O Brasil dispõe, hoje, de condições excelentes para oferecer Educação à Distância com bastante capacidade de apri-morar o ensino ministrado em sala de aula e fazê-lo chegar a mais brasileiros, nas regiões mais remotas do país. Os métodos e técnicas de comunicação hoje disponíveis possibilitam levar educação a milhões de estudantes e, simultaneamente, preparar milhares de professores, acelerando, sobretudo, a formação destes profissionais de ensino.

Neste contexto, tem sido de grande importância o Proformação (Programa de Formação de Professores em Exercício), criado no atual governo e, neste momento, em plena expansão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Juntamente com a Tv Escola e o Proinfo, nosso programa de Informática aplicada à Educação (o Proformação) traduz a intenção do Ministério de valorizar os docentes e incentivar a Educação à Distância e o uso das tecnologias como parte de um conjunto de estratégias para promover qualidade e eqüidade educacional.

O Proformação, possibilitando a titulação em nível médio daqueles que atuam no magistério sem habilitação, significa o alcance de uma nova etapa, preparando os profes-sores para atenderem ao que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB): "Até o fim da década da Educação, somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço".

O recurso da Educação à Distância se faz necessário não porque faltem cursos de formação de profes-sores mas, sim, porque a maioria destes cursos é presencial, difícil, portanto, de ser acompanhada por quem já trabalha, ou se localiza nos centros urbanos, impossibilitando o atendimento personalizado a populações rurais, dispersas geograficamente.

Sendo assim, a Educação à Distância constitui-se em instrumento eficaz de democratização da Educação e opção de qualidade para atender a uma vasta demanda por habilitação, historicamente reprimida.

Dirigido a professores da rede pública, o Proformação é financiado com recursos do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), antigo Projeto Nordeste, e beneficia, prioritariamente, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para coordenar a implementação, foi criada a Coordenação Nacional de Implementação do Proformação, localizada na Secretaria de Educação à Distância, que, por meio desta página, coloca à disposição dos interessados alguns materiais do Proformação, tais como o "Guia Geral" e o "Manual de Operacionalização", que contêm todas as informações sobre o Programa.

Texto extraído do site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br)
Dúvidas sobre o Proformação podem ser sanadas em consulta ao link "Ações e Programas", encontrado no site.

Merendeira: uma educadora a serviço da saúde alimentar na escola

Projeto Político - Pedagógico: participar para transformar

Educação física: Finalmente, a legalização

Diretrizes operacionaism para a educação infantil: É hora da mudança

Gosto de saúde