REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 146

Certificado Certificado FÉRIASE ESTUDOS, deumatch! Conciliarolazercomoestudoauxilianaqualidadedo materiallidoenaretençãodeseconteúdo Ano25–146-2022-CIRCULAÇÃO DIRIGIDA – DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

Revista Appai Educar Conselho Editorial Julio Cesar da Costa Ednaldo Carvalho Silva Andréa Schoch Jornalista Editora Antônia Lúcia Figueiredo (M.T. RJ 22685JP) Assistentes de Editorial Jéssica Almeida e Richard Günter Designers Luiz Cláudio de Oliveira Yasmin Gundim Revisão Sandro Gomes Colaboração Luiza Morato Professores, enviemseus projetos para a redação da Revista Appai Educar: End.: Rua Senador Dantas, 117/229 2º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ. CEP: 20031-911 E-mail: jornaleducar@appai.org.br redacao@appai.org.br www.appai.org.br EXPE DIEN TE

Revista Appai Educar LÍNGUA PORTUGUESA POR SANDRO GOMES AS PALAVRAS E O FUTEBOL Em tempos de Copa do Mundo, quando o mais popular esporte do planeta toma corações e mentes mundo a fora, sempre reaparecem aqueles termos ligados ao futebol. Como há muitas pessoas que normalmente não acompanham os jogos, mas nessa época demonstram interesse, vamos utilizar a coluna pra falar sobre a origeme curiosidades sobre alguns nomes que têma ver com tudo o que está acontecendo nos gramados (ou nos relvados, como dizem os portugueses).

Revista Appai Educar Corner O conhecido escanteio ou tiro de canto era commais frequência chamado de corner, palavra inglesa que significa “canto” ou “ângulo”. Repare que o vocábulo, ao contrário de outros que chegaram ao português vindos de outros idiomas, não ganhou uma grafia adaptada ao nosso idioma (córner, como deveria ser), sendo empregada assimmesmo, sem acento. Pênalti Já essa foi “aportuguesada”, adaptada do inglês penalty, ou seja, “penalidade”. A expressão que designa a infração cometida dentro da grande área de uma defesa, e que dá direito a um tiro livre sem barreira (em tese um quase gol), é na verdade a redução de “penalidade máxima”, já que existem outras infrações não tão graves.

Revista Appai Educar cuja madeira maleável permitia a construção de armas como a zagaia. Vale lembrar também que os zagueiros eram também chamados de beques (aportuguesamento de back, do inglês), parte de trás ou retaguarda. Goleiro Essa palavra que designa a posição mais sofrida do futebol é uma livre adaptação do original inglês “goal-keeper” ou literalmente “o que mantém a meta”. Aqui no Brasil, pode-se discutir se o termo expressa bem a posição, já que o gol pode ser tanto o tento do esporte quanto a própria trave. Melhor fazem nossos irmãos portugueses, que empregam o termo “guarda-redes”. Zaga A palavra usada para os defensores tem vários significados. O dicionário da Real Academia Espanhola cita a origem do árabe sáqa, que significa retaguarda em linguagemmilitar. E num sentido aproximado, zaga seria também uma árvore,

Revista Appai Educar *Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa, Literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj. de além-mar e certamente nem se compara ao utilizado pelo inglês: defensive midfielder. Não rola, né?! Há outros termos envolvendo o futebol que são bem interessantes e até permitem uma boa aquisição de conhecimento. Quem sabe a gente não fala deles em outra oportunidade? Por ora ficamos com a esperança de mais uma estrela na camisa mais campeã do futebol mundial. Até a próxima, pessoal! Volante Agora um termo que tem origem aqui mesmo, entre nós. Os “camisas 5” do futebol recebem esse nome por causa de um atleta argentino que atuava no Brasil, chamado Carlos Volante. Como se trata da posição de um jogador de meio-campo com algumas funções defensivas, é chamado em Portugal de “trinco”. Cá entre nós, o nome que usamos é bem melhor do que o dos nossos patrícios

Revista Appai Educar OPINIÃO POR HELEN LÚCIA A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NA ESCOLA odas as pessoas têmalguémemque se espelham, alguém que as inspira. Na maioria das ocasiões, os exemplos vêm de casa: pais e avós. Por vezes, o espelho é um herói ou mesmo um atleta famoso. Mas há determinado momento da vida, geralmente infânciaouadolescência, emque essa figura é o professor. É comumque crianças e jovens vejam seus educadores como exemplo. Passamumbom tempo juntos, T

Revista Appai Educar falam sobre diversos assuntos, riem, choram juntos. Uma relação construída muito além do conteúdo programático, muito além do livro. Nesse contexto, ser capaz de se conectar com os estudantes é a base. E como alcançar a todos? Somos tão diferentes uns dos outros, temos gostos e manias tão distintas, torcemos para times opostos. O que fazer? As crianças (todas as pessoas, na verdade) precisam sentir-se representadas nos lugares onde estão e para onde querem ir. A representatividade ajuda a cada um que se sente diferente (e somos!) a sentir que tem seu espaço, onde quer que esteja. Eu enquanto criança me recordo de pedir à minha mãe (branca) um cabelo como o da âncora do jornal (também branca). Não havia na mídia espaço para o preto, senão como escravo. Hoje, as crianças veem pessoas pretas em diversos lugares, ocupando vários cargos. Existem âncoras pretas para inspirar as meninas e seus cabelos! Ainda falando sobre mim: levei anos para aprender a cuidar de meu

Revista Appai Educar cem (se não vivenciaram) ao menos umasituaçãodediscriminação. Éverdade que avançamos. O caminho a ser percorrido, porém, ainda é longo. E nós educadores precisamos aproveitar a oportunidade que temos de ser espelho para inspirar nossos jovens positivamente. Alunos pretos que têm uma professora preta, com duas graduações, cabeloeduranteapandemia passei a experimentar penteados novos. Para minha surpresa, conquistei umgrupo de alunas que são como eu e têm o cabelo como o meu. Atingi tambémaquelas comcabelo diferente, que se apaixonaram pelos penteados. Percebi comoalgo “simples”–ocabelo–mudouavisão das crianças. Em poucas semanas várias delas desfilavamcomonovopenteado. O cabelo é, de fato, umdetalhe. A verdade é que podemosnosconectardediversas formas:atravésdeumanime, do futebol, de uma música. Mas “detalhes” como o cabelo, a cor da pele, o gênero, a religião, a altura, o peso e tantas outras forampor muitosanosmotivoparapreconceito e distinção. Vi casos em escolas, partindo de professores! Tenho certeza de que todos os educadores conhe-

