48
Revista Appai Educar
Sandra Martins
Orientação Pedagógica
Ciep Intercultural
,
projeto-piloto dá frutos premiados
A
união entre uma proposta pedagógica inovadora
de um colégio intercultural que trabalha a inter-
disciplinaridade de forma integrada, onde todas
as disciplinas dialogam, e a criatividade em prol
do protagonismo do estudante só pode trazer excelentes
desempenhos. A unidade escolar é o Ciep 449 Governador
Leonel de Moura Brizola (Intercultural Brasil – França), em
Niterói. A ponta do
iceberg
dos êxitos em disputas foi a
conquista do terceiro lugar no concurso cultural de produ-
ção de vídeos “Eu quero estudar na França”. A iniciativa foi
promovida pelo Campus France Brasil, do Consulado-geral
da França no Rio de Janeiro.
Com o
rap
La Madame de Bovary, Lucas do Amaral Alves,
Rogério Souza da Silveira Junior e Natan Souza Siqueira
conquistaram o 3º lugar no concurso cultural de produção
de vídeos. Eles ganharam assinatura de um ano para acesso
à plataforma
Culturethèque
, biblioteca digital francesa, além
de brindes oferecidos pelo consulado francês.
Outro exemplo de bom desempenho são as avaliações
externas do Diploma de Estudos em Língua Francesa (Delf)
expedido pelo ministério francês da Educação nacional,
para certificar as competências no idioma dos candidatos
estrangeiros e dos franceses originários de um país não fran-
cófono e não titulares de um diploma de ensino secundário
ou superior público francês. Na avaliação de 2014, todos os
alunos do Ciep 449 foram aprovados nos níveis A1 e A2. A
próxima etapa será o exame para os níveis B1 e B2.
Em outro concurso, esse da Petrobras sobre o Pré-Sal,
os professores de Química e Física repassaram importantes
informações aos seus alunos. O docente de Sociologia Cícero
Tauil lembra que Lucas do Amaral foi um dos premiados,
ficando em primeiro lugar. A proposta do concurso era a
de construir uma obra de arte, uma maquete, e tinha que
explicar a questão de Pré-sal. Lucas ficou em primeiro lugar
e falou para engenheiros o que era essa reserva brasileira
de combustíveis fósseis. “A francofonia é uma atividade do
consulado que envolve todas as escolas que têm o francês
mais dedicado. Tiramos o primeiro lugar com a música e
uma apresentação no segundo lugar. Este ano ganhamos
tudo”, disse o orgulhoso professor.
O envolvimento dos estudantes fica evidenciado com o
bom rendimento na apreensão do francês. No primeiro bi-