Utilizar a tecnologia como uma ferramenta de apoio à
educação pode ser uma estratégia bem produtiva para os
estudantes, uma vez que eles normalmente adoram celulares,
tablets
, computadores e outros diversos aparatos tecnológi-
cos, tanto que esses
gadgets
estão sempre presentes em seu
dia a dia. Assim, o fato de poderem usar esses recursos para
o estudo pode aumentar a motivação e, consequentemente,
o engajamento da turma na sala de aula.
Nesse novo cenário, professores e alunos podem com-
partilhar materiais de estudo, encontrando na internet
vídeos e artigos interessantes para servirem de referência
e auxiliar em determinadas tarefas. E os estudantes tam-
bém podem tirar dúvidas uns com os outros por meio de
mensagens instantâneas ou grupos de discussão.
A união entre a tecnologia e a educação já é ou não uma
realidade? É hora, então, de incentivar as escolas e os profes-
sores a considerarem o aparelho como um verdadeiro aliado
da sala de aula, não acha? E você, professor, já implementou
essa inovação com seus alunos? Envie um
para o
endereço
redacao@appai.org.bre relate a sua experiência
utilizando a tecnologia nas suas tarefas de educador.
Acesse
Google.com/eduColaboração: Richard Günter
H
oje em dia já existem diversos aplicativos vol-
tados para a educação, além de muitos jogos
já terem sido desenvolvidos utilizando a técnica
de gamificação para ensinar de um jeito mais
descontraído. Isso sem contar que também já há empre-
sas, especializadas em
softwares
para a área da educação,
que possibilitam o controle de cronogramas, a entrega de
atividades e a disponibilização de conteúdos extraclasse,
por exemplo.
A moral da história é que existe toda uma linha de
produtos tecnológicos voltados para a educação, que não
só pode como deve ser aproveitada por professores a fim
de proporcionar aos alunos novas formas de aprender. O
, por exemplo, que já é considerado uma importante
ferramenta de auxílio aos estudantes, possui uma linha
de aplicativos totalmente voltada para o ensino, chamada
Google for Education
. A plataforma, além de contar com
a garantia de qualidade dessa gigante das buscas
on-line
,
ainda é capaz de se integrar aos dispositivos móveis.
O uso do celular na sala de aula sempre foi proibido e
muito malvisto pela maioria dos professores, como se pôde
constatar em matérias publicadas em outras edições da Re-
vista Appai Educar. Porém, atualmente, o aparelho deixou
de ser apenas um mecanismo de distração para o aluno e
passou a figurar como um recurso novo, que, quando bem
utilizado, pode auxiliar no processo de aprendizagem.
Revista Appai Educar
55
Educação Tecnológica
Os aplicativos educacionais
estão em alta