Revista Appai Educar *Helen Lúcia é bacharela e licenciada em Pedagogia, licenciada em Inglês; pós-graduanda em Educação Digital, Especialista em Virtual Teacher e em Teaching English as a Second Language. É embaixadora no Brasil do Kahoot! e leciona Inglês, Informática e Educação Financeira. duas especializações, pós-graduanda, que fala outro idioma fluentemente, que é embaixadoradeumapp educacional acreditam que podem fazer omesmo oumais, pois estão representados. Estudantes com TDAH, TEA, espectroautista, cadeirantes, de qualquer credo e de qualquer gênero precisam ver que podem fazer mais. E podem!

Revista Appai Educar ARTES POR JÉSSICA ALMEIDA Soltando a criatividade Com direito a criação livre, votação e premiação, os alunos participaram de um concurso de desenho proposto pela escola P ara estimular a criatividade e desenvolver cada vez mais as habilidades artísticas dos alunos, o Instituto Menino Jesus – localizado em Comendador Soares, Nova Iguaçu – criou o concurso de desenho “Criando e Recriando”. A ideia surgiu para estimular a criatividade e a reflexão dos estudantes do 6º e 9º ano, bem como para diversificar a prática pedagógica por meio do estímulo à criação de imagens e textos.

Revista Appai Educar Idealizado pela coordenadora Fernanda Soares de Souza Valentino e pela assistente Mariane Fonseca Nery, o projeto teve como objetivo externar os sentimentos dos alunos através da arte, funcionando como suporte socioemocional da escola, bem como todaa comunidadeescolar. Alémdedarênfaseàoriginalidade, sempreatreladaàcoerênciacom o tema proposto, proporcionando o protagonismo e pertencimento do estudante consigomesmo. A atividade também envolveu os professores de ArtesEduardoMadeiro, FabianeAparecida, Patrícia Medeiros, Rosana Campos e o professormediador Thiago Bastos. Os desenhos foram realizados no dia da culminância do evento, para dar mais emoção no processo de criação. “Os alunos poderiam levar as suas inspirações, porém teriam que realizar a atividade na escola. Dessa forma ficaria justo com todos os participantes”, explica Eduardo.

Revista Appai Educar Ele conta ainda que o tema foi livre, para dar autonomia de estilo para os estudantes. Já a votação, que durou uma semana, foi feita de forma on-line, através de um formulário do Google. Após a apuraçãodoresultado,aconteceuapremiaçãodosalunos, que contou com ingressos para cinema com direito a acompanhante, lanches e chocolates. “As aulas de Artes, além de seremmuito importantes para colocar um pouco da nossa criatividade para fora, ajudam a quebrar essa coisa rígida da sala de aula. É necessárioquetodososalunosconheçamumpouco danossacultura, quevaimuitoalémsódodesenho. Fiquei muito feliz em saber que fui a 1ª colocada do concurso, é umreconhecimento pelomeu esforço e trabalho”, explica a estudanteMirella Leite. Já a colega Nayara Souza, que ficou em segundo lugar, contaqueadorouessaexperiência. “Aarte expressaemoçõespormeiodos traços, oatodede-

Revista Appai Educar senhar é como construir linhas da imaginação e, do meu ponto de vista, trazendo formas e cores. Sobre o concurso, foi uma motivação para quem gosta de desenhar e foi uma grande experiência poder participar de algo como esse. Aceitei por ter achado bom o incentivo da escola em tomar esta iniciativa, nunca pensei que poderia estar entre os vencedores”, finaliza a aluna. Instituto Menino Jesus Estrada Luis Soares, 560 – Comendador Soares – Nova Iguaçu/RJ CEP: 26280-050 Tel.: (21) 2768-6225 E-mail: institutomeninojesus@imjedu.com.br Fotos: cedidas pela escola e banco de imagens gratuitas do Freepik.

Revista Appai Educar INTERDISCIPLINARIDADE POR ANTÔNIA LÚCIA A BELEZA DOS TONS Alunos descobrem novas paletas de cores e valorizam suas imagens P ara cada cor uma infinidade de variação de tons. Seja no arco-íris, nosmosaicos degradés, nas caixas de lápis de cores ou nas escalas gráficas e industriais. Mas quando se trata da cor da pele de cada indivíduo essa variação tende a ficar mais limitada, sobretudo para as crianças que nessa fase costumam ser mais literais acerca dos fatos. E pensando emmostrar a importância e o valor de cada cor, de cada tom, a professora KellyMadaleny, regente do 4° ano, juntamente coma docente Carla Barros, de Artes Cênicas, idealizaramcomos alunos do Fundamental I, da Escola Municipal Dalva Lazaroni, localizada emCosmos, ZonaOeste do Rio de Janeiro, o projeto Lápis da cor da pele. Durante o desenrolar das atividades os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar e aprender que não existe apenas uma cor de pele, e que, independente da nuance ou variação, todas têm seu padrão de beleza.

Revista Appai Educar O despertar da valorização A professora relembra que em algumas aulas, quando uma criança pedia um lápis cor de pele, ela propositadamente entregava um marrom. “Diante do espantodela, eupedia para que colocasse o objeto próximo a sua pele e me dissesse qual dos lápis contemplaria a sua cor, em caso de um autorretrato”. A ideia, segundo Kelly Madaleny, era levar de uma forma lúdica e prazerosa os pequenos a uma reflexão sobre o despertar da valorização do tom de sua pele. Para ampliar essa conscientização entre as crianças, as professoras apresentaram o vídeo “Dudu e o lápis cor de pele”, a fim de que tivessem ummomento de conversa mais descontraída sobre o tema. Em meio a esse bate-papo, foi apresentada aos alunos, que até então desconheciam, caixa com lápis de cores com vários tons de pele. Animados coma receptividade trazida pela novidade, estudantes e a professora decidiram escrever aos fabricantes solicitando doações de alguns exemplares.

