

Revista Appai Educar
21
Os estudantes realizassem
também um trabalho sobre o
Dia de Ação de Graças. Com
objetivo de que soubessem
um pouco mais sobre a cultura
norte-americana e quais são
as influências no Brasil
Colégio Estadual Professor Joel de Oliveira
Rua Pastor José Ramalho, 98 – Deodoro
Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21670-200
Tel.: (2
1) 2333-5616:
zmoura@prof.educacao.rj.gov.br
Diretora-geral: Zoraide Moura
Fotos: Marcela Figueiredo
Para a realização dos trabalhos, as turmas foram dividi-
das em grupos de cinco ou seis alunos e orientadas a utilizar
como fonte de pesquisa o acervo da biblioteca da escola,
jornais, revistas, páginas da internet e textos indicados pelos
professores. A professora de Língua Estrangeira Rosaneia
Moreira pediu que os estudantes realizassem um trabalho
cultural sobre o Dia de Ação de Graças. O objetivo, segundo
ela, foi fazer com que os estudantes soubessem um pouco
mais sobre a cultura norte-americana e quais são as influ-
ências no Brasil. “É importante que os alunos aumentem
a bagagem cultural e saibam a origem do que praticamos
e das palavras que utilizamos no nosso cotidiano. Com o
projeto, estimulamos a pesquisa e a autonomia na busca
de informações”, explica a professora de inglês.
O professor de Língua Portuguesa Mario Alves destaca
a importância de os estudantes terem acesso a diferentes
experiências educacionais: “Queremos estimular os alunos
a ter iniciativa e a pesquisar por conta própria. No entanto,
uma experiência não exclui a outra. Eles devem ser apre-
sentados ao maior número de possibilidades de aprendizado
possível. Precisam conhecer as opções e descobrir qual o
melhor método a ser empregado”, destaca o docente.
A participação dos estudantes foi obrigatória e eles foram
avaliados levando em consideração o desenvolvimento dos
temas propostos, explicação e domínio sobre os assuntos,
atuação, interesse e organização. O trabalho serviu como
parte da avaliação do quarto bimestre escolar.