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Educação Física

Projeto leva a esgrima à sala de aula e promove manifestação corporal

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Revista Appai Educar

Touché!

No ritmo das Olimpíadas

A

s lutas sempre estiveram presentes na história da

humanidade nas atitudes ligadas às técnicas de

ataque e de defesa, além de serem consideradas,

por alguns povos, como sabedoria de vida. A práti-

ca como conteúdo da educação escolarizada tem adaptações

pedagógicas que contribuem para a formação cidadã do aluno

e não apenas como técnica de movimento. Contudo, a arte

marcial como um processo essencialmente educativo pode

criar a possibilidade de se efetivar um instrumento para o de-

senvolvimento disciplinar, viabilizando o preparo do indivíduo

para a superação dos desafios, bem como transferência de

conhecimento e experiências vividas num ambiente esportivo/

escolar para os demais segmentos da vida.

Todavia, as lutas devem ser abordadas de forma reflexiva,

direcionada e não apenas para desenvolver capacidades e

potencialidades físicas de maneira a que os alunos vivenciem

essa manifestação cultural de forma crítica e consciente, es-

tabelecendo relações com a sociedade em que vivem. Para

abordar este conteúdo, devem-se valorizar os conhecimentos

que identificam as questões culturais, o lugar, o tempo em

que as lutas foram ou são praticadas. Assim, os alunos têm

a educação física como um facilitador para o conhecimento e

aprendizagemdasmanifestações que compõema cultura corpo-

ral, através da prática dos esportes, das lutas e da dança. Além

disso, ela desenvolve também os três níveis de conhecimento:

socioafetivo, cognitivo e motor. Mas, diante da possibilidade de

utilização das lutas, qual é a forma ideal de trabalhá-las nas

aulas de educação física, sem que façam alusão à violência?

Os alunos da Escola Municipal Professora Marisa Vargas

Menezes, na comunidade do Rio das Pedras, puderamvivenciar

este esporte olímpico a partir de uma data comemorativa bem

distante dos conteúdos da Educação Física. Após a apresentação

do dia da Independência do Brasil através de um programa

infantil, foi mostrada a foto de uma clássica pintura de D. Pedro

I, às margens do rio Ipiranga, com sua espada desembainhada

declarando “Independência ou morte”. A partir desta imagem,

os alunos foram questionados a respeito de um esporte que

utilizaria esse objeto em sua prática.

A origem da esgrima remonta à pré-história, quando o

homem empregou, pela primeira vez, um pedaço de madeira

para se defender ou atacar, garantindo a sua sobrevivência.

Todavia, só como surgimento dosmetais foramcriadas, de fato,

as primeiras armas de combate, sendo, inicialmente, emprega-

das por chefes de grupos ou tribos. Atualmente, como prática

esportiva ela pode ser disputada com três tipos diferentes de

lâminas: a espada, o florete e o sabre. O esgrimista deve tocar

o adversário com a lâmina e evitar que o mesmo aconteça

com ele. Para cada uma das armas utilizadas, muda a zona do