

Revista Appai Educar
49
a base nacional comum e outras específicas, como o Ateliê
Científico (laboratórios de Biologia), o Núcleo de Integração
Linguística e Projeto de Vida e Cultura (onde exploram cul-
tura e literatura francesa e brasileira), além de atividades
lúdicas e criativas. A carga horária é de 30 horas dentro
da escola, 12 em sala de aula, 8 em projeto integrado e
10 no planejamento. E todas as disciplinas trazem algo em
torno de 10% de conteúdo em francês – questões de prova,
recepção do aluno, etc.
Graduada em Letras Português e Francês na UFRJ, a
professora Fabiana Ferreira Braga buscou um diálogo entre
O aluno da equipe premiada, Lucas
do Amaral, entre os professores Cícero
Tauil (esquerda), Fabiana Ferreira
Braga e Leonardo Ribeiro (direita)
mestre, no ano de entrada no colégio, os alunos participaram
de um concurso de francofonia com outras unidades esco-
lares, como o Colégio Pedro II. Conquistaram premiações
nos dois eventos. De acordo com Cícero Tauil, professor
de Sociologia, o empenho dos corpos docente e discente é
muito grande, e brincando sugere que fiquem como
hors
concours
, “nós ganharemos mesmo.”
Segundo a diretora-geral Jane Silva Chagas, o sucesso
é fruto da própria proposta do projeto-piloto do colégio
intercultural, cujo foco é o aluno. O conteúdo é integrado e
os professores podem explorá-los de várias formas, seguir