“Zumbis digitais” ganham semáforo para evitar acidentes


Em tempos da tecnologia de ponta, é muito comum andarmos na rua e vermos alguém com os olhos grudados em seus smartphones. Entretanto, os “zumbis digitais”, como são chamados, têm causado muitos acidentes de trânsito nesses últimos anos.

De acordo com pesquisas mais recentes, 20% dos pedestres europeus podem ser considerados “zumbis digitais”. Nos Estados Unidos, uma em cada três pessoas caminha focada no celular, distraída e vulnerável a acidentes. Um estudo da Universidade de Stony Brook, de Nova York, mostrou que as pessoas distraídas chegam a desviar até 61% da rota enquanto mandam uma mensagem. Segundo o Detran-RJ, o tempo de reação fica reduzido em 35% quando um pedestre digita ou lê mensagens no smartphone.

Pensando nisso, a prefeitura de Augsburgo, uma cidade ao sul da Baviera, na Alemanha, decidiu implantar um semáforo diferente para alertar os zumbis. As luzes foram colocadas na beirada das pistas e nos cruzamentos, além das sinalizações tradicionais.

De acordo com Stephanie Lerman, porta-voz da prefeitura, a administração pública percebeu, depois que duas pessoas foram atropeladas por um bonde enquanto mexiam no celular, que os semáforos convencionais não estavam no campo de visão dos pedestres.

Outras medidas…

Augsburgo não foi a única cidade a criar métodos para prevenir acidentes. Em Nova Jersey, nos Estados Unidos, as medidas foram mais rigorosas. Quem for pego usando o celular ou outros aparelhos eletrônicos enquanto caminhar nas ruas é multado em 50 dólares ou leva 15 dias de prisão. No Japão, calçadas específicas foram criadas para os zumbis digitais, numa forma de evitar atropelamentos, empurrões, tropeços e quedas.

Fontes: Catraca Livre / Radar Nacional



Deixar comentário

Podemos ajudar?