Table of Contents Table of Contents
Previous Page  22 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 22 / 74 Next Page
Page Background

20

Revista Appai Educar

O aluno precisa

compreender o

porquê de ele

estar na escola.

Nós estimulamos

a busca pelo

conhecimento

e eles acabam

trazendo muitas

perguntas para os

docentes.

Interdisciplinaridade

Feira do

Conhecimento

estimula a

pesquisa e a

autonomia

Marcela Figueiredo

N

o semestre passado, o Colégio Estadual Professor Joel de

Oliveira realizou a XIV Feira do Conhecimento. O evento é

baseado no projeto político-pedagógico da unidade escolar e

tem como objetivo a integração dos conteúdos programáticos

“tornando-os mais práticos e prazerosos, a fim de colocar estímulos que

vão ao encontro dos interesses de docentes e discentes”, conforme destaca

o texto do projeto.

Para Glauce Borges, animadora cultural lotada na unidade escolar, o

diferencial de uma instituição que realiza projetos desse tipo é fazer com

que os alunos tenham acesso a informações relevantes para a sociedade

e entendam quais são as responsabilidades dos cidadãos. “O aluno precisa

compreender o porquê de ele estar na escola. Nós estimulamos a busca

pelo conhecimento e eles acabam trazendo muitas perguntas para os do-

centes. Com isso, nós percebemos que o conteúdo foi absorvido”, ressalta

a educadora.

O período de desenvolvimento das atividades foi dividido em quatro

etapas: divulgação, pesquisa, elaboração e apresentação dos trabalhos

durante a Feira. Este foi um projeto interdisciplinar, que envolveu todas

as áreas do conhecimento, porém como focos específicos. Entre os temas

a serem pesquisados e expostos estavam: água como fonte de energia,

africanidade e Dia de Ação de Graças, feriado muito popular na cultura

norte-americana. “Queríamos propor um diálogo entre as disciplinas e

fomentar a pesquisa. Dessa forma, o aluno conseguiria perceber a aplica-

bilidade de cada conhecimento”, explica Cleber Correia, diretor adjunto da

escola.