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Revista Appai Educar

11

Escola Municipal Coronel João Pedro de

Almeida

Avenida João Pedro II, 49 – Camorim

Grande – Angra dos Reis/RJ

CEP: 23912-440

Tel.: (2

4) 3367-1760

E-mail

:

emceljpa@yahoo.com.b

r

Fotos cedidas pela escola

com o corpo docente da escola. A primeira edição do projeto

aconteceu em 2012 e abordou questões sobre sexualida-

de – focando o funcionamento do corpo, as relações de

afetividade e as doenças sexualmente transmissíveis – e

drogas – lícitas e ilícitas, conceitos, causas e consequências.

“A ideia surgiu em função de duas questões existentes em

nossa unidade escolar: um número grande de alunas que

engravidaram e casos de estudantes envolvidos com drogas.

Foi a partir dessa realidade, que tivemos a ideia de trazer

para a escola essas temáticas, para que se pudesse produ-

zir esclarecimentos sobre tais assuntos. No ano seguinte

ampliamos as questões abordadas com os seguintes temas:

violência, meio ambiente, orientação vocacional e diversi-

dade”, explica Claudia.

O intuito do projeto é elaborar, de forma crítica e

consciente, o conceito sobre os temas trabalhados, além

de reconhecer os diferentes tipos de drogas e seus efeitos

sobre o corpo e a mente humanas, identificando as variadas

formas de violência, bem como desenvolvendo práticas

mais tolerantes e respeitosas em relação às diferenças.

“Aproveitamos o projeto para ampliar a visão de mundo e

as perspectivas de futuro profissional para nossos alunos.

Buscamos também reorganizar a prática pedagógica esta-

belecida na escola, visando torná-la mais dinâmica e signi-

ficativa, elevando substancialmente a qualidade de ensino

na instituição”, garantem as organizadoras do projeto.

A orientadora educacional explica que as atividades

foram desenvolvidas pelos docentes em sala de aula e,

posteriormente, houve a participação de convidados de

diferentes áreas. Entre elas o Senai, o Cefet, a Cultuar

(Fundação de Cultura de Angra dos Reis), o CEA (Centro

de Estudos Ambientais), a Polícia Militar, o Capsi (Centro

de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), a Sect (Secretaria

Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos

Reis) e a Defesa Civil. Desta forma foi possibilitada uma

dinâmica diferenciada para a abordagem dos temas, per-

mitindo uma maior interação entre os alunos, e destes com

os outros segmentos da escola.

Participaram do projeto as dezesseis turmas do Ensino

Regular Diurno e todas as disciplinas foram envolvidas. A

orientadora educacional Claudia Dourado ressalta que é de

extrema importância desenvolver atividades desse tipo.

“Dessa forma os alunos conseguem se envolver muito mais,

e a aprendizagem, assim, torna-se bem mais significativa”,

finaliza.

A fim de auxiliar os estudantes a buscar

respostas sobre temas do seu universo,

docentes promoveram rodas de

conversa, palestras, vídeos e oficinas

Foram abordados temas

como a diversidade, meio

ambiente, violência e

orientação vocacional