Table of Contents Table of Contents
Previous Page  50 / 74 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 50 / 74 Next Page
Page Background

48

Revista Appai Educar

Sandra Martins

Orientação Pedagógica

Ciep Intercultural

,

projeto-piloto dá frutos premiados

A

união entre uma proposta pedagógica inovadora

de um colégio intercultural que trabalha a inter-

disciplinaridade de forma integrada, onde todas

as disciplinas dialogam, e a criatividade em prol

do protagonismo do estudante só pode trazer excelentes

desempenhos. A unidade escolar é o Ciep 449 Governador

Leonel de Moura Brizola (Intercultural Brasil – França), em

Niterói. A ponta do

iceberg

dos êxitos em disputas foi a

conquista do terceiro lugar no concurso cultural de produ-

ção de vídeos “Eu quero estudar na França”. A iniciativa foi

promovida pelo Campus France Brasil, do Consulado-geral

da França no Rio de Janeiro.

Com o

rap

La Madame de Bovary, Lucas do Amaral Alves,

Rogério Souza da Silveira Junior e Natan Souza Siqueira

conquistaram o 3º lugar no concurso cultural de produção

de vídeos. Eles ganharam assinatura de um ano para acesso

à plataforma

Culturethèque

, biblioteca digital francesa, além

de brindes oferecidos pelo consulado francês.

Outro exemplo de bom desempenho são as avaliações

externas do Diploma de Estudos em Língua Francesa (Delf)

expedido pelo ministério francês da Educação nacional,

para certificar as competências no idioma dos candidatos

estrangeiros e dos franceses originários de um país não fran-

cófono e não titulares de um diploma de ensino secundário

ou superior público francês. Na avaliação de 2014, todos os

alunos do Ciep 449 foram aprovados nos níveis A1 e A2. A

próxima etapa será o exame para os níveis B1 e B2.

Em outro concurso, esse da Petrobras sobre o Pré-Sal,

os professores de Química e Física repassaram importantes

informações aos seus alunos. O docente de Sociologia Cícero

Tauil lembra que Lucas do Amaral foi um dos premiados,

ficando em primeiro lugar. A proposta do concurso era a

de construir uma obra de arte, uma maquete, e tinha que

explicar a questão de Pré-sal. Lucas ficou em primeiro lugar

e falou para engenheiros o que era essa reserva brasileira

de combustíveis fósseis. “A francofonia é uma atividade do

consulado que envolve todas as escolas que têm o francês

mais dedicado. Tiramos o primeiro lugar com a música e

uma apresentação no segundo lugar. Este ano ganhamos

tudo”, disse o orgulhoso professor.

O envolvimento dos estudantes fica evidenciado com o

bom rendimento na apreensão do francês. No primeiro bi-