LIÇÕES
APRENDIDAS
O resultado desse trabalho tornou-se para nós um referencial para
continuidade do processo de desenvolvimento da Metodologia de Projetos,
apoiada pelo GI e pela utilização de ferramentas da qualidade
na sala de aula. Através dessa vivência aprendemos que:
.
O Gerenciamento Integrado e as ferramentas da qualidade organizam e dinamizam
o desenvolvimento dos processos e, através do trabalho em equipe,
criam melhores condições para a aprendizagem cooperativa;
. Os alunos do 3.º período de Educação Infantil
mostram-se muito integrados e confortáveis com o uso de ferramentas
da qualidade, tais como: brainstorming, espinha-de-peixe, positivo-delta,
dentre outras;
. Os temas geradores dos projetos, quando voltados para os aspectos da
cultura regional, promovem maior integração, despertam interesse
e geram melhores resultados.
Nota
1 Um sistema de Gerenciamento Integrado numa escola significa trabalhar
com um conjunto de processos bem definidos, necessários ao melhoramento
contínuo dos seus aspectos pedagógicos e operacionais. Este
conceito, que alinha recursos e ações de melhoramentos,
baseia-se na utilização de sete critérios universalmente
reconhecidos como fundamentais para o sucesso de organizações
de alto desempenho, derivados das categorias do Prêmio Nacional
da Qualidade. São os seguintes: Liderança, Processo de Desenvolvimento
de Estratégias, Foco no Cliente, Informação e Análise,
Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Gestão de Processos
e Resultados de Desempenho.
José
Carlos Cruz é diretor de Projetos Instituto Pitágoras
de Educação.
Edna Luiza Percegona é coordenadora do Colégio Madalena
Sofia Pitágoras Curitiba.
Tel.: (0xx41) 367-6611 ou (0xx31) 3297-5477
Diagrama
da Árvore Via PDSA - Instrumento de Gestão do Professor
Plano
de Trabalho - Professora e Aluno
Espinha
de Peixe - Planejamento com Alunos
Gerenciamento
Integrado em Sala de Aula
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