Table of Contents Table of Contents
Previous Page  23 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 23 / 74 Next Page
Page Background

Revista Appai Educar

21

Os estudantes realizassem

também um trabalho sobre o

Dia de Ação de Graças. Com

objetivo de que soubessem

um pouco mais sobre a cultura

norte-americana e quais são

as influências no Brasil

Colégio Estadual Professor Joel de Oliveira

Rua Pastor José Ramalho, 98 – Deodoro

Rio de Janeiro/RJ

CEP: 21670-200

Tel.: (2

1) 2333-5616

E-mail

:

zmoura@prof.educacao

.rj.gov.br

Diretora-geral: Zoraide Moura

Fotos: Marcela Figueiredo

Para a realização dos trabalhos, as turmas foram dividi-

das em grupos de cinco ou seis alunos e orientadas a utilizar

como fonte de pesquisa o acervo da biblioteca da escola,

jornais, revistas, páginas da internet e textos indicados pelos

professores. A professora de Língua Estrangeira Rosaneia

Moreira pediu que os estudantes realizassem um trabalho

cultural sobre o Dia de Ação de Graças. O objetivo, segundo

ela, foi fazer com que os estudantes soubessem um pouco

mais sobre a cultura norte-americana e quais são as influ-

ências no Brasil. “É importante que os alunos aumentem

a bagagem cultural e saibam a origem do que praticamos

e das palavras que utilizamos no nosso cotidiano. Com o

projeto, estimulamos a pesquisa e a autonomia na busca

de informações”, explica a professora de inglês.

O professor de Língua Portuguesa Mario Alves destaca

a importância de os estudantes terem acesso a diferentes

experiências educacionais: “Queremos estimular os alunos

a ter iniciativa e a pesquisar por conta própria. No entanto,

uma experiência não exclui a outra. Eles devem ser apre-

sentados ao maior número de possibilidades de aprendizado

possível. Precisam conhecer as opções e descobrir qual o

melhor método a ser empregado”, destaca o docente.

A participação dos estudantes foi obrigatória e eles foram

avaliados levando em consideração o desenvolvimento dos

temas propostos, explicação e domínio sobre os assuntos,

atuação, interesse e organização. O trabalho serviu como

parte da avaliação do quarto bimestre escolar.