

Revista Appai Educar
45
... faz parte das estratégias
do Plano Nacional de
Educação 2014/2024
fomentar a expansão das
matrículas gratuitas de
Ensino Médio integrado à
educação profissional. Isso
significa que as escolas
precisam ter conteúdos
cada vez mais próximos ao
mundo do trabalho.
e as famílias coordenando esforços
para ajudar a resolver os problemas
específicos dos estudantes.
Dentro desses parâmetros, ins-
tituições têm contribuído com o
desenvolvimento profissional do seu
corpo discente. A Escola Municipal
Professor Paulo Silva, localizada em
Inhoaíba, Zona Oeste do Rio, realizou
o projeto
Fui aluno da Escola Pública e
hoje sou um sucesso!
, que promoveu
palestras motivacionais com foco na
autoestima e vocação profissional
dos estudantes. Para esses eventos,
foram convidados ex-alunos de esco-
las públicas, como Rodrigo da Silva
Farias, técnico em Enfermagem do Corpo de Bombeiros;
Camila Silva, produtora e jornalista da Globo News; e
Luciano Ribeiro Canêdo, Capitão da Marinha do Brasil.
O objetivo foi despertar as tendências de cada um, bem
como expandir o conhecimento dos alunos em relação aos
diversos ofícios e ao mercado de trabalho,
através de modelos bem-sucedidos de
profissionais oriundos da rede pública
de ensino.
Com o objetivo de promover
perspectivas de um futuro promissor
para os alunos, o Colégio Estadual
Jorge Zarur, localizado em
Vila Kennedy, realizou
um teste vocacional
com as turmas de
Ensino Médio. A ini-
ciativa partiu da
professora Mari-
valda Moreira,
com o apoio do
analista de RH
e especialista em
liderança e
coaching
de
carreira Vagner Moraes.
A intenção foi investir em
ações promotoras de co-
nhecimento para a esco-
lha de uma profissão e a
inclusão dos alunos em
universidades. O teste
apresentou aos estu-
dantes não somente
sugestões de carreiras já conhe-
cidas, como também informa-
ções sobre outras oportunidades
pouco divulgadas. De acordo com
a coordenadora, a atividade foi
praticada por meio de um teste
psicológico com perguntas e res-
postas, através de alternativas.
“Foram transmitidas aos nossos
alunos não só uma sugestão de
carreira, como também a aber-
tura de tantas outras a que não
tinham acesso, o que os levou a
perceber a importância de um
perfil pessoal para a melhor es-
colha da profissão para um futuro
de sucesso”, ratifica Marivalda. Os estudantes da Estadual
Jorge Zarur também fizeram uma visita à Universidade Fe-
deral do Rio de Janeiro (UFRJ), onde, através de palestras
com acompanhamento de profissionais
qualificados da própria instituição,
puderam conhecer o
campus
, bem
como as vias de ingresso, possíveis
carreiras e ouvir depoimentos de
alunos que já lá estudaram e como
foi essa jornada. Para a professo-
ra coordenadora do projeto, “Um
futuro profissional brilhante e
transformador é possível
a todos que acreditam
em educação”, finaliza
Marivalda.
Já os alunos da 3ª
série do Ensino Médio
do Colégio Estadual
Pedro Álvares Cabral,
localizado em Copa-
cabana, Zona Sul do
Rio, participaram
do evento “Viven-
ciando UVA”, da
Universidade Veiga
de Almeida, para
conhecerem os cur-
sos que a instituição
oferece. A visita foi
coordenada pela orien-
tadora educacional Ma-
ria Helena Taveira, que
Para Arlindo Cardarett Vianna (esq.),
Presidente da Universidade Veiga de
Almeida, e Eugênio Cunha, psicopedagogo
e mestre em educação, a tecnologia é
um mecanismo que favorece o aluno que
procura saber sobre as profissões