14
Revista Appai Educar
A professora de Português Maria do Amparo, ao indi-
car a exposição de cartazes, mencionava as especificidades
de cada trama. Por exemplo, os heróis infantis, retrata-
dos iconograficamente e tendo seus termos e contextos
analisados: poderes (mimetismo elétrico, eletrocinese,
supervelocidade etc.). A docente, entre os vários recursos,
propôs o trabalho com crônicas, trava-línguas e textos in-
formativos. Houve um investimento também no debate sobre
a memória da infância, com os grupos realizando entrevistas
em que formularam o roteiro de questões, levaram fotografias
e produziram pequenas redações. Um verdadeiro passeio pela
memória não só das pessoas, de cada um dos envolvidos,
como também, porque não, da própria cidade.
Superação é a palavra de ordem deste projeto, segundo
Márcia Barreto. Conteúdos apreendidos, animação garantida,
criatividade posta à prova e até interesse de alunos de outros
turnos de conhecerem o projeto De volta ao túnel do tempo: a
importância do brincar ou, em outras palavras, a forma como
a equipe docente desenvolve sua prática pedagógica cotidiana.
conteúdo: o que é cancro mole? Veio a resposta: úlcera
mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente
transmissível, causada pela bactéria Hemophilus ducreyi.
O cancro mole é uma doença infecciosa.
Rafael Ribeiro, da M2, discorreu sobre o jogo “A batalha
de Newton”, cujo objetivo é fazer você se divertir e aprender
ao mesmo tempo. Na disputa, o participante tem 52 cartas
com perguntas e respostas do conteúdo de Física do segundo
ano do Currículo Mínimo do Ensino Médio. Já com o “Na trilha
do DNA”, Lucas Sousa Brito, Gabriel Santos e Daniela Ca-
valcante Lopes afirmaram que vence o jogo quem conseguir
ao longo da trilha formar 44 cromossomos. O jogador terá
que constituir o conjunto deles constantes em uma célula, o
chamado cariótipo, que também dá nome a um exame que
visa analisar a quantidade e a estrutura dos cromossomos
presentes em nossas células, que são normalmente formadas
por 23 pares, portanto 46 ao todo. Se o jogador escolher
feminino, deverá possuir os 44 cromossomas, além dos
cromossomas sexuais X e X. Se for masculino, 44 além do
X e Y. Ao total deverá possuir cromossomos, contando X e
Y, até o final do jogo.
O projeto viabilizou a importância da
brincadeira, bem como a forma como a
equipe docente desenvolve sua prática
pedagógica cotidiana
Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira
Ensino Médio Noturno de Educação de
Jovens e Adultos – Neja
Av. José Mendonça de Campos, s/nº
Colubandê – São Gonçalo/RJ
CEP: 24450-260
Tel.: (2
1) 2614-0025:
pedfono@bol.com.brCoordenadora Pedagógica: Márcia Barreto
Fotos: Marcelo Ávila