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Revista Appai Educar

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Marcela Figueiredo

Dimensões do

esporte e princípios

socioeducativos

Saiba quais são e com quais objetivos os educadores de

diferentes áreas do conhecimento podem utilizá-los durante as

práticas pedagógicas

C

om a proximidade das Olimpíadas e estimulados ainda mais pelo fato de os Jogos

acontecerem na cidade do Rio de Janeiro, é previsível que professores de diferentes

disciplinas se sintam instigados a desenvolver atividades pedagógicas relacionando

o conteúdo curricular aos princípios que norteiam o esporte. Ao longo de 2016,

publicaremos uma série de reportagens especiais com foco no Esporte Educacional e nos

Jogos Olímpicos.

Além da abordagem histórica e conceitual – foco desta primeira publicação – faremos

reportagens sobre as práticas bem-sucedidas desenvolvidas por professores de diferentes

disciplinas. Se você é educador e deseja dividir com outros profissionais a sua experiência

entre em contato com a Revista Appai Educar, através do

e-mail

:

redacao@appai.org.br

.

ESPORTE EDUCACIONAL, DE RENDIMENTO, DE PARTICIPAÇÃO E DE FORMAÇÃO.

QUAIS AS DIFERENÇAS?

O esporte é um fenômeno cultural que nas últimas décadas tornou-se um direito garantido

por lei. Na escola, o tema pode ser incorporado ao conteúdo curricular de diferentes áreas do

conhecimento, e dentro de sua especificidade deve abordar os Temas Transversais. Segundo

a legislação vigente no país (Lei nº 9.615/1998), o esporte pode ser reconhecido em quatro

dimensões: educacional, de participação, de rendimento e de formação.

O “desporto educacional” é a dimensão praticada nos sistemas de ensino e em formas assiste-

máticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes.

Tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o

exercício da cidadania e a prática do lazer. Já o “desporto de participação” tem a finalidade

de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da

saúde e educação e na preservação do meio ambiente.