Revista Appai Educar Caixas de amor Todavia, a resposta não foi positiva. “Não tive sucesso! Então, fiz uma campanha nas redes sociais e em menos de 24 horas conseguiadoação,emquantidade suficiente para contemplar a todos”. Durante a entrega as professoras realizaramuma dinâmicaemqueaoabriracaixaacriança se deparava comumespelho. “Nós estávamos juntasnestedia, e realizamos a atividade no teatrodaescola, umespaço lúdicoe encantado.Apósreceberemseus lápis, as crianças ficaram à vontade pelo chão produzindo seus autorretratos e usando a novidade que haviamacabado de receber”, explicamas docentes. Dentre outras mensagens que havia nas caixas, relembramas professoras, os alunos se depararam comumespelho, cuja ideia era a de que eles pudessem se enxergar como são. Ao final, com o apoio da coordenação pedagógica e da direção escolar, todos os trabalhos foram expostos. “Também realizamos um ensaio fotográfico com as crianças e, no dia da entrega dos lápis, as fotos passaram no telão do teatro da escola”, comemora. Para que todo o processo realizado não ficasse restrito apenas aos alunos, asdocentesKelly e Carla criaram um jornal que circulou por toda a escola, descrevendo todas as etapas do trabalho. Até porque o professor, relatam as docentes, é um multiplicador, um criativo na troca dos saberes e, sendo assim, por que não criar algo que também servisse como inspiraçãoparaos demais colegas de classe? “Essa experiência dinamizadora nos impulsiona, sobretudo quando percebemos os novos frutos florescendo”, argumentam as docentes.

Revista Appai Educar O trabalho desenvolvido entre a turmadoFundamental I naE. M. Dalva Lazaroni jácomeçouadarnovos resultados, éoque garantemas idealizadoras do projeto, lembrando que neste semestre a professora de Inglês Flávia Miguel, que também leciona para o 4° ano, aderiu à atividade. Mas, de acordo com a equipe pedagógica, a troca de saberes é contínua, e nesse semesEscola Municipal Dalva Lazaroni Rua das Castanhas, 117 – Cosmos – Rio de Janeiro/RJ CEP: 23066-220 Tel.: (21) 2168-8241 Diretor: Rogério Pires Diretora Adjunta: Elaine Gasparelli Fotos cedidas pela escola tre está sendo inspiradapelaobra “Escrevivências”, de Conceição Evaristo. “Inclusive,nomêsdenovembro,osestudantes apresentarão a peça ‘Ceição Menina’. Mas essa é uma outra história”, finaliza a regente do 4º ano, dandoum spoiler de que, diferente doque muitos acreditam, as crianças amam compartilhareaprendernovosconhecimentos. Multiplicadores de saberes

Revista Appai Educar TRABALHANDO OBRAS DE ARTE ARTES POR LUIZA MORATO O projeto “Leituras e releituras - pequenas mãos que grandes coisas farão” foi destaque internacional

Revista Appai Educar Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Heitor dos Prazeres, Romero Britto... Com certeza você já ouviu falar em algum desses nomes. Mas como usá-los em sala de aula, contextualizando as realidades dos alunos dentro das obras de arte desses pintores? Foi isso que a Creche Municipal Nação Mangueirense, localizada na comunidade da Mangueira, na Zona Norte do Rio, fez, através do projeto Ousar transformar porque somos capazes: Leituras e releituras – pequenas mãos que grandes coisas farão. O projeto desenvolvido na unidade escolar em 2021 buscou priorizar a cultura aliada à educação, como uma ferramenta potencializadora de construção de conhecimentos, saberes, pertencimento e cidadania. O grande objetivo foi estimular e motivar as crianças a conhecerem pintores brasileiros de grande importância.

Revista Appai Educar Para realizar esse trabalho, como o próprio nome do projeto já sugere, a Creche Municipal Nação Mangueirense desenvolveu atividades de leituras e releituras de obras de Tarsila do Amaral, Ivan Cruz, Heitor dos Prazeres e Romero Britto. Os artistas foram apresentados às turmas e suas telas foram reproduzidas pelos alunos, contextualizadas de uma maneira em que eles se compreendessem como protagonistas. Tudo isso através de pinturas individuais e coletivas, com pincéis, dedos, mãos e pés, recortes e colagens, modelagem em gesso, papéis coloridos, tecidos, entre outros. Para divulgar os trabalhos realizados por todas as turmas da creche, desde o berçário, foi feita uma exposição de artes na escola. Nela, tanto o público interno quanto o externo puderam conhecer as obras produzidas pelas crianças. Participaram também toda a comunidade do entorno, além de parceiros locais.

Revista Appai Educar O resultado de tudo isso não poderia ter sido melhor: o acesso das crianças a essas obras de arte tão importantes, além do incentivo às famílias para buscarem essa interação. A professora do maternal II, Christiane Muniz, vibrou com o alcance do projeto na vida dos alunos. “É compensador vislumbrar os resultados das produções de nossos estudantes, e isso me motiva a continuar levando o meu melhor para eles”, declarou. Luciana Santos, professora da turma maternal I, não economizou elogios aos trabalhos realizados pelos alunos. “Me surpreendi com o que fomos capazes de construir... Nossas releituras forammaravilhosas”, pontuou. “Ousar foi fantástico,, mas fazê-los compreender que somos capazes foi fundamental”, declarou também Cirlene Marques, que dá aula para o maternal II. O sucesso foi tanto, que o projeto Leituras e releituras - pequenas mãos que grandes coisas farão foi inscrito em uma ação do Museu do Amanhã, chamada Cultura Conecta. O trabalho realizado pelas crianças da comunidade da Mangueira ainda ultrapassou fronteiras e foi escolhido para representar o Brasil na Conferência Mundial de Cultura 2022, no México. O reconhecimento foi tamanho que até mesmo a sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Tarsilinha do Amaral, parabenizou a equipe da Creche Municipal Nação Mangueirense pelo projeto. CrecheMunicipalNaçãoMangueirense Rua Visconde de Niterói, 774 – Mangueira – Rio de Janeiro/RJ CEP: 20943-001 Tel.: (21) 97912-9763 E-mail: cirlene.msantos@rioeduca.net Fotos cedidas pela escola

