Table of Contents Table of Contents
Previous Page  47 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 47 / 74 Next Page
Page Background

Revista Appai Educar

45

... faz parte das estratégias

do Plano Nacional de

Educação 2014/2024

fomentar a expansão das

matrículas gratuitas de

Ensino Médio integrado à

educação profissional. Isso

significa que as escolas

precisam ter conteúdos

cada vez mais próximos ao

mundo do trabalho.

e as famílias coordenando esforços

para ajudar a resolver os problemas

específicos dos estudantes.

Dentro desses parâmetros, ins-

tituições têm contribuído com o

desenvolvimento profissional do seu

corpo discente. A Escola Municipal

Professor Paulo Silva, localizada em

Inhoaíba, Zona Oeste do Rio, realizou

o projeto

Fui aluno da Escola Pública e

hoje sou um sucesso!

, que promoveu

palestras motivacionais com foco na

autoestima e vocação profissional

dos estudantes. Para esses eventos,

foram convidados ex-alunos de esco-

las públicas, como Rodrigo da Silva

Farias, técnico em Enfermagem do Corpo de Bombeiros;

Camila Silva, produtora e jornalista da Globo News; e

Luciano Ribeiro Canêdo, Capitão da Marinha do Brasil.

O objetivo foi despertar as tendências de cada um, bem

como expandir o conhecimento dos alunos em relação aos

diversos ofícios e ao mercado de trabalho,

através de modelos bem-sucedidos de

profissionais oriundos da rede pública

de ensino.

Com o objetivo de promover

perspectivas de um futuro promissor

para os alunos, o Colégio Estadual

Jorge Zarur, localizado em

Vila Kennedy, realizou

um teste vocacional

com as turmas de

Ensino Médio. A ini-

ciativa partiu da

professora Mari-

valda Moreira,

com o apoio do

analista de RH

e especialista em

liderança e

coaching

de

carreira Vagner Moraes.

A intenção foi investir em

ações promotoras de co-

nhecimento para a esco-

lha de uma profissão e a

inclusão dos alunos em

universidades. O teste

apresentou aos estu-

dantes não somente

sugestões de carreiras já conhe-

cidas, como também informa-

ções sobre outras oportunidades

pouco divulgadas. De acordo com

a coordenadora, a atividade foi

praticada por meio de um teste

psicológico com perguntas e res-

postas, através de alternativas.

“Foram transmitidas aos nossos

alunos não só uma sugestão de

carreira, como também a aber-

tura de tantas outras a que não

tinham acesso, o que os levou a

perceber a importância de um

perfil pessoal para a melhor es-

colha da profissão para um futuro

de sucesso”, ratifica Marivalda. Os estudantes da Estadual

Jorge Zarur também fizeram uma visita à Universidade Fe-

deral do Rio de Janeiro (UFRJ), onde, através de palestras

com acompanhamento de profissionais

qualificados da própria instituição,

puderam conhecer o

campus

, bem

como as vias de ingresso, possíveis

carreiras e ouvir depoimentos de

alunos que já lá estudaram e como

foi essa jornada. Para a professo-

ra coordenadora do projeto, “Um

futuro profissional brilhante e

transformador é possível

a todos que acreditam

em educação”, finaliza

Marivalda.

Já os alunos da 3ª

série do Ensino Médio

do Colégio Estadual

Pedro Álvares Cabral,

localizado em Copa-

cabana, Zona Sul do

Rio, participaram

do evento “Viven-

ciando UVA”, da

Universidade Veiga

de Almeida, para

conhecerem os cur-

sos que a instituição

oferece. A visita foi

coordenada pela orien-

tadora educacional Ma-

ria Helena Taveira, que

Para Arlindo Cardarett Vianna (esq.),

Presidente da Universidade Veiga de

Almeida, e Eugênio Cunha, psicopedagogo

e mestre em educação, a tecnologia é

um mecanismo que favorece o aluno que

procura saber sobre as profissões