Table of Contents Table of Contents
Previous Page  61 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 61 / 74 Next Page
Page Background

Revista Appai Educar

59

Leitura

Colégio Estadual João Santos Souto

Rua Indígena, s/nº – Cosme Damião – Japeri/RJ

CEP: 26415-010

Tel.: (2

1) 3691-2153

E-mail

:

cejoaosantossouto@educ

acao.rj.gov.br

Direção: Elizabeth Jacomo Guimarães

Fotos cedidas pela escola

Jornalismo em ação

Despertar no aluno o interesse pela informação. Esse é

um dos objetivos do projeto chamado

João Santos Souto

News

, realizado pelos alunos do Colégio Estadual João

Santos Souto em Japeri. O último bimestre foi marcado por

atividades voltadas ao jornalismo, nas quais procurou-se

aguçar a curiosidade e a criatividade do corpo discente.

Leituras, pesquisas, arte, recortes, colagens e montagens

deram origem a um tabloide, com informações e novida-

des sobre diversos temas, como segurança pública, saúde,

educação, esporte e moda.

Produzido completamente pelos alunos, o informativo,

que teve a orientação dos professores Evani Brito, Daniele

Tinoco, Robson Mello e Sheila Silveira, promove um eixo

para trazer a realidade cotidiana dos estudantes para o

currículo escolar, visando obter resultados alentadores.

Para os professores, esse é um projeto muito positivo, que

tem dado bons frutos à escola, pois oportuniza desenvolver um

trabalho a partir das próprias ideias dos alunos, aproximando-

-os da leitura e da escrita. Outro grande diferencial é a diver-

sificação na metodologia de trabalho em sala de aula devido

à variedade de textos que são explorados, possibilitando o

desenvolvimento do senso crítico dos estudantes.

Dentre os benefícios dessa metodologia, ainda foi possí-

vel incentivar o aluno a avaliar os fatos do seu tempo, traba-

lhar a oralidade, promover a ação em equipe, a ter ideia de

como funciona a atividade jornalística, desenvolver relações

humanas e sociais, atuar como meio de aproximação da

escola com o lar e a comunidade, bem como aperfeiçoar a

linguagem oral e escrita, no ato da comunicação, deixando

transparecer em seu conteúdo as atividades e o dinamismo

da escola. O projeto ainda permitiu que se revelassem as

vocações literárias dos alunos.

Segundo o jornalista e mestre em Comunicação Social

Geraldo Mainenti, que atualmente leciona nas Faculdades

Integradas Hélio Alonso (Facha), a prática do jornalismo

impresso, com orientação adequada, desenvolve no jovem

estudante os conceitos de cidadania, de responsabilidade so-

cial e de valorização das ações voltadas ao interesse público.

“Despertará nele o senso crítico e a vontade de participação

ativa em diversos segmentos da sociedade, preparando-o

para ser um profissional seguro e determinado. Paralelamen-

te, vai levá-lo a exercitar uma boa gramática e a estrutura

de texto, tornando-o uma pessoa de comunicação simples

e objetiva, ainda que não venha no futuro a escolher essa

atividade como seu campo de trabalho”, disse Mainenti.

A professora Sheila destaca: “Temos a certeza do dever

cumprido e de que os alunos seguirão para o próximo ano

mais informados, independentes e críticos”.

Colaboração: Richard Günter