20
Revista Appai Educar
O aluno precisa
compreender o
porquê de ele
estar na escola.
Nós estimulamos
a busca pelo
conhecimento
e eles acabam
trazendo muitas
perguntas para os
docentes.
Interdisciplinaridade
Feira do
Conhecimento
estimula a
pesquisa e a
autonomia
Marcela Figueiredo
N
o semestre passado, o Colégio Estadual Professor Joel de
Oliveira realizou a XIV Feira do Conhecimento. O evento é
baseado no projeto político-pedagógico da unidade escolar e
tem como objetivo a integração dos conteúdos programáticos
“tornando-os mais práticos e prazerosos, a fim de colocar estímulos que
vão ao encontro dos interesses de docentes e discentes”, conforme destaca
o texto do projeto.
Para Glauce Borges, animadora cultural lotada na unidade escolar, o
diferencial de uma instituição que realiza projetos desse tipo é fazer com
que os alunos tenham acesso a informações relevantes para a sociedade
e entendam quais são as responsabilidades dos cidadãos. “O aluno precisa
compreender o porquê de ele estar na escola. Nós estimulamos a busca
pelo conhecimento e eles acabam trazendo muitas perguntas para os do-
centes. Com isso, nós percebemos que o conteúdo foi absorvido”, ressalta
a educadora.
O período de desenvolvimento das atividades foi dividido em quatro
etapas: divulgação, pesquisa, elaboração e apresentação dos trabalhos
durante a Feira. Este foi um projeto interdisciplinar, que envolveu todas
as áreas do conhecimento, porém como focos específicos. Entre os temas
a serem pesquisados e expostos estavam: água como fonte de energia,
africanidade e Dia de Ação de Graças, feriado muito popular na cultura
norte-americana. “Queríamos propor um diálogo entre as disciplinas e
fomentar a pesquisa. Dessa forma, o aluno conseguiria perceber a aplica-
bilidade de cada conhecimento”, explica Cleber Correia, diretor adjunto da
escola.