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Revista Appai Educar
Ciep 449 Governador Leonel de Moura
Brizola (Intercultural Brasil-França)
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Charitas – Niterói/RJ
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Tel.: (2
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ciep449@gmail.comDiretora-geral: Jane Silva Chagas
Fotos cedidas pela escola
mulheres ainda sofrem discriminações. Para o segundo gru-
po e segunda geração, foi trabalhado o romance “Madame
Bovary”, que marcou a virada do século. A professora disse
que todas essas teorias e discussões seriam abordadas em
um seminário para o qual eles próprios deveriam escolher
a forma de apresentação. Os que propuseram uma leitura
mais detalhada do romance escolheram o
rap
, por exemplo.
Após assistir à apresentação de encerramento do proje-
to, o professor de Sociologia Cícero Tauil – que fez mestrado
na França e está sempre em contato com as instituições que
oferecem oportunidades para estudantes de língua francesa
– percebeu que a atividade tinha potencial para concorrer.
Daí houve um consenso pela criação do vídeo. Um grupo de
professores ajudou na produção. O cenário ficou a cargo de
Robson Martins (Artes), a gravação foi realizada por Naiara
Fraga (Artes e Projeto de Vida e Cultura) e a edição coube a
Leonardo Ribeiro (Filosofia). O professor Cícero, que recebe
publicações daquele país, viu matéria sobre o concurso,
pesquisou sobre critérios exigidos e apontou aqueles em que
seus alunos não se enquadravam. Mas, mesmo assim, pediu
que preparassem o material e, com uma boa supervisão,
desenvolveram o roteiro.
as literaturas brasileira e francesa traçando um paralelo.
Disponibilizou documentos autênticos e originais no idioma
estrangeiro para que pudessem ser retirados trechos de
poemas e sonetos usados no trabalho sobre o Romantismo
em suas três fases. Na primeira geração, eles estudaram
Les
documents autentique, os documentos autênticos, Rousseau
e
Voltaire.
A proposta inicial foi analisar o currículo mínimo brasileiro
e compará-lo com o
Lycée Français
, o Ensino Médio do país
europeu. Ela observou as consonâncias e como algumas
obras, expoentes das letras nacionais, foram influenciadas
pelo autor ou obra da literatura francesa. Eles começaram a
fazer inferências com o que conseguem dominar da língua,
empregando o que tinham como repertório.
“Este trabalho foi importante para que os alunos pu-
dessem ver de várias maneiras como os poetas e filósofos
franceses influenciavam os brasileiros”, afiançou Fabiana. O
trabalho foi dividido em três grupos. O primeiro ficou com o
Indianismo, onde se focava a natureza e o protagonismo do
herói nacional. Para a realização do trabalho foram buscados
textos autênticos de Montaigne, Rousseau e Voltaire. O se-
gundo grupo ficou com o "Mal do Século"
,
que enfatizava a
discussão, a erudição, e, para ilustrar o tema, foi promovido
um diálogo entre duas importantes obras: Lucíola e Dama
das Camélias. O terceiro grupo ficou com o Condoreirismo,
a crítica à sociedade, e expôs a influência em Castro Alves
da obra de Vitor Hugo.
Utilizando-se de vídeos e realizando debates, a pro-
fessora estimulava os alunos a refletir levantando ques-
tionamentos como: “Vocês acham que a sociedade atual
ainda discrimina mulheres?” ou “Quem são protagonistas
dos livros, como Marguerite e Lucíola?”. Os estudantes
também começaram a relacionar os fragmentos das duas
obras. Perceberam que, mesmo estando no século XXI, as