Educação Física
Projeto leva a esgrima à sala de aula e promove manifestação corporal
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Revista Appai Educar
Touché!
No ritmo das Olimpíadas
A
s lutas sempre estiveram presentes na história da
humanidade nas atitudes ligadas às técnicas de
ataque e de defesa, além de serem consideradas,
por alguns povos, como sabedoria de vida. A práti-
ca como conteúdo da educação escolarizada tem adaptações
pedagógicas que contribuem para a formação cidadã do aluno
e não apenas como técnica de movimento. Contudo, a arte
marcial como um processo essencialmente educativo pode
criar a possibilidade de se efetivar um instrumento para o de-
senvolvimento disciplinar, viabilizando o preparo do indivíduo
para a superação dos desafios, bem como transferência de
conhecimento e experiências vividas num ambiente esportivo/
escolar para os demais segmentos da vida.
Todavia, as lutas devem ser abordadas de forma reflexiva,
direcionada e não apenas para desenvolver capacidades e
potencialidades físicas de maneira a que os alunos vivenciem
essa manifestação cultural de forma crítica e consciente, es-
tabelecendo relações com a sociedade em que vivem. Para
abordar este conteúdo, devem-se valorizar os conhecimentos
que identificam as questões culturais, o lugar, o tempo em
que as lutas foram ou são praticadas. Assim, os alunos têm
a educação física como um facilitador para o conhecimento e
aprendizagemdasmanifestações que compõema cultura corpo-
ral, através da prática dos esportes, das lutas e da dança. Além
disso, ela desenvolve também os três níveis de conhecimento:
socioafetivo, cognitivo e motor. Mas, diante da possibilidade de
utilização das lutas, qual é a forma ideal de trabalhá-las nas
aulas de educação física, sem que façam alusão à violência?
Os alunos da Escola Municipal Professora Marisa Vargas
Menezes, na comunidade do Rio das Pedras, puderamvivenciar
este esporte olímpico a partir de uma data comemorativa bem
distante dos conteúdos da Educação Física. Após a apresentação
do dia da Independência do Brasil através de um programa
infantil, foi mostrada a foto de uma clássica pintura de D. Pedro
I, às margens do rio Ipiranga, com sua espada desembainhada
declarando “Independência ou morte”. A partir desta imagem,
os alunos foram questionados a respeito de um esporte que
utilizaria esse objeto em sua prática.
A origem da esgrima remonta à pré-história, quando o
homem empregou, pela primeira vez, um pedaço de madeira
para se defender ou atacar, garantindo a sua sobrevivência.
Todavia, só como surgimento dosmetais foramcriadas, de fato,
as primeiras armas de combate, sendo, inicialmente, emprega-
das por chefes de grupos ou tribos. Atualmente, como prática
esportiva ela pode ser disputada com três tipos diferentes de
lâminas: a espada, o florete e o sabre. O esgrimista deve tocar
o adversário com a lâmina e evitar que o mesmo aconteça
com ele. Para cada uma das armas utilizadas, muda a zona do