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50

Revista Appai Educar

Ciep 449 Governador Leonel de Moura

Brizola (Intercultural Brasil-França)

Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº

Charitas – Niterói/RJ

CEP: 24370-195

Tel.: (2

1) 2705-5781

E-mail

:

ciep449@gmail.com

Diretora-geral: Jane Silva Chagas

Fotos cedidas pela escola

mulheres ainda sofrem discriminações. Para o segundo gru-

po e segunda geração, foi trabalhado o romance “Madame

Bovary”, que marcou a virada do século. A professora disse

que todas essas teorias e discussões seriam abordadas em

um seminário para o qual eles próprios deveriam escolher

a forma de apresentação. Os que propuseram uma leitura

mais detalhada do romance escolheram o

rap

, por exemplo.

Após assistir à apresentação de encerramento do proje-

to, o professor de Sociologia Cícero Tauil – que fez mestrado

na França e está sempre em contato com as instituições que

oferecem oportunidades para estudantes de língua francesa

– percebeu que a atividade tinha potencial para concorrer.

Daí houve um consenso pela criação do vídeo. Um grupo de

professores ajudou na produção. O cenário ficou a cargo de

Robson Martins (Artes), a gravação foi realizada por Naiara

Fraga (Artes e Projeto de Vida e Cultura) e a edição coube a

Leonardo Ribeiro (Filosofia). O professor Cícero, que recebe

publicações daquele país, viu matéria sobre o concurso,

pesquisou sobre critérios exigidos e apontou aqueles em que

seus alunos não se enquadravam. Mas, mesmo assim, pediu

que preparassem o material e, com uma boa supervisão,

desenvolveram o roteiro.

as literaturas brasileira e francesa traçando um paralelo.

Disponibilizou documentos autênticos e originais no idioma

estrangeiro para que pudessem ser retirados trechos de

poemas e sonetos usados no trabalho sobre o Romantismo

em suas três fases. Na primeira geração, eles estudaram

Les

documents autentique, os documentos autênticos, Rousseau

e

Voltaire.

A proposta inicial foi analisar o currículo mínimo brasileiro

e compará-lo com o

Lycée Français

, o Ensino Médio do país

europeu. Ela observou as consonâncias e como algumas

obras, expoentes das letras nacionais, foram influenciadas

pelo autor ou obra da literatura francesa. Eles começaram a

fazer inferências com o que conseguem dominar da língua,

empregando o que tinham como repertório.

“Este trabalho foi importante para que os alunos pu-

dessem ver de várias maneiras como os poetas e filósofos

franceses influenciavam os brasileiros”, afiançou Fabiana. O

trabalho foi dividido em três grupos. O primeiro ficou com o

Indianismo, onde se focava a natureza e o protagonismo do

herói nacional. Para a realização do trabalho foram buscados

textos autênticos de Montaigne, Rousseau e Voltaire. O se-

gundo grupo ficou com o "Mal do Século"

,

que enfatizava a

discussão, a erudição, e, para ilustrar o tema, foi promovido

um diálogo entre duas importantes obras: Lucíola e Dama

das Camélias. O terceiro grupo ficou com o Condoreirismo,

a crítica à sociedade, e expôs a influência em Castro Alves

da obra de Vitor Hugo.

Utilizando-se de vídeos e realizando debates, a pro-

fessora estimulava os alunos a refletir levantando ques-

tionamentos como: “Vocês acham que a sociedade atual

ainda discrimina mulheres?” ou “Quem são protagonistas

dos livros, como Marguerite e Lucíola?”. Os estudantes

também começaram a relacionar os fragmentos das duas

obras. Perceberam que, mesmo estando no século XXI, as