Projeto provoca alunos a aguçarem
seus sentidos em prol do
conhecimento
24
Revista Appai Educar
Sandra Martins
Educação Infantil
Feira de
Ciências:
um ecossistema
de aprendizados
e surpresas
“O
lha, tia, aqui é o ecossistema da
planta. É um terrário, o ambiente
é igual à natureza, onde as plan-
tas nascem. Aqui a gente põe as
pedras espalhadas; a terra adubada, que serve para
alimentar as plantas. Olha, tia, aqui tem bichinhos,
as minhocas. A gente fez buraquinhos, colocamos
as sementes e terra por cima. Botamos a jardineira
num lugar que não pegasse muito sol e nem muita
sombra. E todos os dias a gente regava e vigiava para
ver o nascimento da plantinha. Até que nasceu nossa
semente de girassol!”. Esta foi a explicação de Kayk,
8 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental, ao falar
sobre o ecossistema e o terrário no projeto
Instituinte
,
da Feira de Ciências da Escola Municipal Dom José
Pereira Alves, no bairro do Fonseca, em Niterói. O
objetivo do evento foi articular a Lei 11.645/2008, no
que tange às culturas indígenas e suas contribuições
no campo das ciências naturais.
Outra futura pequena cientista, que deu uma
bela e sucinta explicação sobre o ciclo da água, foi
Juliana, de 10 anos. Discorreu sobre a evaporação
produzida pelo aquecimento do sol, a formação das
Através das dinâmicas
em grupo, os alunos
aprenderam que o
ecossistema é classificado
de duas formas: os
terrestres e os aquáticos