

46
Revista Appai Educar
também atua nas ações do projeto
#PartiuUniversidade
e
do programa de orientação para o Exame Nacional do En-
sino Médio 2015. Para o diretor-geral do Cepac, Francisco
da Silva Gomes Júnior, a participação dos estudantes foi
importante devido às avaliações do Enem. “Este exame é
um desafio para o qual os nossos alunos precisam estar
preparados. Por isso, a participação em projetos como esse é
interessante”, ressalta o diretor. Já a coordenadora acredita
que a visita possa efetivamente orientar a escolha do curso
superior dos alunos. “Após a divulgação das notas, eles
terão que escolher um curso superior, e o projeto contribui
muito para isso, tanto para a decisão quanto para sentirem
o ambiente acadêmico”, enaltece Taveira. A aluna Gabriela
Paiva de Oliveira, da turma 3.005, ficou muito contente em
poder integrar a atividade. “Participar e ter a experiência de
vivenciar uma grande universidade foi muito interessante.
O desafio agora é escolher um curso”, revela a estudante.
Voltado, especialmente, para os alunos de Ensino Mé-
dio, o projeto
Vivenciando UVA
,
da Universidade Veiga de
Almeida, procura complementar as ações desenvolvidas nas
escolas, abrindo as portas de instituições de ensino superior
para que os alunos possam sentir, observar e interagir com
o ambiente universitário. Os estudantes conhecem labora-
tórios e a estrutura da instituição, participam de palestras
interativas com professores de cursos ministrados na UVA
e conversam sobre o mercado de trabalho, esclarecendo
suas dúvidas sobre as diferentes profissões das quatro áreas
de conhecimento: Tecnológica, Saúde, Humanas e Social.
Através de um contato mais direto e real com o mundo uni-
versitário, pretende-se proporcionar uma melhor adaptação
do aluno a este ambiente, na medida em que oportuniza a
exploração de laboratórios e clínicas da instituição, viabili-
zando uma boa escolha de um curso superior.
Para o Presidente da UVA, Arlindo Cardarett Vianna, a
tomada dessa decisão na adolescência é um desafio enorme
para os jovens. Com o intuito de minimizar esse problema,
os jovens recorrem a informações sobre os cursos existentes,
consultando muitas páginas na internet, utilizando testes
vocacionais, conversando com amigos (a rede virtual em que
cada um está inserido geralmente é muito grande), além de
Os alunos do Colégio
Estadual Jorge Zarur
participaram do
projeto promovido pela
Universidade Federal
do Rio de Janeiro para
compreender o que
acontece na vida acadêmica
Para sentirem o ambiente
da faculdade, os alunos
do Colégio Estadual Pedro
Álvares Cabral foram à
UVA onde esclareceram
dúvidas sobre as diferentes
profissões