Table of Contents Table of Contents
Previous Page  48 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 48 / 74 Next Page
Page Background

46

Revista Appai Educar

também atua nas ações do projeto

#PartiuUniversidade

e

do programa de orientação para o Exame Nacional do En-

sino Médio 2015. Para o diretor-geral do Cepac, Francisco

da Silva Gomes Júnior, a participação dos estudantes foi

importante devido às avaliações do Enem. “Este exame é

um desafio para o qual os nossos alunos precisam estar

preparados. Por isso, a participação em projetos como esse é

interessante”, ressalta o diretor. Já a coordenadora acredita

que a visita possa efetivamente orientar a escolha do curso

superior dos alunos. “Após a divulgação das notas, eles

terão que escolher um curso superior, e o projeto contribui

muito para isso, tanto para a decisão quanto para sentirem

o ambiente acadêmico”, enaltece Taveira. A aluna Gabriela

Paiva de Oliveira, da turma 3.005, ficou muito contente em

poder integrar a atividade. “Participar e ter a experiência de

vivenciar uma grande universidade foi muito interessante.

O desafio agora é escolher um curso”, revela a estudante.

Voltado, especialmente, para os alunos de Ensino Mé-

dio, o projeto

Vivenciando UVA

,

da Universidade Veiga de

Almeida, procura complementar as ações desenvolvidas nas

escolas, abrindo as portas de instituições de ensino superior

para que os alunos possam sentir, observar e interagir com

o ambiente universitário. Os estudantes conhecem labora-

tórios e a estrutura da instituição, participam de palestras

interativas com professores de cursos ministrados na UVA

e conversam sobre o mercado de trabalho, esclarecendo

suas dúvidas sobre as diferentes profissões das quatro áreas

de conhecimento: Tecnológica, Saúde, Humanas e Social.

Através de um contato mais direto e real com o mundo uni-

versitário, pretende-se proporcionar uma melhor adaptação

do aluno a este ambiente, na medida em que oportuniza a

exploração de laboratórios e clínicas da instituição, viabili-

zando uma boa escolha de um curso superior.

Para o Presidente da UVA, Arlindo Cardarett Vianna, a

tomada dessa decisão na adolescência é um desafio enorme

para os jovens. Com o intuito de minimizar esse problema,

os jovens recorrem a informações sobre os cursos existentes,

consultando muitas páginas na internet, utilizando testes

vocacionais, conversando com amigos (a rede virtual em que

cada um está inserido geralmente é muito grande), além de

Os alunos do Colégio

Estadual Jorge Zarur

participaram do

projeto promovido pela

Universidade Federal

do Rio de Janeiro para

compreender o que

acontece na vida acadêmica

Para sentirem o ambiente

da faculdade, os alunos

do Colégio Estadual Pedro

Álvares Cabral foram à

UVA onde esclareceram

dúvidas sobre as diferentes

profissões