

Revista Appai Educar
53
não gosta de estudar, que não tem cultura…
O objetivo foi o de representar a diversidade
de valores, de riqueza e de beleza que existe
dentro da escola pública. O projeto é também
uma forma de levantar a estima dos alunos,
oferecendo a oportunidade de eles se reconhe-
cerem de outra forma”, explica o professor.
No início, Thiago sentava no pátio da
escola com a câmera na mão e logo surgiam
os primeiros interessados em saber o que o
professor estava fazendo. Depois começou a
falar sobre a sua ideia com as turmas em que
lecionava e com alguns alunos que conside-
rava interessante incluir no projeto. Aqueles
que gostariam de ser fotografados po-
deriam procurar o educador para
acertarem os detalhes. Assim,
as atividades foram realizadas
ao longo de quase dois anos.
Durantes as aulas, o pro-
fessor propôs que os alunos
escrevessem uma carta
destinada à escola di-
zendo tudo o que eles
tinham vontade de
expressar e nunca
puderam. No final do texto, eles deveriam
dedicar uma música para a instituição. Desse
material foram retirados trechos para serem as
legendas das fotos. Dessa forma, o professor
conseguiu fazer com que um maior número
de alunos estivesse representado no projeto.
Cerca de duas mil cartas foram escritas
tendo a escola como destinatária. Dentre as
colocações dos estudantes estavam o dese-
jo de uma infraestrutura melhor e de mais
manifestações de afeto. “Os alunos sentem
falta de um olhar que julgue menos e tente
entender mais. Buscam uma demonstração
de interesse. Talvez a gente tenha que ser
mais curioso para tentar compreendê-los. Ao
fazermos isso deixamos de ter medo, e quem
sabe ao deixar de temer a gente consiga amá-
-los mais”, reflete o educador.
Entre os alunos, o projeto teve reper-
cussão muito positiva e eles demonstraram
total compreensão da mensagem contida
na exposição. “Foi importante perceber
que temos um professor que, de forma
respeitosa, se interessa pelo que nós
pensamos. Que tem interesse em des-
cobrir o que a gente é de verdade, e