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Revista Appai Educar
Através de brinquedos
antigos, como a vareta,
foi possível ensinar aos
alunos disciplinas como
matemática e física. A
interação foi total
Interdisciplinaridade
Diálogo no túnel
do tempo
Sandra Martins
B
rincar é mais sério do que muitos imaginam. As
atividades lúdicas têm o poder de sensibilizar
o discente para o saber. Não importa a idade,
brincar de adivinha com conteúdo das disciplinas
é sempre mais gostoso do que a velha decoreba. Num es-
quete teatral, conceitos sociológicos, históricos, de literatura
e língua portuguesa (para construção de roteiros) e até
matemáticos (para dimensionamento tempo/espaço) são
trabalhados. Pensando nessas perspectivas, professores do
Ensino Médio noturno da Educação de Jovens e Adultos (Neja)
do Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, no bairro
do Colubandê, em São Gonçalo, desenvolveram o projeto De
volta ao túnel do tempo: a importância do brincar.
Interdisciplinar, a atividade contou com as matérias de
Língua Portuguesa, Matemática, História, Filosofia, Física
e Química. E envolveu todas as turmas do Ensino Médio
do curso noturno, no total de cinco, sob a batuta de oito
professores-orientadores, da coordenadora pedagógica
Márcia Barreto e da diretora-geral Glaucia Maciel Santos.
A caminhada para dentro do túnel do tempo envolveu a
elaboração de propostas lúdicas que mesclassem os conte-
údos programáticos das disciplinas. A ideia era a compreen-
são dos conhecimentos que foram analisados, interpretados
e reescritos dentro de determinadas plataformas definidas
pelos próprios alunos, fossem jogos, danças, brincadeiras
e/ou por meio do uso de tecnologias. Buscou-se valorizar e
desenvolver habilidades de leitura, audição, fala, interpre-
tação, escrita, crítica e apresentação de soluções, tomando
como base situações e motivos que envolvessem diferentes
épocas, lugares e seres.
Nos esquetes teatrais, ficou evidenciada a preocupação
de se utilizar clássicos literários para discutir determinados
temas presentes na atualidade, como mentira, preconceito,
discriminação racial e social. Na peça “Dois coelhos e a co-