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Revista Appai Educar

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Instituto de Educação Carmela Dutra

Av. Ministro Edgard Romero, 491 – Madu-

reira – Rio de Janeiro/RJ

CEP: 21360-201

Tel.: (2

1) 3351-9255

E-mail

:

c.e.carmeladutra@gma

il.com

Professora responsável: Graziela Teso

Froes Jardim

Fotos: Comunicação

fora. Além disso, isso é importante para eles, que estão

se preparando para dar aula. Desenvolver projetos é uma

coisa muito comum para professores. Isso é fundamental

para a vida profissional deles e para pensar no amanhã de

uma forma mais consciente”, salienta Graziela.

Para a diretora-geral Vanessa Costa da Cruz, promover

atividades lúdicas nas escolas é extremamente importante.

“Principalmente na nossa instituição, que é de formação

de professores. O foco principal de projetos como esse é

que eles levem isso para a vida profissional. Que possa ser

aplicado o conteúdo aprendido aqui com os futuros alunos

deles”, almeja a diretora.

Devido aos resultados positivos do projeto, Graziela revela

que pretende dar continuidade nos próximos anos. “Quero se-

guir sempre essa linha: desenvolver o trabalho com os alunos

do terceiro ano para que eles tenham a consciência da saída

e deixar alguma coisa que foi feita por eles para a geração

futura. O mais bacana é o envolvimento, a preparação para

a vida profissional e o entendimento de que cada vez mais

temos que estar preocupados com a diminuição da geração de

lixo. Acredito que eu plantei uma sementinha e já posso ver os

frutos disso: muitos já relataram que estão muito motivados

a fazer também dentro de casa. Eles são multiplicadores de

conhecimento. Foi melhor do que eu esperava. Estou muito

feliz com o resultado!”, finaliza a professora.

informal, ter mais um espaço para lazer, estimular a gente a

estudar e aprender”, garante a aluna. A professora ressalta

que a horta suspensa não é só de ornamentação, pois também

produz hortelã, alecrim e orégano. Temperos que podem ser

usados para preparação de alimentos dentro e fora da escola.

Já as paletes foram utilizadas para produção de um sofá,

colocado dentro da sala de aula, onde os alunos poderiam

sentar durante os intervalos e fazer a leitura de livros ou

interagir com os colegas de turma. O estudante Vinícius An-

drade conta que com o projeto ele se tornou mais criativo.

“Eu não tinha ideia de que com esses materiais – paletes

e tecido – poderíamos produzir um sofá. Isso me mostrou

que com coisas que desperdiçamos podemos montar objetos

incríveis. Adorei que o trabalho foi feito em grupo, pois todos

participaram e um ajudou o outro. Isso foi o mais importan-

te. A partir de agora, pretendo aproveitar alguns materiais

recicláveis e produzir objetos em casa”, revela Vinícius.

Com os pneus a turma teve a ideia de fazer bancos, para

fazerem parte da decoração na varanda. A aluna Lorena

Regina explica que foram utilizados pneus velhos e restos de

tecidos, recebidos de doações. “O mais legal foi o trabalho em

equipe. Pudemos perceber que uns tinham mais habilidades

para algumas coisas enquanto outros mostravam destreza

para outras. Tudo em grupo é mais legal. Além disso, tudo

que aprendi aqui pretendo levar para a minha vida pessoal

e profissional, ainda mais que eu quero seguir a carreira de

professora”, relata Lorena.

De acordo com a professora de Educação Física, o

trabalho como um todo foi pensado para melhorar a quali-

dade de vida da turma. “A ideia do projeto era custo zero,

tentar reaproveitar tudo ao máximo. Também tivemos a

preocupação de gerar menos lixo, pensar antes de jogar

Orégano, alecrim e

hortelã foram algumas das

plantações cultivadas pelos

alunos com o intuito de

utilizá-las para preparação

de alimentos dentro e fora

da unidade escolar