A introdução de uma metodologia que apoiasse e sustenta-se as ações do Projeto Pedagógico em desenvol-vimento no Colégio Madalena Sofia – Pitágoras nasceu da necessidade de se desdobrar sua política estratégica da qualidade, fazendo-a chegar até a sala de aula.

A “via de acesso” escolhida foi o Sistema de Gerenciamento Integrado (GI) 1. Um projeto piloto e uma equipe pioneira foram constituídos para impulsionar este processo, a partir de fevereiro de 1997, para aprofundar estudos e aplicar os princípios, ferramentas e técnicas desta nova maneira de trabalhar a gestão na sala de aula. Os principais enfoques, a partir da metodologia, foram dire-cionados, principalmente, para o desenvolvimento da liderança e da autonomia do professor e para o desenvolvimento de processos eficazes que visam a aumentar a parti-cipação dos alunos no melhoramento da qualidade e no melhoramento dos processos instrucionais, da sala de aula e da escola como um todo.

Este foi o projeto escolhido dentre muitos outros que vêm acontecendo de forma natural e competente em salas de aula daquela escola. Foi apresentado em setembro de 1998, no V Seminário de Lições Aprendidas na Implan-tação da Gerência da Qualidade Total – V LIG.

PROJETO PINHÃO

Introdução

Um dos principais objetivos das escolas que buscam o alto desempenho dos alunos orienta e concentra seus maiores esforços nos processos e atividades pedagógicas que priorizem, acima de tudo, as competências e habilidades que possibilitem fazer com que os alunos sejam capazes de ler, escrever, fazer cálculos, pensar criticamente, resolver problemas e, assim, contribuir de forma positiva na sociedade atual e exercer sua cidadania.

Este é, no entanto, um trabalho que envolve uma série de elaborações no plano intelectual, exigindo tempo, paciência e compreensão do processo psicogenético de construção do conhecimento sobre a língua e das práticas sociais dele derivadas.
Embasados por esses pressupostos e orientados para o atingimento de nossa principal direção estratégica que visa ao alto desempenho dos alunos, percebemos que esta proposta pedagógica contribui para:

Valorizar a forma original segundo a qual a criança pensa e trabalha as informações darealidade;

Considerar que a aprendizagem não se dá em uma estrutura linear, de justaposição de conhecimentos que se agregam, mas em um processo ativo, no qual outros aspectos, além dos cognitivos, garantem o sucesso do aluno;

Centrar as atividades na multipli-cidade das interações, possibilitando o confronto dos diferentes pontos de vista.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Projeto Pinhão na turma do 3.º período A, de Educação Infantil, procurou tratar, de uma forma integrada, a metodologia de projetos e os critérios do gerenciamento integrado (GI) em sala de sala, utilizando-se, ainda, da aplicação de ferramentas da qualidade para o planejamento, execução e validação do trabalho. O uso dessas metodologias permeou todo o trabalho e permitiu que o conhecimento prévio dos alunos fosse considerado como elemento gerador de novas situações de conflito cognitivo que criou oportuni-dades singulares de construção de aprendizagem, através do trabalho interativo e em equipes. As iniciativas direcionadas para o desenvolvimento de um processo que privilegiasse a aprendizagem cooperativa tiveram os seguintes propósitos:

Construir um ambiente de aceitação e colaboração em que as decisões coletivas e os compromissos assumidos pelas crianças pudessem garantir o exercício da experiência democrática;

Construir um espaço significativo de aprendizagem em que as interações ressignificassem, numa perspectiva social, os atos de ensinar e de aprender.

