A
introdução de uma metodologia que apoiasse e sustenta-se
as ações do Projeto Pedagógico em desenvol-vimento
no Colégio Madalena Sofia Pitágoras nasceu da necessidade
de se desdobrar sua política estratégica da qualidade, fazendo-a
chegar até a sala de aula. A
via de acesso escolhida foi o Sistema de Gerenciamento Integrado
(GI) 1. Um projeto piloto e uma equipe pioneira foram constituídos
para impulsionar este processo, a partir de fevereiro de 1997, para aprofundar
estudos e aplicar os princípios, ferramentas e técnicas
desta nova maneira de trabalhar a gestão na sala de aula. Os principais
enfoques, a partir da metodologia, foram dire-cionados, principalmente,
para o desenvolvimento da liderança e da autonomia do professor
e para o desenvolvimento de processos eficazes que visam a aumentar a
parti-cipação dos alunos no melhoramento da qualidade e
no melhoramento dos processos instrucionais, da sala de aula e da escola
como um todo. Este foi o projeto escolhido dentre muitos outros que vêm acontecendo de forma natural e competente em salas de aula daquela escola. Foi apresentado em setembro de 1998, no V Seminário de Lições Aprendidas na Implan-tação da Gerência da Qualidade Total V LIG. PROJETO PINHÃO Introdução
Um dos principais objetivos das escolas que buscam o alto desempenho dos
alunos orienta e concentra seus maiores esforços nos processos
e atividades pedagógicas que priorizem, acima de tudo, as competências
e habilidades que possibilitem fazer com que os alunos sejam capazes de
ler, escrever, fazer cálculos, pensar criticamente, resolver problemas
e, assim, contribuir de forma positiva na sociedade atual e exercer sua
cidadania. Este
é, no entanto, um trabalho que envolve uma série de elaborações
no plano intelectual, exigindo tempo, paciência e compreensão
do processo psicogenético de construção do conhecimento
sobre a língua e das práticas sociais dele derivadas.
Valorizar a forma original segundo a qual a criança pensa e trabalha
as informações darealidade;
Considerar que a aprendizagem não se dá em uma estrutura
linear, de justaposição de conhecimentos que se agregam,
mas em um processo ativo, no qual outros aspectos, além dos cognitivos,
garantem o sucesso do aluno;
Centrar as atividades na multipli-cidade das interações,
possibilitando o confronto dos diferentes pontos de vista. Desenvolvimento O desenvolvimento do Projeto Pinhão na turma do 3.º período A, de Educação Infantil, procurou tratar, de uma forma integrada, a metodologia de projetos e os critérios do gerenciamento integrado (GI) em sala de sala, utilizando-se, ainda, da aplicação de ferramentas da qualidade para o planejamento, execução e validação do trabalho. O uso dessas metodologias permeou todo o trabalho e permitiu que o conhecimento prévio dos alunos fosse considerado como elemento gerador de novas situações de conflito cognitivo que criou oportuni-dades singulares de construção de aprendizagem, através do trabalho interativo e em equipes. As iniciativas direcionadas para o desenvolvimento de um processo que privilegiasse a aprendizagem cooperativa tiveram os seguintes propósitos:
Construir um ambiente de aceitação e colaboração
em que as decisões coletivas e os compromissos assumidos pelas
crianças pudessem garantir o exercício da experiência
democrática; Construir um espaço significativo de aprendizagem em que as interações ressignificassem, numa perspectiva social, os atos de ensinar e de aprender. A
integração entre as novas aprendizagens e o conhecimento
adquirido aconteceu de forma natural durante o processo de busca de novas
situações para se saber mais sobre o tema pesquisado. Dessa
maneira:
Aspectos da história foram aprendidos quando se permitiu pes-quisar
mais sobre a exploração da madeira da árvore nativa,
um dos fatores de ocupação do Estado do Paraná;
Aprendeu-se sobre geografia, ao buscar-se nos mapas, do Brasil e do Paraná,
as áreas de contribuição da Araucária;
Pesquisou-se sobre a questão de preservação ambiental
e sobre a germinação da semente pinhão
quando se percebeu tratar de uma espécie em extinção.
Outros aspectos da ecologia foram abordados na relação reflorestamento-gralha
azul e na importância desta ave para a manu-tenção
de outras espécimes animais e vegetais; Informações foram coletadas nas mais variadas fontes de texto, acen-tuando-se a importância da coleta e do registro de informações;
Aspectos matemáticos relacionados à seriação,
classificação e quantificação foram trabalhados,
no nível de abstração da faixa etária, ao
se debulhar a pinha e considerar as formas e estruturas das sementes; Experimentou-se o gosto pela arte, nas observações de obras em que o homem retrata a natureza. Acima de tudo, pôde-se reconhecer e valorizar aspectos da cultura regional e participar desse contexto cultural. |
A aplicação de ferramentas de qualidade nas atividades do projeto foi experimentada conforme os modelos seguintes: PLANEJAMENTO DO PROJETO PINHÃO 3.º
período Educação Infantil Prof.ª
Sandra Piotto Metas
Quais são as metas deste conteúdo?
Identificar o pinhão e o pinheiro-do-paraná (araucária); Conhecer
a utilidade de seus principais produtos e a importância da árvore
para outros seres vivos; Relacionar o conteúdo aprendido com as manifestações do folclore paranaense. Medidas
Que medidas irão monitorar o progresso?
Todos os alunos serão capazes de identificar o pinheiro-do-paraná
na natureza ereconhecê-los
como símbolo do estado.
Número de alunos capazes de dialogar ou responder sobre assuntos
pertinentes ao tema proposto.
Número de desenhos apresentados sobre a forma de plantação
e germinação do pinheiro. Nível de participação, envolvimento e contribuição nas diversas etapas do processo, através da observação e controle da professora. Processos
Que atividades vão ajudar a classe a atingir suas metas?
Visita cultural à Linha do Pinhão (Centro Histórico). Recursos
Humanos
De quais habilidades os alunos irão necessitar para terem
êxito no desenvolvimento dos processos?
Os alunos devem ser orientados quanto ao objetivo das visitas e excursões,
bem como fazer suas observações locais. Liderança
A professora deverá:
Identificar as expectativas de seus alunos quanto ao projeto a ser desenvolvido;
Diagrama da Árvore Via PDSA - Instrumento de Gestão do Professor Plano de Trabalho - Professora e Aluno Espinha de Peixe - Planejamento com Alunos
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