Revista Appai Educar
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Marcela Figueiredo
Dimensões do
esporte e princípios
socioeducativos
Saiba quais são e com quais objetivos os educadores de
diferentes áreas do conhecimento podem utilizá-los durante as
práticas pedagógicas
C
om a proximidade das Olimpíadas e estimulados ainda mais pelo fato de os Jogos
acontecerem na cidade do Rio de Janeiro, é previsível que professores de diferentes
disciplinas se sintam instigados a desenvolver atividades pedagógicas relacionando
o conteúdo curricular aos princípios que norteiam o esporte. Ao longo de 2016,
publicaremos uma série de reportagens especiais com foco no Esporte Educacional e nos
Jogos Olímpicos.
Além da abordagem histórica e conceitual – foco desta primeira publicação – faremos
reportagens sobre as práticas bem-sucedidas desenvolvidas por professores de diferentes
disciplinas. Se você é educador e deseja dividir com outros profissionais a sua experiência
entre em contato com a Revista Appai Educar, através do
:
redacao@appai.org.br.
ESPORTE EDUCACIONAL, DE RENDIMENTO, DE PARTICIPAÇÃO E DE FORMAÇÃO.
QUAIS AS DIFERENÇAS?
O esporte é um fenômeno cultural que nas últimas décadas tornou-se um direito garantido
por lei. Na escola, o tema pode ser incorporado ao conteúdo curricular de diferentes áreas do
conhecimento, e dentro de sua especificidade deve abordar os Temas Transversais. Segundo
a legislação vigente no país (Lei nº 9.615/1998), o esporte pode ser reconhecido em quatro
dimensões: educacional, de participação, de rendimento e de formação.
O “desporto educacional” é a dimensão praticada nos sistemas de ensino e em formas assiste-
máticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes.
Tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o
exercício da cidadania e a prática do lazer. Já o “desporto de participação” tem a finalidade
de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da
saúde e educação e na preservação do meio ambiente.