Table of Contents Table of Contents
Previous Page  26 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 26 / 74 Next Page
Page Background

Projeto provoca alunos a aguçarem

seus sentidos em prol do

conhecimento

24

Revista Appai Educar

Sandra Martins

Educação Infantil

Feira de

Ciências:

um ecossistema

de aprendizados

e surpresas

“O

lha, tia, aqui é o ecossistema da

planta. É um terrário, o ambiente

é igual à natureza, onde as plan-

tas nascem. Aqui a gente põe as

pedras espalhadas; a terra adubada, que serve para

alimentar as plantas. Olha, tia, aqui tem bichinhos,

as minhocas. A gente fez buraquinhos, colocamos

as sementes e terra por cima. Botamos a jardineira

num lugar que não pegasse muito sol e nem muita

sombra. E todos os dias a gente regava e vigiava para

ver o nascimento da plantinha. Até que nasceu nossa

semente de girassol!”. Esta foi a explicação de Kayk,

8 anos, no 2º ano do Ensino Fundamental, ao falar

sobre o ecossistema e o terrário no projeto

Instituinte

,

da Feira de Ciências da Escola Municipal Dom José

Pereira Alves, no bairro do Fonseca, em Niterói. O

objetivo do evento foi articular a Lei 11.645/2008, no

que tange às culturas indígenas e suas contribuições

no campo das ciências naturais.

Outra futura pequena cientista, que deu uma

bela e sucinta explicação sobre o ciclo da água, foi

Juliana, de 10 anos. Discorreu sobre a evaporação

produzida pelo aquecimento do sol, a formação das

Através das dinâmicas

em grupo, os alunos

aprenderam que o

ecossistema é classificado

de duas formas: os

terrestres e os aquáticos