Revista Appai Educar FÉRIAS E ESTUDOS, DEU MATCH! MATÉRIA DE CAPA POR ANTÔNIA FIGUEIREDO E JÉSSICA ALMEIDA Conciliar o lazer com o estudo auxilia na qualidade do material lido e na retenção desse conteúdo

Revista Appai Educar Sabemos que o dia a dia do professor é muito corrido e que as férias são muito esperadas. Nesse período, muitos educadores aproveitam o tempo livre para estudar ou correr atrás de um sonho antigo, como se especializar em uma nova área ou aprimorar um assunto que já domina. A prova disso é que, na Appai, mais de 10 mil inscrições foram feitas em cursos, palestras e videoconferências nos meses de dezembro e janeiro, somente em 2021. Nos últimos 5 anos esse número chega a 26 mil.

Revista Appai Educar A mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade Cristiane Guedes explica que os estudos em Neurociências indicam que a aprendizagem ocorre quando o cérebro acessa conteúdos adquiridos e com eles faz relações para a resolução de problemas. “O processo de aprender está diretamente relacionado ao movimento de armazenamento da memória. Acumulamos experiências ao longo da vida pelas sensações, formações continuadas e por relações que fazemos com os conteúdos assimilados. Numa situação de cansaço ou esgotamento essas relações ficam prejudicadas”, garante. Por isso, aprender algo num período de férias pode ser extremamente benéfico. A especialista ressalta que não restam dúvidas de que o esgotamento do cotidiano, por vezes, afasta o professor do investimento em sua formação. E quando o movimento de aprender se dá pelo viés da sensação, da emoção e do desejo, esse complexo formato acontece commaior eficiência, sendo, portanto, mais prazeroso.

Revista Appai Educar Assimilar assuntos diferentes de aprofundamento profissional é algo que, por vezes, fica comprometido, sem qualidade, pela dificuldade de se interpretar o texto lido, de reter as informações a serem acessadas e relacionadas e de ter foco. “Conciliar o lazer com o estudo ajuda muito na qualidade do material lido, na retenção desse conteúdo e nas relações que fazemos sobre o que foi abordado, e sem contar que para nós, professores, é delicioso aprender”, pontua a especialista. De acordo com Cristiane, diversos estudos apontam para a qualidade da aprendizagem relacionada ao momento de lazer. “Quando o professor busca aprofundamentos teóricos durante o período de recesso, seu movimento interno assimila melhor a aprendizagem. As relações de novos conteúdos com os já adquiridos ficam claras, e a resposta para a aprendizagem é mais significativa”, explica.

Revista Appai Educar Constância na aprendizagem Quando estamos mais relaxados, a aprendizagem acontece de forma tranquila, pois não há interrupções na maneira de aprender. A especialista ressalta a importância de descansar e também de dar continuidade aos projetos de vida. “Quando estamos alinhados com os nossos desejos profissionais, a persistência no processo de aprendizagem acontece com naturalidade, visto que já temos reservas e, sendo assim, sentimos então a necessidade de continuar a estudar”, afirma Cristiane. Segundo ela, é importante manter a mente ativa. “Ir de encontro com os nossos sonhos e o estudo propicia isso. Reafirma a nossa identidade pessoal e profissional. O movimento de aprender reforça a busca por conteúdos e a noção de continuidade. A aprendizagem implica uma mudança interna de competências, habilidades, conhecimentos, comportamento e até valores”, esclarece a psicopedagoga.

Revista Appai Educar Na Appai a capacitação não tira férias! Além de todos os cursos gratuitos que apresentaremos para você, que ambiciona aproveitar esse momento e dar um “up” no seu currículo, se você é associado Appai ainda temmuito mais. O benefício Educação Continuada presencial e o EAD prepararam uma lista incrível de cursos, palestras, videoconferências para que você aumente ainda mais o seu escore de qualificação e de conhecimento. Ah! vale lembrar que, além dos cursos relacionados aqui, você pode participar de muitos outros acessando o Portal do Associado. Programação de Janeiro (Videoconferência via Zoom – Educação Continuada) Planejamento aplicado combase na BNCC e emReggio Emília – aula 1 10/01/2023 (terça-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Márcia Gil Inclusão: a sala de recursos e o preenchimento do PEI para a aplicação 19/01/2023 (quinta-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Amanda Carlou Planejamento aplicado combase na BNCC e emReggio Emília – aula 3 24/01/2023 (terça-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Márcia Gil Habilidades socioemocionais no contexto educacional 31/01/2023 (terça-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Fábio Eduardo Silva Reggio Emilia - BNCC e as práticas pedagógicas centradas nas crianças – aula 2 17/01/2023 (terça-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Márcia Gil Inclusão: a sala de recursos e o PEI – case 12/01/2023 (quinta-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Amanda Carlou

Revista Appai Educar Programação de fevereiro (Videoconferência via Zoom – Educação Continuada) Quecérebroéessequechegaàescola? 02/02/2023 (quinta-feira) 14h30 às 16h Palestrante: Marta Relvas Librasem75minutos 28/02/2023 (terça-feira) 19 às 20h15 Palestrante: Instituto de Libras do Rio de Janeiro Neurodidática-aneurociênciana práticapedagógica–Aula1 07/02/2023 (terça-feira) 19 às 20h30 Palestrante: André Codea Pessoascomtranstornodoespectro autista–Aula1 09/02/2023 (quinta-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Raquel Del Monde Neurodidática-aneurociênciana práticapedagógica–Aula2 14/02/2023 (terça-feira) 19 às 20h30 Palestrante: André Codea Inclusão – pessoas com síndrome de down 23/02/2023 (quinta-feira) 19 às 20h30 Palestrante: Dras. Cris Meirelles e Andreia Fernandes

