Table of Contents Table of Contents
Previous Page  16 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 16 / 74 Next Page
Page Background

14

Revista Appai Educar

A professora de Português Maria do Amparo, ao indi-

car a exposição de cartazes, mencionava as especificidades

de cada trama. Por exemplo, os heróis infantis, retrata-

dos iconograficamente e tendo seus termos e contextos

analisados: poderes (mimetismo elétrico, eletrocinese,

supervelocidade etc.). A docente, entre os vários recursos,

propôs o trabalho com crônicas, trava-línguas e textos in-

formativos. Houve um investimento também no debate sobre

a memória da infância, com os grupos realizando entrevistas

em que formularam o roteiro de questões, levaram fotografias

e produziram pequenas redações. Um verdadeiro passeio pela

memória não só das pessoas, de cada um dos envolvidos,

como também, porque não, da própria cidade.

Superação é a palavra de ordem deste projeto, segundo

Márcia Barreto. Conteúdos apreendidos, animação garantida,

criatividade posta à prova e até interesse de alunos de outros

turnos de conhecerem o projeto De volta ao túnel do tempo: a

importância do brincar ou, em outras palavras, a forma como

a equipe docente desenvolve sua prática pedagógica cotidiana.

conteúdo: o que é cancro mole? Veio a resposta: úlcera

mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente

transmissível, causada pela bactéria Hemophilus ducreyi.

O cancro mole é uma doença infecciosa.

Rafael Ribeiro, da M2, discorreu sobre o jogo “A batalha

de Newton”, cujo objetivo é fazer você se divertir e aprender

ao mesmo tempo. Na disputa, o participante tem 52 cartas

com perguntas e respostas do conteúdo de Física do segundo

ano do Currículo Mínimo do Ensino Médio. Já com o “Na trilha

do DNA”, Lucas Sousa Brito, Gabriel Santos e Daniela Ca-

valcante Lopes afirmaram que vence o jogo quem conseguir

ao longo da trilha formar 44 cromossomos. O jogador terá

que constituir o conjunto deles constantes em uma célula, o

chamado cariótipo, que também dá nome a um exame que

visa analisar a quantidade e a estrutura dos cromossomos

presentes em nossas células, que são normalmente formadas

por 23 pares, portanto 46 ao todo. Se o jogador escolher

feminino, deverá possuir os 44 cromossomas, além dos

cromossomas sexuais X e X. Se for masculino, 44 além do

X e Y. Ao total deverá possuir cromossomos, contando X e

Y, até o final do jogo.

O projeto viabilizou a importância da

brincadeira, bem como a forma como a

equipe docente desenvolve sua prática

pedagógica cotidiana

Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira

Ensino Médio Noturno de Educação de

Jovens e Adultos – Neja

Av. José Mendonça de Campos, s/nº

Colubandê – São Gonçalo/RJ

CEP: 24450-260

Tel.: (2

1) 2614-0025

E-mail

:

pedfono@bol.com.br

Coordenadora Pedagógica: Márcia Barreto

Fotos: Marcelo Ávila