Revista Appai Educar
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Escola Municipal Coronel João Pedro de
Almeida
Avenida João Pedro II, 49 – Camorim
Grande – Angra dos Reis/RJ
CEP: 23912-440
Tel.: (2
4) 3367-1760:
emceljpa@yahoo.com.br
Fotos cedidas pela escola
com o corpo docente da escola. A primeira edição do projeto
aconteceu em 2012 e abordou questões sobre sexualida-
de – focando o funcionamento do corpo, as relações de
afetividade e as doenças sexualmente transmissíveis – e
drogas – lícitas e ilícitas, conceitos, causas e consequências.
“A ideia surgiu em função de duas questões existentes em
nossa unidade escolar: um número grande de alunas que
engravidaram e casos de estudantes envolvidos com drogas.
Foi a partir dessa realidade, que tivemos a ideia de trazer
para a escola essas temáticas, para que se pudesse produ-
zir esclarecimentos sobre tais assuntos. No ano seguinte
ampliamos as questões abordadas com os seguintes temas:
violência, meio ambiente, orientação vocacional e diversi-
dade”, explica Claudia.
O intuito do projeto é elaborar, de forma crítica e
consciente, o conceito sobre os temas trabalhados, além
de reconhecer os diferentes tipos de drogas e seus efeitos
sobre o corpo e a mente humanas, identificando as variadas
formas de violência, bem como desenvolvendo práticas
mais tolerantes e respeitosas em relação às diferenças.
“Aproveitamos o projeto para ampliar a visão de mundo e
as perspectivas de futuro profissional para nossos alunos.
Buscamos também reorganizar a prática pedagógica esta-
belecida na escola, visando torná-la mais dinâmica e signi-
ficativa, elevando substancialmente a qualidade de ensino
na instituição”, garantem as organizadoras do projeto.
A orientadora educacional explica que as atividades
foram desenvolvidas pelos docentes em sala de aula e,
posteriormente, houve a participação de convidados de
diferentes áreas. Entre elas o Senai, o Cefet, a Cultuar
(Fundação de Cultura de Angra dos Reis), o CEA (Centro
de Estudos Ambientais), a Polícia Militar, o Capsi (Centro
de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), a Sect (Secretaria
Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos
Reis) e a Defesa Civil. Desta forma foi possibilitada uma
dinâmica diferenciada para a abordagem dos temas, per-
mitindo uma maior interação entre os alunos, e destes com
os outros segmentos da escola.
Participaram do projeto as dezesseis turmas do Ensino
Regular Diurno e todas as disciplinas foram envolvidas. A
orientadora educacional Claudia Dourado ressalta que é de
extrema importância desenvolver atividades desse tipo.
“Dessa forma os alunos conseguem se envolver muito mais,
e a aprendizagem, assim, torna-se bem mais significativa”,
finaliza.
A fim de auxiliar os estudantes a buscar
respostas sobre temas do seu universo,
docentes promoveram rodas de
conversa, palestras, vídeos e oficinas
Foram abordados temas
como a diversidade, meio
ambiente, violência e
orientação vocacional