Foto por Maya Maceka em Unsplash Revista Appai Educar PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO 2023 - EAD CURSO - FERRAMENTAS DIGITAIS PARA TRABALHO REMOTO Com o especialista em TI Douglas Mendes Mariano Carga horária: 80h, com certificado CURSO - MASSAGEM MODELADORA Coma esteticista Natalia de Camargo Sampaio Freitas Carga horária: 80h, com certificado CURSO - NEUROCIÊNCIA: COMO O CÉREBRO PODE ATUAR A NOSSO FAVOR? Com a doutora Marta Relvas Carga horária: 20h, com certificado CURSO - ESPANHOL Com a mestra Fabiana Melo Carga horária: 80h, com certificado CURSO - O MAKER NA EDUCAÇÃO Com o mestre MarceloReis Clemente Carga horária: 80h, com certificado CURSO - LGPD NA EDUCAÇÃO Comadoutora PatríciaCorrêaSanches Carga horária: 10h, com certificado

Foto por Windows em Unsplash Revista Appai Educar PROGRAMAÇÃO DE fevereiro 2023 - EAD CURSO - BATERIA PARA SAMBA Commúsico e baterista Marcos Ferr Cargahorária: 80horas, comcertificado CURSO - METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA Com o mestre Marcelo Clemente Cargahorária: 80horas, comcertificado CURSO - BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR ARTE Com a mestra Márcia Lisboa Cargahorária: 20horas, comcertificado CURSO - TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO E APRENDIZAGEM Com o mestre Marcelo Clemente Cargahorária: 80horas, comcertificado CURSO - ARDUINO Com a mestra Gedeane Gomes da Silva Kenshima Cargahorária: 80horas, comcertificado CURSO - COMIDA BÁSICA Com o chef Rafael Lucca Cargahorária: 80horas, comcertificado

Foto por Joyful em Unsplash Revista Appai Educar Programa de férias: formação gratuita! As tão esperadas férias nem sempre precisam ser sinônimo de mochila nas costas e pé na estrada. Esse período também pode ser aquele tão sonhado momento de refinar e ampliar conhecimentos. Pensando nisso, preparamos uma lista de cursos gratuitos para você impulsionar sua qualificação profissional. Lembramos que a responsabilidade dos prazos e datas de inscrições das informações abaixo, bem como documentação necessária para o ingresso nos cursos, são de total responsabilidade das instituições ofertantes.

Revista Appai Educar MEC Acesse o link: Cursos - AVAMEC Senai Acesse o link : SENAI 2023 → Inscrições Cursos Gratuitos SENAI 2023 e Vagas Sebrae Acesse o link: SEBRAE Cursos Gratuitos 2023 EAD - Inscrição → Inscrições 2023 (inscricoes2023.com.br) Coursera Acesse o link: Coursera | Degrees, Certificates, & Free Online Courses Iped Acesse o link: Cursos Grátis Online - Mais de 500 Cursos Gratuitos com Certificado - iPED FGV Acesse o link: Busca de Cursos | FGV Educação Executiva Sesi/Senai Acesse o link: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SESI/SENAI Espírito Santo | (eadsenaies.com.br) Prime Cursos Acesse o link: Cursos Gratuitos | Prime Cursos Online Grátis com Certificado 100% Válido Gienead Acesse o link: GINEAD : 400 Cursos Online Gratuitos | Certificado Válido

Revista Appai Educar *Cristiane Guedes é mestra em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Psicopedagoga, Especialista em Neurociência e Psicanálise Clínica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dificuldades em Aprendizagem. Atualmente trabalha como palestrante e professora de pós-graduação. Contato: criguedes@hotmail.com. **Todas as informações sobre os cursos gratuitos foram retiradas diretamente das páginas das instituições. Sendo das mesmas a total responsabilidade pelos dados divulgados. Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik e Unsplash.

Revista Appai Educar GUIA HISTÓRICO POR RICHARD GÜNTER UANÁ ETÊ Uma experiência ecológica para além dos cinco sentidos P ouco conhecido, Uaná Etê é um cantinho no Rio de Janeiro que vai deixar você e seus alunos com gostinho de quero mais. O espaço é um jardim ecológico e centro cultural a céu aberto que misturam música e contemplação da natureza, com lavandas, girassóis e som de pássaros, em um ambiente de Mata Atlântica.

Revista Appai Educar O local possui 26 jardins e instalações, entre os 135 mil metros de terreno e quase 10 km de caminhos, que fazem refletir sobre a importância da natureza, da música e da arte em nossa vida. Em poucas palavras: uma incrível aventura pedestre! O parque é também um projeto de reflorestamento e de polinização ornamental, que já plantou mais de 100 mil mudas, protegendo abelhas e pássaros. Entre um vale e ummonte, uma espiral ascendente de pisos rústicos de terra e pedra encanta os visitantes transportando-os para um outro mundo. Além das paisagens naturais, belos ornamentos também fazem a composição de lindas fotografias, como o primeiro labirinto dedicado à música do

Revista Appai Educar mundo, a famosa árvore de infinitas possibilidades para enlaçar seus sonhos, a asa que homenageia a águia carcará, bosque de sinos, orquidário, cactário, lavandário e muito mais. O paraíso ecocultural está localizado a duas horas do centro do Rio, emSacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, no histórico Vale do Café, e a apenas 15minutos do centro de Vassouras. O jardim tem uma gastronomia própria e celebrada, com chás de pedras preciosas e cestas personalizadas. O espaço tambémoferece experiências de visitação estendida na natureza, com pernoites no jardim, em temporada de vagalumes.

