Aprendizado In Loco

Excursões complementando as aulas proporcionam aos alunos a vivência dos conteúdos estudados em sala de aula

Por Simone Garrafiel

Estudar entre quatro paredes, com auxílio apenas de livros e das explicações no quadro-negro. Este não é o modelo ideal de ensino para quem sabe que, do outro lado da janela, o cotidiano lhe permite que coloque em prática os conteúdos estudados. Por isto, sair da sala de aula para participar de um passeio pedagógico é, hoje em dia, uma alternativa bastante cogitada e aceita por professores e alunos, que vêem nas atividades extraclasse um estímulo a mais ao estudo e à melhor assimilação dos temas abordados.

Fazer com que professores e alunos tenham acesso à atividade foi o objetivo de Marcelo Lavoyer ao montar o Projeto Excursões de Apoio Pedagógico (PEAP), em 1991. "Acho inconcebível que as crianças passem anos na escola e não saiam da sala de aula. É preciso que elas vivenciem, na prática, como os conceitos estudados se apresentam no dia-a-dia" - argumenta Marcelo, coordenador do projeto. Hoje, o PEAP presta serviços às escolas, organizando excursões que promovem trabalhos de campo, para turmas de diversos níveis de escolaridade.

Visitações ao Jardim Botânico, para complementar as aulas de Botânica ou ao Museu Nacional, para estudar os seres vivos, são algumas das muitas alternativas de excursões que o PEAP oferece às escolas. Apesar de existir um catálogo de atividades propostas, Marcelo também prepara excursões de acordo com a necessidade do professor. "Estou sempre criando novos passeios pedagógicos. Quando o professor solicita o trabalho do PEAP, procuro saber qual conteúdo será abordado, pego os livros didáticos que estão sendo utilizados e, com base nisto, sugiro locais de visitação e atividades que podemos desenvolver" - explica.

 

Durante as excursões, Marcelo conta com uma equipe de monitores, treinados para coordenarem os roteiros montados. Para que os alunos possam assimilar com facilidade as explicações, o PEAP trabalha com a média de 1 monitor para cada 15 alunos. Assim, o ensino fica mais dirigido, evitando que uma turma de 40 alunos, por exemplo, dispute a atenção de apenas um monitor. Ao professor, cabe optar por atuar somente como supervisor da turma, ou interagir com a equipe.

Os serviços do PEAP podem ser utilizados por turmas do ensino fundamental, médio ou superior. Em sua maioria, os trabalhos são relacionados aos conteúdos de Ciências, História e Geografia, mas as excursões complementam todas as disciplinas. Como reforço às aulas de Português, por exemplo, Lavoyer programa uma visita à Biblioteca Nacional, para conscientizar os alunos sobre a importância da leitura e para que conheçam o acervo do estabelecimento. Já as aulas de Matemática podem ser enriquecidas por um estudo sobre formas de datação, feito em visita ao Museu de Arqueologia de Itaipu.

Normalmente, as excursões pedagógicas acabam fazendo parte da avaliação do bimestre, por ser tratar de estudos profundos, com conotação multidisciplinar bem definida, já que cada atividade envolve mais de uma matéria. E o resultado efetivo das atividades é sempre positivo. Basta ver os boletins escolares. "Os alunos concluem as visitas extremamente motivados e, após a prova convencional, o professor se depara com notas acima da média, decorrentes da fácil assimilação dos conteúdos" - orgulha-se Marcelo.

Os professores, cada vez mais, sentem necessidade de transpor os portões da escola. E quando mais completa é a disciplina, maior é a possibilidade de se estudar em campo. É um complemento essencial à aprendizagem eficaz.

 

Excursões Pedagógicas
Uma Experiência com o PEAP

 

 
PEAP - Projeto Excursões de Apoio Pedagógico
Marcelo Lavoyer
Tel.: 622-0905