LIÇÕES APRENDIDAS


O resultado desse trabalho tornou-se para nós um referencial para continuidade do processo de desenvolvimento da Metodologia de Projetos, apoiada pelo GI e pela utilização de ferramentas da qualidade na sala de aula. Através dessa vivência aprendemos que:

. O Gerenciamento Integrado e as ferramentas da qualidade organizam e dinamizam o desenvolvimento dos processos e, através do trabalho em equipe, criam melhores condições para a aprendizagem cooperativa;
. Os alunos do 3.º período de Educação Infantil mostram-se muito integrados e confortáveis com o uso de ferramentas da qualidade, tais como: brainstorming, espinha-de-peixe, positivo-delta, dentre outras;
. Os temas geradores dos projetos, quando voltados para os aspectos da cultura regional, promovem maior integração, despertam interesse e geram melhores resultados.


Nota
1 Um sistema de Gerenciamento Integrado numa escola significa trabalhar com um conjunto de processos bem definidos, necessários ao melhoramento contínuo dos seus aspectos pedagógicos e operacionais. Este conceito, que alinha recursos e ações de melhoramentos, baseia-se na utilização de sete critérios universalmente reconhecidos como fundamentais para o sucesso de organizações de alto desempenho, derivados das categorias do Prêmio Nacional da Qualidade. São os seguintes: Liderança, Processo de Desenvolvimento de Estratégias, Foco no Cliente, Informação e Análise, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Resultados de Desempenho.

José Carlos Cruz é diretor de Projetos – Instituto Pitágoras de Educação.
Edna Luiza Percegona é coordenadora do Colégio Madalena Sofia – Pitágoras Curitiba.
Tel.: (0xx41) 367-6611 ou (0xx31) 3297-5477

Diagrama da Árvore Via PDSA - Instrumento de Gestão do Professor

Plano de Trabalho - Professora e Aluno

Espinha de Peixe - Planejamento com Alunos

Gerenciamento Integrado em Sala de Aula