Revista Appai Educar Os associados da Appai podem realizar a atividade através do benefício Passeio Cultural. O programa é altamente indicado para aqueles que zelam pela educação ambiental, qualidade de vida e bem-estar. Dicas importantes aos visitantes: Leve sapatos confortáveis para as caminhadas ao ar livre Fotos e vídeos são recomendadíssimos Aproveite o máximo possível cada cantinho Uaná Etê RJ-121, 2265 - Sacra Família do Tinguá – Eng. Paulo de Frontin/RJ Whatsapp: (24) 98878-1550 Instagram: @uanaete Site: www.uanaete.com Horário de atendimento: todos os dias das 10 às 16h Fotos: Uaná Eté/Ascom

Revista Appai Educar TIKTOK EM SALA DE AULA MÍDIAS SOCIAIS POR JÉSSICA ALMEIDA Para despertar o interesse e a atenção dos alunos, professora grava vídeos com dicas de português

Revista Appai Educar Quando as escolas suspenderam as aulas presenciais em 2020, os professores precisaram repensar as suas aulas e metodologias, e as adaptarem para o ensino remoto. Uma das soluções encontradas foi utilizar as plataformas digitais como ferramenta pedagógica. A educadora Simone Porfiria, que leciona para o Ensino Fundamental I e II em duas escolas públicas, escolheu o TikTok para essa missão! Por lá ela produz vídeos com dicas de Língua Portuguesa e utiliza o conteúdo em sala de aula. A educadora conta que a ideia de levar omaterial das aulas para o TikTok surgiu para atrair os alunos que já estavam utilizando a rede social. “Os assuntos dos vídeos surgem sempre a partir de uma dúvida que o seguidor deixa nos comentários. Quando percebo que a pergunta é bastante interessante, eu respondo através de um vídeo novo e assim sucessivamente. Quanto mais comentários, maiores são as chances daquela dúvida virar um novo vídeo”, explica. A professora Simone Porfiria compartilha dicas de português na sua conta do TikTok

Revista Appai Educar Simone pontua que 99% do conteúdo são de dicas de português, e os assuntos mais pedidos são crase, vírgula e ortografia. E quando perguntamos sobre o uso do TikTok para fins educativos, ela garante que nunca foi um tabu em suas aulas. “Volta e meia eu indico outros perfis para que os alunos possam seguir e assistir. Os vídeos dessa rede social são muito curtos, duram emmédia 60 segundos. Por isso, quando algum aluno quer tirar alguma dúvida sobre algo que já está disponível no meu perfil, eu peço para que eles deem uma olhada. Quando conseguem enfim sanar a questão é realmente ummomento muito mágico e divertido”, pontua a professora. Após empregar o TikTok em sala de aula, a professora notou umnovo jeito de usar o aplicativo por parte dos estudantes. “Quando eles percebem que dá para aprender coisas interessantes que vãomuito alémdas dancinhas é algomuito significativo para mim. Nos meus vídeos hámuitos comentários de alunos, ex-alunos, mães, todos eles positivos e cheios de afeto”, garante Simone.

Revista Appai Educar Dicas para utilizar o TikTok nas aulas Faça como a professora Simone Porfiria e utilize a rede social queridinha dos alunos para ensinar sua disciplina ou até reforçar um conteúdo já aprendido. Confira algumas dicas: Reforçando o conteúdo aprendido: selecione os pontos mais difíceis do assunto estudado e organize vídeos curtos com dicas para reforçá-los. Dessa forma, o estudante pode assistir em casa quando estiver fazendo a sua tarefa ou estudando. Exemplos do tema: use vídeos do TikTok para exemplificar o tema da sua aula. Isso amplia a identificação com a turma por ser usada uma linguagem que é dominada por ela, o que potencializa a aprendizagem do conceito que você quer transmitir. Tarefa de casa: você pode aproveitar a familiaridade dos alunos com a rede social e pedir vídeos explicativos sobre os conteúdos que normalmente registrariam por escrito no caderno. É uma boa forma de ajudá- -los a organizar os tópicos, já que os vídeos têm limitação de tempo. Lembramos que esse tipo de atividade precisa do consentimento e da autorização da coordenação e dos pais dos alunos para acontecer. Afinal, trata-se de um aplicativo com alcance que vai além da escola. Mesmo que a rede social não seja especialmente desenvolvida para a aprendizagem, vimos que a “pedagogia” do TikTok tem o potencial de engajar os alunos e facilitar o aprendizado de assuntos que, às vezes, são complexos em sala de aula. E você, professor, já utilizou o TikTok ou outra rede social em sala de aula? Conte essa experiência para a equipe da Revista Appai Educar através do e-mail redacao@appai.org.br. Aguardamos o seu contato! Simone Porfiria é professora de Língua Portuguesa, alfabetizadora e especialista em Linguística. Contato: sporfiria@uol.com.br TikTok: @simoneporfiria Fotos: cedidas pela professora Fontes: Educador 360 e Lyceum.

Revista Appai Educar SOCIOAMBIENTAL LUIZ ANDRÉ FERREIRA* DESFILE SUSTENTÁVEL Samba e comunidades escolares unidos na neutralização de carbono A união das escolas: a tradicional e a de samba em prol do ensino ambiental. E a madrinha desse casamento é a Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo. Evoluindo junto com os sambistas, entram nas alas os alunos da rede municipal. O palco desse desfile socioambiental deixadeserexclusivamenteoSambódromo e passa a evoluir também por reservas ambientais. Neste caso, os gigantes carros alegóricos são substituídos por árvores. As purpurinas, por flores e os adereços, por folhas. Através desse acordo, estudantes eacomunidadedosambadaPortoda Pedra estão trabalhando juntos para neutralizaraemissãodecarbonopara o carnaval de 2023. Tudo a ver, já que vão proporcionar um desfile sustentável que vai muito além do tema do enredo“Invenção da Amazônia: um Delírio do Imaginário de Júlio Verne”. Seráaprimeiraagremiaçãoquevai sepreocuparemneutralizarsuapegadaambiental. Éumgrandepassopara o mundo do samba em sua inclusão na responsabilidade socioambiental. No caso de um desfile carnavalesco, um dos principais fatores é a queima do combustível utilizado para levar os gigantescos carros alegóricos do barracão da escola gonçalense para a concentração da Marquês de Sapucaí. A nossa coluna aqui na Revista Appai Educar sobre questões socioambientais estreia conversando com o secretário e o sub de Meio Ambiente da cidade de São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio) onde está sediada a Porto da Pedra. “Geralmente as escolas de samba que trazem esses temas ambientais nunca internalizam no próprio processo de criação. Como a Porto da Pedra traz esse enredo ambiental, houve a preocupação em introduzir a neutralização de carbono através delanoambientedocarnaval carioca.

