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Revista Appai Educar

no processo de ensino-aprendizagem escolar percebendo-se

como coparticipantes desta jornada. “Desta forma, é muito

importante observar alguns procedimentos, como: acompa-

nhar atividades escolares dos filhos; participar efetivamente

das reuniões da escola; verificar agendas e solicitações; criar

rotinas de estudo; fortalecer o respeito pelos mestres e fixar

o espaço escolar dentro de casa; conversar com professores

sistematicamente; discutir com eles sobre os resultados es-

colares, estabelecendo metas bimestrais. Todas essas tarefas

podem melhorar e fortalecer o papel dos pais junto à escola,

na construção de uma aprendizagem honesta e coletiva.

Buscar engajamento nos projetos sociais da escola, organizar

grupos de estudo com colegas de turma, trabalhar a disciplina

com quadros de horários são possibilidades de interação, que

certamente renderão bons frutos”, corrobora a educadora.

Muitos teóricos da educação são categóricos emafirmar que a

socialização é umprocessomediante o qual uma pessoa adquire

o conhecimento e a prontidão social, necessários para assumir o

papel de sujeito, na organização a qual pertence. Sendo assim,

é preciso que a escola, como instituição, e o professor, como

agente social deste espaço, percebam-se como facilitadores do

processo de socialização dos alunos. Desta forma, promover

atividades dessa natureza, torna-se essencial para diferentes

aprendizagens. Vejamos alguns exemplos: organizar gincanas

entre turmas; realizar visitas a museus, planetários, empresas,

ONGs; organizar ciclos de palestra na escola; criar intervalos

culturais com os alunos; elaborar festivais de poesias, even-

tos de tecnologia, mostras de cinema, criação de campanhas

solidárias, enfim, são atividades que estão entre aquelas que

podem favorecer a socialização, pois buscam estabelecer

links

,

ampliando a visão social dos conteúdos estudados, mostrando

como podem refletir no cotidiano dos alunos e oportunizando

uma visão mais aberta de mundo entre eles.

Questionada sobre os resultados que o corpo discente

recebe quando tem dos professores um bom planejamento

de socialização, Denise Tinoco dispara: “Educação de forma

plena e eficaz é o que desejamos para nossos discentes e o

que buscamos em nossa profissão. Perceber que os alunos

entenderam nossa proposta, verificar que estão engajados

em projetos sociais, que se preocupam com o ambiente em

que vivem e desejam mudanças sociais para todos é tão es-

pecial como receber um prêmio por nossa atuação, durante

o processo de ensino-aprendizagem daquele grupo. Para

tal, é importante que a Escola elabore seu Projeto Político-

-pedagógico de forma conjunta e honesta, traçando uma

proposta que seja capaz de inserir o novo no seu contexto

carregado de conteúdos e dilemas. Ao professor caberá a

elaboração de planos de ensino viáveis, conectados com a

sociedade, dinâmicos, capazes de suscitar a participação de

todos. Voltar aos bancos escolares, buscar especializações,

conhecer lugares, ler mais, buscar ajuda do seu ‘par mais

forte’, também será necessário. Num contexto cada vez mais

individualizado e competitivo, fazer nosso aluno se perceber

como parte deste mundão é tarefa das mais complexas, que

exigirá apoio institucional e familiar, nos moldes já mencio-

nados nesta matéria. Se desejarmos fazer parte do novo,

teremos que planejar este momento, trabalhar por ele e

mudar nossa maneira de ver e estar no mundo, modificando

nossas ações no cotidiano da escola. Afinal, como disse nossa

eterna Elis Regina, ‘o novo sempre vem!’. Eu então completo:

‘Tomara que possamos fazer parte dele!’”, finaliza.

* Denise Tinoco é docente de Educação Infantil, Professora

da Universidade Estácio de Sá e Pedagoga, Especialista em

Educação Infantil e Psicopedagogia.

Colaboração: Richard Günter

Para que os filhos consigam

se adaptar melhor à volta às

aulas é recomendado que a

família proporcione momentos

de descanso, lazer e novas

aprendizagens, durante as férias