A integração entre as novas aprendizagens e o conhecimento adquirido aconteceu de forma natural durante o processo de busca de novas situações para se saber mais sobre o tema pesquisado. Dessa maneira:

Aspectos da história foram aprendidos quando se permitiu pes-quisar mais sobre a exploração da madeira da árvore nativa, um dos fatores de ocupação do Estado do Paraná;

Aprendeu-se sobre geografia, ao buscar-se nos mapas, do Brasil e do Paraná, as áreas de contribuição da Araucária;

Pesquisou-se sobre a questão de preservação ambiental e sobre a germinação da semente – pinhão – quando se percebeu tratar de uma espécie em extinção. Outros aspectos da ecologia foram abordados na relação reflorestamento-gralha azul e na importância desta ave para a manu-tenção de outras espécimes animais e vegetais;

Informações foram coletadas nas mais variadas fontes de texto, acen-tuando-se a importância da coleta e do registro de informações;

Aspectos matemáticos relacionados à seriação, classificação e quantificação foram trabalhados, no nível de abstração da faixa etária, ao se debulhar a pinha e considerar as formas e estruturas das sementes;

Experimentou-se o gosto pela arte, nas observações de obras em que o homem retrata a natureza. Acima de tudo, pôde-se reconhecer e valorizar aspectos da cultura regional e participar desse contexto cultural.

A aplicação de ferramentas de qualidade nas atividades do projeto foi experimentada conforme os modelos seguintes:

PLANEJAMENTO DO PROJETO PINHÃO

3.º período – Educação Infantil – Prof.ª Sandra Piotto

Objetivo – Qual é o objetivo do conteúdo estudado?
Aprender sobre a importância do pinheiro-do-paraná e o seu papel na preservação do meio ambiente.

Metas – Quais são as metas deste conteúdo?
Os alunos deverão ser capazes de:

Identificar o pinhão e o pinheiro-do-paraná (araucária);

Conhecer a utilidade de seus principais produtos e a importância da árvore para outros seres vivos;

Relacionar o conteúdo aprendido com as manifestações do folclore paranaense.

Medidas – Que medidas irão monitorar o progresso?

Todos os alunos serão capazes de identificar o pinheiro-do-paraná na natureza ereconhecê-los como símbolo do estado.

Número de alunos capazes de dialogar ou responder sobre assuntos pertinentes ao tema proposto.

Número de desenhos apresentados sobre a forma de plantação e germinação do pinheiro.

Nível de participação, envolvimento e contribuição nas diversas etapas do processo, através da observação e controle da professora.

Processos – Que atividades vão ajudar a classe a atingir suas metas?

Visita cultural à Linha do Pinhão (Centro Histórico).
Caminhada pelo bosque do colégio.. Aula de observação de obras de artes.
Aula de contos a partir de textos sobe o tema.
Pesquisa sobre a fauna relacionada com a Araucária.
Plantio de sementes e observação da germinação.
Confecção de banner e chaveiros.
Confecção de bolos e comidas típicas do pinhão.
Atividade de demonstração para a 4.ª série sobre a germinação do pinhão.
Plantio definitivo das mudas no bosque do colégio.

Recursos Humanos – De quais habilidades os alunos irão necessitar para terem êxito no desenvolvimento dos processos?

Os alunos devem ser orientados quanto ao objetivo das visitas e excursões, bem como fazer suas observações locais.
Os alunos devem apresentar capacidade de classificação e ordenação de objetos.
Os alunos devem ser orientados para perceber a importância das informações objetivas e do registro de dados coletados.

Liderança – A professora deverá:

Identificar as expectativas de seus alunos quanto ao projeto a ser desenvolvido;
Sensibilizar os alunos para o estudo do tema proposto – estimular a curiosidade;
Definir com os alunos os processos que levarão a classe a atingir metas;
Estabelecer as medidas para monitorar o progresso das metas e comunicar esse progresso aos alunos;
Fazer um levantamento do conhecimento prévio e das necessidades de orientação.

 

Diagrama da Árvore Via PDSA - Instrumento de Gestão do Professor

Plano de Trabalho - Professora e Aluno

Espinha de Peixe - Planejamento com Alunos

Lições Aprendidas