Revista Appai Educar Foi feito um estudo técnico de quanto se deveria pensar em plantio de espécies nativas de florestas de Mata Atlântica que se pudesse compensar a emissão do carnaval”. Emborana avenida os carros alegóricos tenham que ser empurrados apenas por braços humanos devido a restrições do regulamento, eles usam sua própriamotorização ou guinchos a diesel para chegarem até a entrada dodesfile.Entramtambémnessacontabilidade as travessias dos componentes nos ônibus fretados para os ensaios técnicos epara odia da apresentação oficial, as baterias para os refletores, o combustível dos geradores e até a energia utilizada pelas máquinas de costura nos ateliês de fantasia e os equipamentos do barracão. E esse impacto será revertido em plantiodemudas que vai ser feito com a ajuda de estudantes da redemunicipal, incorporando ao processo o viés daeducaçãoambiental. “Osalunosdo Instituto Abraço do Tigre, em parceria com a Porto da Pedra e com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente, farão o plantio de 136 mudas nativas *Luiz André Ferreira é Professor e Mestre em Projetos Socioambientais de Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno”, explicou Carlos Afonso, Secretário de Meio Ambiente do município. Para atingir esse objetivo e não provocar o exotismo, são usadas nesse processo apenas espécies endêmicas da Mata Atlântica que foram cultivadas na própria APA do Engenho Pequeno. “Sendo o carnaval conhecido como ‘o maior espetáculo da terra’, é inovadora a ideia de um desfile sem emissões de CO², uma vez que o evento, promovendo a sua neutralização de carbono, estará zerando seu impacto ambiental em termos de emissões desses gases que contribuem para o aquecimento do planeta. Após levantamento e estimativas, chegamos a um total aproximado de mudasnecessáriasaseremplantadas para compensar a emissão de aproximadamente 2,12 toneladas de CO2. Ressaltamos queasmudas plantadas continuarão sequestrando carbono da atmosfera por mais 19 anos”, destacou Glaucio Brandão.

Revista Appai Educar Comunidade escolar Os alunos da rede municipal gonçalense e do braço social da agremiação carnavalesca foram incluídos não somentenoqueserefereaplantio,mas também no desenvolvimento do processo de cultivo da reserva ambiental. “E esses estudantes adoraram a ideia. A rede municipal de educação de São Gonçalo já mantém um projeto, o Estudo vivo, que prevê a interação entre as unidades de conservação do município e os professores. E esse case da Porto da Pedra se encaixou perfeitamentenessa filosofiaeducacional, em que os estudantes percebem qual é o papel deles nessa jornada de respeito ao plantio dessa floresta”, contextualiza o subsecretário, ressaltando que os docentes e diretores ficaram entusiasmadoscomessaaçãoeducacional viva e fora da sala de aula. Além da compensação de CO2 O desfile não será sustentável apenas através do enredo sobre Júlio Verner ou com a compensação de carbono.Amesmafilosofiaseráaplicadanos barracões e ateliês. As fantasias e carrosalegóricosestãosendoconstruídos commateriais menos impactantes ao ambiente. “Embora vá tratar da Amazônia, o carnavalesco Mauro Quintães se comprometeu em não usar penas naturais, somente as imitações sintéticas. Alguns carros utilizam o conceito da sustentabilidade com a reciclagemdemateriaisdeoutroscarnavais”, atesta o subsecretário. Obs.: Toda a informação contida no artigo é de responsabilidade do autor. Alunos gonçalenses em aula de campo

Revista Appai Educar INTERDISCIPLINARIDADE POR ANTÔNIA LÚCIA VIAJANDO PELO BRASIL Projeto estimula conhecimentos prévios dos alunos, criando um ambiente rico em aprendizagem V iajar é umtema que está presente na vida de qualquer pessoa. Seja desde as viagens mais curtas, passando pelas imaginárias, até as mais longínquas. Planejar conhecer e explorar novos lugares é sempre umdestino bempróximo dos sonhos da humanidade. Na Escola Municipal Herbert Moses, localizada em Nova Iguaçu, alunos e professores embarcaram em uma fantástica viagem, a fim de desbravar o Brasil, através do projeto Viajando pelo Brasil.

Revista Appai Educar De acordo coma idealizadora, professora Rosângela, de Geografia, um dos objetivos do trabalho foi explorar os conhecimentos prévios dos alunos, criando um ambiente rico em aprendizagem entre as turmas da EJA – nas fases iniciais IV e V –, bem como nos períodos finais que abrangem a VI, VII, VIII e IX fases. “O projeto aconteceu de modo a desenvolver habilidades como a autonomia, a proatividade, a curiosidade. Também fomentou a comunicação interpessoal e o trabalho em equipe, entre alunos, professores e todo o grupo escolar onde cada docente abordou dentro de sua área curricular as questões referentes ao nosso país”, explica a orientadora educacional Rita de Cássia Morais.

