Table of Contents Table of Contents
Previous Page  34 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 34 / 74 Next Page
Page Background

32

Revista Appai Educar

Ciências

O futuro da ciência em

boas mãos!

“H

oje a tecnologia privilegiamuito desenvolvi-

mento e várias questões humanas, sociais

e culturais, mas também de alguma forma

nossos alunos estão mais preguiçosos, até

porque tudo pode ser resolvido em tempo real. Então, cada

dia que passava, nós percebíamos que eles usavam mais

esse recurso ‘copiar e colar’”, afirma a supervisora pedagó-

gica Miriam Cardoso Garcia. Para mostrar aos estudantes

que eles precisavam aprender a pesquisar, ser criativos e

solucionar os problemas existentes na sociedade, o Colégio

Santa Mônica, unidade Bento Ribeiro, desenvolveu ao longo

de 2015 o projeto

Cientistas em a

ção. Luz, energia e arte foi

o tema gerador, inspirado na Unesco, em virtude dos grandes

problemas relacionados a questões hídricas.

Segundo a diretora Hermínia Maria Parente Gonçalves

Magalhães, o objetivo foi ensinar o aluno a compreender

o mundo em que vive, suas possiblidades e limitações, e a

As alunas da turma 11.512

apresentaram uma maquete

simulando uma plataforma

de petróleo

entender que o ser humano não é o centro do universo. “Foi

organizado todo um projeto de pesquisa, desenvolvendo uma

série de habilidades junto com os professores, que mediavam

todos os conflitos que acontecem nesse trabalho de equipe.

Despertamos a curiosidade deles para buscarem as soluções

para problemas, além de aprofundarem o conhecimento de

todos os envolvidos”.

O trabalho foi distribuído em várias etapas. Os alunos

apresentaram tudo que foi organizado ao longo de 6 meses.

Eles passaram pelo levantamento das hipóteses, depois tes-

taram, para comprovar ou não a viabilidade do projeto, além

de elaborarem um diário de bordo com todas as reuniões e

um relatório que foi aos poucos sendo disponibilizado. “Os

estudantes expressaram todo o conhecimento agregado, uma

aprendizagem colaborativa e significativa. É nisso que acre-

ditamos enquanto educadores. Eles precisam criar conceitos,

sintetizando essas ideias, e transformando em aquisição para o