

Revista Appai Educar
23
Os alunos dançaram ao
som da música “
Thriller
”,
grande sucesso de Michael
Jackson dos anos 1980
Escola Municipal Ramiz Galvão
Praça Ricardo Gonçalves, s/nº – Realengo
Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21750-420
Tel.: (2
1) 3335-4430:
emramizgalvao@rioeduca.net
Fotos: Comunicação Appai
Cada grupo confeccionou seus próprios cartazes, ma-
quetes, quadros e telas, além de leitura e interpretação de
textos diversos: crônicas, músicas e poesias. Os alunos do
8º ano apresentaram o trabalho voltado para a década de
1920 e focaram na liberdade da mulher, abordando assuntos
como, por exemplo, as mudanças no estilo das roupas. Os
fatos mais marcantes dos anos 1940 foram desenvolvidos
pelos estudantes do 7º ano, que mostraram um período
muito conturbado para a humanidade, devido ao Holocaus-
to e ao lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e
Nagasaki, no Japão. O projeto
A3
(Aceleração 3) lembrou
os anos 1970 revivendo a discoteca, na época em que a
disco music
embalava as pistas através do
hit
“Os embalos
de sábado à noite”, com John Travolta e Donna Summer.
Ao som da música “
Oh Happy Day
”, a turma 1.702, do
9º ano, realizou uma apresentação especial caracterizada
com trajes dos anos 1960. Os alunos também desenvolve-
ram cartazes e aprenderam um pouco mais sobre o regime
militar no Brasil, além da grande novidade daquela época:
a primeira transmissão em cores da televisão brasileira. As
turmas 1.601, 1.602 e 1.603, do 6º ano, ficaram respon-
sáveis pela década de 1980, dançando e mostrando toda a
coreografia da música “
Thriller
”, um dos maiores sucessos
do cantor Michael Jackson, levando pais e mães
dos estudantes a vibrarem com a apresentação.
Alunos do projeto
NJM
(Nenhum Jovem a
Menos) elaboraram um painel com os principais
fatos históricos da última década do século XX,
os anos 1990. Destacaram-se o
impeachment
do
ex-Presidente da República Fernando Collor de
Melo, em 1992, e a conquista da Seleção Brasi-
leira de Futebol na Copa do Mundo de 1994.
Para a professora Jacqueline Amaro, o
trabalho foi importante pelo fato de desenvolver
as habilidades dos estudantes fora da sala de
aula. “O projeto sobre as décadas foi uma ótima
maneira de trabalhar a história de uma forma que
foge ao tradicional. Os alunos tiveram contato com
fontes de pesquisa diversas e puderam expor seus
talentos em desenhos, danças e teatro”, conclui.
Colaboração: Leonardo Mega
cada ano, organizamos junto a toda a equipe docente os
temas que serão trabalhados no decorrer do período leti-
vo, tendo como referência o desempenho de nossa escola
no ano ou semestre anterior. Normalmente, escolhemos
um assunto para cada bimestre, pois todas as atividades
também servem para a avaliação dos nossos alunos. Além
disso, buscamos questões que sejam significativas para
eles e que possibilitem a participação efetiva de todos os
docentes. Percebemos que os estudantes estão cada vez
mais envolvidos com este tipo de proposta, e nesse projeto
não foi diferente”, conta orgulhosa.