Revista Appai Educar Visão mais ampla a respeito do tema Realizado de forma interdisciplinar, todasasdemaismatériasestiverampresentes no projeto, abordando o tema em sala de aula. Em Geografia o principal objetivo foi entender a dinâmica do espaço geográfico vivenciado pelo alunos, a partir dos continentes, países, regiões, estado, município e bairro em que estão localizados. “Entender as formas de relevo, a importância da água, os fenômenos climáticos, as bandeiras dos estados brasileiros, bem como os pontos turísticos do país foram questões apresentadas aos estudantes através dos conteúdos, a fim de que eles pudessem visualizar

Revista Appai Educar as diferentes formas e características geográficas dentro do Brasil”, ressalta a professora Rosângela. Já as disciplinas de Língua Portuguesa, orientada pelas professoras Maria das Graças e Adriana, de ILPT, e Alessandra, de Educação Física, trabalharam a arte referenciando a cultura popular brasileira, através da musicalização regional, do poema, da poesia, da literatura, através do cordel e da dança. Além da aprendizagem teórica, os estudantes também vivenciaram a experienciapráticacomapresentações referenciando os artistas brasileiros e a dança através dos gostos musicais dos próprios alunos. “A arte contribuiu como nenhuma outra disciplina porque é um caminho que traz liberdade de expressão, poder de análise e insere o

Revista Appai Educar indivíduonocoletivo,aomesmotempo em que fortalece sua individualidade”, asseguramos discentes. Doxologias Ativas Em Ciências o foco foram as atividades elaboradas com as riquezas naturais, abordando os biomas brasileiros, a fauna, a flora e sua diversidade. “A construção de um painel com as suculentas foi uma atração à parte, emque os alunos puderam ver a variedade de plantas referenciando o nosso Nordeste”, relata a professora Michelle, de Ciências. Na área das exatas, Matemática, o trabalho com gráficos e tabelas, demarcando os biomas nacionais da época do descobrimento até os dias atuais e a sua degradação, conscientizou os alunos para a necessidade de proteção e ampliação da consciência ecológica. “Preservar é preciso! E foi através da

Revista Appai Educar construção dos gráficos que os alunos puderamperceber que a mudança precisa ser agora”, enfatizam os professores de Matemática Paula e Pablo. AHistória também foi contextualizada dentro do tema pela professora Simone, que organizou uma linha do tempo desde o descobrimento até osdiasatuais, comoesclarece

Revista Appai Educar a docente: “Os alunos construíram passo a passo alguns fatos históricos do Brasil. Todo o processo desenvolvido resultou também na construção de uma linha específica de cada aluno, através da qual eles perceberam que o tempo corre para todos, e que os acontecimentos não estão ligados somente a ele, mas que todos têm uma sequência de eventos na vida”, pontua. Culminância em tempo de festa! Para celebrar o fechamento do projeto, alunos e professores realizaram uma festa regional, denominada “Viva São João!”, com direito a músicas e comidas típicas da região Nordeste e danças, tudo isso regado a muita alegria e integração entre os alunos da Educaçãode Jovens e Adultos. “Essa experiência vivida pelos estudantes foi um momentoúnico emsuas vidas. Eles tiveram a oportunidade de viver e aprender na prá-

Revista Appai Educar tica os conteúdos acima relatados”, frisa a orientadora educacional. Ao falar sobreos resultadosdoprojeto, aequipe pedagógica ressaltou a importância de se desenvolver atividades com metodologias ativas de aprendizagem na transmissão do conhecimento, da motivação e do ensino experimental. “O projeto fomentou o trabalho em equipe, tanto entre os alunos quanto entre os professores. Issopermitiuque todosdesenvolvessemcompetências cognitivas e emocionais. Dessa forma, a culminância do projeto foi um momento muito importante e gratificante na vida dos estudantes, uma vez que foram protagonistas em todo o processo”, finaliza a orientadora educacional Rita de Cássia Morais. Escola Municipal Herbert Moses Rua da Liberdade, 343 – Bairro Cobrex – Nova Iguaçu/RJ CEP: 26210-000 Tel.: (21) 2657-2036

Revista Appai Educar GIRO PPAS POR RICHARD GÜNTER O ESPÍRITO NATALINO JÁ CHEGOU NA APPAI

Revista Appai Educar O mês de novembro na Appai marcou o lançamento de uma das datasmais solidárias do calendário. A campanha natalina do PPAS desse ano é mais uma vez emdobradinhacomobenefícioBoaViagem. O associado que se hospedar nas oito pousadas parceiras da Associação situadas emBúzios poderá participar levando umbrinquedo, contribuindoassimparaumNatalmais felizde62crianças das instituições Creche Comunitária Mães Trabalhadoras, de São Pedro da Aldeia, e Creche Construindo Sonhos, situada em Saquarema, Região dos Lagos. Momento Criança Em parceria com o benefício Bom Espetáculo, o PPAS realizou o projeto Momento Criança, no qual personagens do mundo infantil fazem videochamadas para os pequenos internados no Hemorio e aniversariantes pertencentes às diversas instituições cadastradas no Projeto Nutrindo. Ao todo, 67 crianças foram contempladas com a ação. 21 crianças HEMORIO 46 CRIANÇAS PROJETO NUTRINDO

Revista Appai Educar Notinhas solidárias • A 37ª realização do tradicional Baile Appai, que ocorreu no início de novembro, arrecadou 1.950 latas de leite em pó. • A Appai realizou emnovembro a doação de diversos itens de cozinha, incluindo forno, fogão e coifa industrial, geladeira, panelas, lavadora de louça, cubas, dentre outros. A instituição receptora desses itens foi o Gem Paz, inscrita e ativa no Projeto Nutrindo. Com isso, a Appai contribuiu diretamente para a criação do Projeto Cozinha Escola, apresentado ao PPAS. • Emnovembro, foi finalizado o processo de confecção de 200 camisas para voluntários do Inca e 250 cadernetas (agendas) a seremdistribuídas pelo INCAVoluntário aos seus parceiros.

Revista Appai Educar Para conferiroutras ações, acesse: Latas de leite Através do Projeto Nutrindo, que visa atender diversas organizações sem fins lucrativos, contribuindo para a suplementação alimentar de crianças, jovens e idosos, o PPAS doou, somente em julho de 2022, 8.541 latas de leite em pó. 6.314 JANE IRO 6.736 ABRI L 7.471 FEVERE IRO 9.006 MAIO 8.100 SETEMBRO 9.238 MARÇO 7.077 JUNHO 12.570 OUTUBRO 8.745 JULHO 13.890 NOVEMBRO 97.688 TOTAL 8.541 AGOSTO

Revista Appai Educar Professor, quer ver seu projeto pedagógico publicado na Revista Appai Educar? Envie um e-mail para redacao@appai.org.br e nos conte sua metodologia. Estamos ansiosos pelo seu material! Clique aqui e envie

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