto, percebendo o quanto era possível a escrita e o quanto eles podiam ir além. “Ao perceber que ficaram encantados com o mundo poético, sugeri a produção de uma poesia que poderia ser em dupla ou trio, com temas livres pensados por eles. No decorrer da escrita, que durou duas aulas, um estudante sugeriu que juntássemos todas as poesias. Assim, surgiu efetivamente a proposta do livro de poesias da turma. Encantada com a ideia, embarquei nesta aventura e assim organizamos a obra intitulada: ‘Entre versos e rimas’, que se encontra disponível neste endereço eletrônico”, comemora.
Com o livro “Entre Versos e Rimas” como passaporte, os jovens poetas desbravaram os gêneros discursivos, desvendando a magia da escrita poética e sua importância na formação de leitores críticos e escritores conscientes. O projeto, que integra as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Linguagem, tem como objetivo principal ampliar os estudos dos gêneros discursivos, em especial a escrita de poesias, e potencializar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que os estudantes se percebam como autores do próprio caminhar no cotidiano escolar. “Eu gostei porque fazer poesia é contar histórias, fazer rimar. Faz imaginar, pensar…”, relata confiante aluno Miguel Veiga.
Para abrilhantar ainda mais a culminância do projeto, a professora marcou o lançamento do livro para esse mesmo dia, com a participação de toda a comunidade escolar. Durante a apresentação, além de declamarem as poesias, os estudantes autografaram alguns exemplares que foram entregues posteriormente aos demais docentes da escola.
Leitores críticos
Sobre a formação de leitores críticos, Priscilla revela que se pode perceber esse viés nas temáticas definidas pelos estudantes. “Foi uma grata surpresa observar o que eles escolheram e o quanto trazem em sua bagagem cultural, conhecimentos a serem compartilhados”, destaca, garantindo que, além disso, era notório o compromisso e o interesse dos estudantes com a construção e organização do livro”.
Muito feliz com o resultado do trabalho com a turma 301, a professora fez questão de frisar o quanto os alunos foram elogiados pelos professores devido à oratória segura e potente. “A proposta foi muito significativa. Ela proporcionou o desenvolvimento de diversas habilidades e estimulou a criatividade e uma percepção ampla do mundo e das vivências do nosso cotidiano”, constata Rosemar Nogueira, professora de apoio especializado da turma.
“A valorização deste trabalho por parte dos mais diversos profissionais da escola e dos alunos das outras turmas foi essencial para que os estudantes se tornassem fortes frente aos desafios do cotidiano escolar”, enfatiza Priscilla. Uma das lições deixadas pelo projeto Versos e Rimas é de que a participação leitora entre crianças e jovens é um dos maiores pilares na aquisição de conhecimento e alicerce para uma aprendizagem de qualidade. E, se depender de Guilles, que leciona para as turmas do 3º ano da Escola Municipal Lêda Vargas Giannerini, essa narrativa vai estar presente e atuante através do livro “Versos e rimas”, fonte do projeto.
Por Antônia Figueiredo
Escola Municipal Lêda Vargas Giannerini
Rua Cecília Correia, s/nº – Bairro Tribobó – São Gonçalo/RJ
Tel.: (21) 98717-1150
E-mail: priscillaguilles@yahoo.com.br
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