Table of Contents Table of Contents
Previous Page  51 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 51 / 74 Next Page
Page Background

Revista Appai Educar

49

a base nacional comum e outras específicas, como o Ateliê

Científico (laboratórios de Biologia), o Núcleo de Integração

Linguística e Projeto de Vida e Cultura (onde exploram cul-

tura e literatura francesa e brasileira), além de atividades

lúdicas e criativas. A carga horária é de 30 horas dentro

da escola, 12 em sala de aula, 8 em projeto integrado e

10 no planejamento. E todas as disciplinas trazem algo em

torno de 10% de conteúdo em francês – questões de prova,

recepção do aluno, etc.

Graduada em Letras Português e Francês na UFRJ, a

professora Fabiana Ferreira Braga buscou um diálogo entre

O aluno da equipe premiada, Lucas

do Amaral, entre os professores Cícero

Tauil (esquerda), Fabiana Ferreira

Braga e Leonardo Ribeiro (direita)

mestre, no ano de entrada no colégio, os alunos participaram

de um concurso de francofonia com outras unidades esco-

lares, como o Colégio Pedro II. Conquistaram premiações

nos dois eventos. De acordo com Cícero Tauil, professor

de Sociologia, o empenho dos corpos docente e discente é

muito grande, e brincando sugere que fiquem como

hors

concours

, “nós ganharemos mesmo.”

Segundo a diretora-geral Jane Silva Chagas, o sucesso

é fruto da própria proposta do projeto-piloto do colégio

intercultural, cujo foco é o aluno. O conteúdo é integrado e

os professores podem explorá-los de várias formas, seguir