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Revista Appai Educar
no processo de ensino-aprendizagem escolar percebendo-se
como coparticipantes desta jornada. “Desta forma, é muito
importante observar alguns procedimentos, como: acompa-
nhar atividades escolares dos filhos; participar efetivamente
das reuniões da escola; verificar agendas e solicitações; criar
rotinas de estudo; fortalecer o respeito pelos mestres e fixar
o espaço escolar dentro de casa; conversar com professores
sistematicamente; discutir com eles sobre os resultados es-
colares, estabelecendo metas bimestrais. Todas essas tarefas
podem melhorar e fortalecer o papel dos pais junto à escola,
na construção de uma aprendizagem honesta e coletiva.
Buscar engajamento nos projetos sociais da escola, organizar
grupos de estudo com colegas de turma, trabalhar a disciplina
com quadros de horários são possibilidades de interação, que
certamente renderão bons frutos”, corrobora a educadora.
Muitos teóricos da educação são categóricos emafirmar que a
socialização é umprocessomediante o qual uma pessoa adquire
o conhecimento e a prontidão social, necessários para assumir o
papel de sujeito, na organização a qual pertence. Sendo assim,
é preciso que a escola, como instituição, e o professor, como
agente social deste espaço, percebam-se como facilitadores do
processo de socialização dos alunos. Desta forma, promover
atividades dessa natureza, torna-se essencial para diferentes
aprendizagens. Vejamos alguns exemplos: organizar gincanas
entre turmas; realizar visitas a museus, planetários, empresas,
ONGs; organizar ciclos de palestra na escola; criar intervalos
culturais com os alunos; elaborar festivais de poesias, even-
tos de tecnologia, mostras de cinema, criação de campanhas
solidárias, enfim, são atividades que estão entre aquelas que
podem favorecer a socialização, pois buscam estabelecer
links
,
ampliando a visão social dos conteúdos estudados, mostrando
como podem refletir no cotidiano dos alunos e oportunizando
uma visão mais aberta de mundo entre eles.
Questionada sobre os resultados que o corpo discente
recebe quando tem dos professores um bom planejamento
de socialização, Denise Tinoco dispara: “Educação de forma
plena e eficaz é o que desejamos para nossos discentes e o
que buscamos em nossa profissão. Perceber que os alunos
entenderam nossa proposta, verificar que estão engajados
em projetos sociais, que se preocupam com o ambiente em
que vivem e desejam mudanças sociais para todos é tão es-
pecial como receber um prêmio por nossa atuação, durante
o processo de ensino-aprendizagem daquele grupo. Para
tal, é importante que a Escola elabore seu Projeto Político-
-pedagógico de forma conjunta e honesta, traçando uma
proposta que seja capaz de inserir o novo no seu contexto
carregado de conteúdos e dilemas. Ao professor caberá a
elaboração de planos de ensino viáveis, conectados com a
sociedade, dinâmicos, capazes de suscitar a participação de
todos. Voltar aos bancos escolares, buscar especializações,
conhecer lugares, ler mais, buscar ajuda do seu ‘par mais
forte’, também será necessário. Num contexto cada vez mais
individualizado e competitivo, fazer nosso aluno se perceber
como parte deste mundão é tarefa das mais complexas, que
exigirá apoio institucional e familiar, nos moldes já mencio-
nados nesta matéria. Se desejarmos fazer parte do novo,
teremos que planejar este momento, trabalhar por ele e
mudar nossa maneira de ver e estar no mundo, modificando
nossas ações no cotidiano da escola. Afinal, como disse nossa
eterna Elis Regina, ‘o novo sempre vem!’. Eu então completo:
‘Tomara que possamos fazer parte dele!’”, finaliza.
* Denise Tinoco é docente de Educação Infantil, Professora
da Universidade Estácio de Sá e Pedagoga, Especialista em
Educação Infantil e Psicopedagogia.
Colaboração: Richard Günter
Para que os filhos consigam
se adaptar melhor à volta às
aulas é recomendado que a
família proporcione momentos
de descanso, lazer e novas
aprendizagens, durante as férias