Table of Contents Table of Contents
Previous Page  25 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 25 / 74 Next Page
Page Background

Revista Appai Educar

23

Os alunos dançaram ao

som da música “

Thriller

”,

grande sucesso de Michael

Jackson dos anos 1980

Escola Municipal Ramiz Galvão

Praça Ricardo Gonçalves, s/nº – Realengo

Rio de Janeiro/RJ

CEP: 21750-420

Tel.: (2

1) 3335-4430

E-mail

:

emramizgalvao@rioedu

ca.net

Fotos: Comunicação Appai

Cada grupo confeccionou seus próprios cartazes, ma-

quetes, quadros e telas, além de leitura e interpretação de

textos diversos: crônicas, músicas e poesias. Os alunos do

8º ano apresentaram o trabalho voltado para a década de

1920 e focaram na liberdade da mulher, abordando assuntos

como, por exemplo, as mudanças no estilo das roupas. Os

fatos mais marcantes dos anos 1940 foram desenvolvidos

pelos estudantes do 7º ano, que mostraram um período

muito conturbado para a humanidade, devido ao Holocaus-

to e ao lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e

Nagasaki, no Japão. O projeto

A3

(Aceleração 3) lembrou

os anos 1970 revivendo a discoteca, na época em que a

disco music

embalava as pistas através do

hit

“Os embalos

de sábado à noite”, com John Travolta e Donna Summer.

Ao som da música “

Oh Happy Day

”, a turma 1.702, do

9º ano, realizou uma apresentação especial caracterizada

com trajes dos anos 1960. Os alunos também desenvolve-

ram cartazes e aprenderam um pouco mais sobre o regime

militar no Brasil, além da grande novidade daquela época:

a primeira transmissão em cores da televisão brasileira. As

turmas 1.601, 1.602 e 1.603, do 6º ano, ficaram respon-

sáveis pela década de 1980, dançando e mostrando toda a

coreografia da música “

Thriller

”, um dos maiores sucessos

do cantor Michael Jackson, levando pais e mães

dos estudantes a vibrarem com a apresentação.

Alunos do projeto

NJM

(Nenhum Jovem a

Menos) elaboraram um painel com os principais

fatos históricos da última década do século XX,

os anos 1990. Destacaram-se o

impeachment

do

ex-Presidente da República Fernando Collor de

Melo, em 1992, e a conquista da Seleção Brasi-

leira de Futebol na Copa do Mundo de 1994.

Para a professora Jacqueline Amaro, o

trabalho foi importante pelo fato de desenvolver

as habilidades dos estudantes fora da sala de

aula. “O projeto sobre as décadas foi uma ótima

maneira de trabalhar a história de uma forma que

foge ao tradicional. Os alunos tiveram contato com

fontes de pesquisa diversas e puderam expor seus

talentos em desenhos, danças e teatro”, conclui.

Colaboração: Leonardo Mega

cada ano, organizamos junto a toda a equipe docente os

temas que serão trabalhados no decorrer do período leti-

vo, tendo como referência o desempenho de nossa escola

no ano ou semestre anterior. Normalmente, escolhemos

um assunto para cada bimestre, pois todas as atividades

também servem para a avaliação dos nossos alunos. Além

disso, buscamos questões que sejam significativas para

eles e que possibilitem a participação efetiva de todos os

docentes. Percebemos que os estudantes estão cada vez

mais envolvidos com este tipo de proposta, e nesse projeto

não foi diferente”, conta orgulhosa.