Dicas para pais e professores

Alguns comportamentos de risco, especialmente quando se prolongam por muito tempo, devem ser observados por pais e professores, pois podem acarretar problemas fonoaudiólogos ou ortodônticos nas crianças. São eles:

uso de chupetas e/ou mamadeiras;
hábito de roer unhas;
apoiar o rosto com a mão ao estudar ou realizar outras atividades, como assistir à TV;
dormir com a mão ou o braço embaixo do travesseiro, fazendo pressão sobre o rosto;
interpor a língua entre os dentes durante a fala ou a deglutição.

Quando nascerem os primeiros dentes de leite, isto é, por volta dos seis meses de idade, os pais, os educadores ou os profissionais que atuam nas escolas devem encaminhar a criança ao odontopediatra.

Este profissional irá observar a formação dos dentes dela e transmitir aos pais orientações importantes sobre higienização bucal, dieta, uso correto da mamadeira (tipo de bico, tamanho do furo, posição correta e amamentação noturna), uso correto de chupeta (tipos, tamanho adequado, quando oferecer e interromper o uso). Além disto, vai estabelecer um programa de acompanhamento do desenvolvimento da oclusão (fechamento da boca) e prevenção contra cáries, através de sessões onde se fará a avaliação da oportunidade de aplicação de flúor e selantes. Será estabelecida assim, uma rotina individualizada, para as necessidades específicas de cada criança.

Saúde: Todo cuidado é pouco

Distúrbios da fala: É preciso dar a eles a devida importância