Table of Contents Table of Contents
Previous Page  55 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 55 / 74 Next Page
Page Background

Revista Appai Educar

53

não gosta de estudar, que não tem cultura…

O objetivo foi o de representar a diversidade

de valores, de riqueza e de beleza que existe

dentro da escola pública. O projeto é também

uma forma de levantar a estima dos alunos,

oferecendo a oportunidade de eles se reconhe-

cerem de outra forma”, explica o professor.

No início, Thiago sentava no pátio da

escola com a câmera na mão e logo surgiam

os primeiros interessados em saber o que o

professor estava fazendo. Depois começou a

falar sobre a sua ideia com as turmas em que

lecionava e com alguns alunos que conside-

rava interessante incluir no projeto. Aqueles

que gostariam de ser fotografados po-

deriam procurar o educador para

acertarem os detalhes. Assim,

as atividades foram realizadas

ao longo de quase dois anos.

Durantes as aulas, o pro-

fessor propôs que os alunos

escrevessem uma carta

destinada à escola di-

zendo tudo o que eles

tinham vontade de

expressar e nunca

puderam. No final do texto, eles deveriam

dedicar uma música para a instituição. Desse

material foram retirados trechos para serem as

legendas das fotos. Dessa forma, o professor

conseguiu fazer com que um maior número

de alunos estivesse representado no projeto.

Cerca de duas mil cartas foram escritas

tendo a escola como destinatária. Dentre as

colocações dos estudantes estavam o dese-

jo de uma infraestrutura melhor e de mais

manifestações de afeto. “Os alunos sentem

falta de um olhar que julgue menos e tente

entender mais. Buscam uma demonstração

de interesse. Talvez a gente tenha que ser

mais curioso para tentar compreendê-los. Ao

fazermos isso deixamos de ter medo, e quem

sabe ao deixar de temer a gente consiga amá-

-los mais”, reflete o educador.

Entre os alunos, o projeto teve reper-

cussão muito positiva e eles demonstraram

total compreensão da mensagem contida

na exposição. “Foi importante perceber

que temos um professor que, de forma

respeitosa, se interessa pelo que nós

pensamos. Que tem interesse em des-

cobrir o que a gente é de verdade, e