Excursões Pedagógicas

Eis algumas excursões que podem ser realizadas pela sua escola. Basta contactar o PEAP:

· Niterói, História e Pré-História: visitação à Igreja de São Lourenço, a bairros históricos, à Fortaleza de Santa Cruz e ao Sítio Arqueológico de Duna Grande.

    Áreas de interesse: História, Geografia, Ciências.
    Conteúdos abordáveis: Descobrimento; colonização; ciclos econômicos; República; Império; invasões estrangeiras; arquitetura e urbanismo históricos; o homem pré-histórico; Geografia e estratégias de ocupação do espaço.
    Atividades desenvolvidas: Visita guiada a áreas de interesse histórico na cidade (roteiro definido com o professor); observação da paisagem natural e urbana.
    Exposições complementares: O PEAP oferece uma exposição de painéis com fotos coloridas, mapas, fotos de satélite, desenhos a bico de pena, de Miguel Coelho, e pinturas de Debret sobre o passado histórico de Niterói e o da Baía de Guanabara.
· Petrópolis - Testemunhos do Império do Brasil: visitação ao Museu Imperial; ao Museu da Carruagem; à Catedral; à Casa do Colono; a construções com fachadas históricas; ao Quitandinha; à Casa de Santos Dumont e à Fábrica de Chocolate.
    Áreas de interesse: História e Geografia.
    Conteúdos abordáveis: Independência; Brasil-Império; a Corte; Imigrantes; Guerra do Paraguai; o golpe republicano; apogeu e queda da família imperial; paisagem e urbanização; clima e relevo do Rio de Janeiro; cobertura vegetal.
    Atividades desenvolvidas: Visita guiada aos locais de valor histórico e arquitetônico da cidade; observação orientada.
· Visitação ao Museu Aerospacial do Campo dos Afonsos
    Áreas de interesse: Ciências, Geografia, Física e História
    Conteúdos abordáveis: conceito de ar; utilização do ar pelo homem; Aerodinâmica; propriedades do ar; camadas atmosféricas; pressão atmosférica; Santos Dumont; Correio Aéreo Nacional; história da aviação; a F.A.B. na 2ª Guerra Mundial.
    Atividades desenvolvidas: Visita guiada; observação orientada
. · Visitação a Arraial do Cabo - Praia do Forno e dunas da Praia dos Anjos.
    Áreas de interesse: Ciências, Biologia e Geografia.
    Conteúdos abordáveis: Ecologia e meio ambiente; pressão antrópica; marés; Mineralogia; Geologia; Botânica; organismos bentônicos; correntes; paisagem e urbanização; pesca artesanal x industrial; formação geológica do litoral fluminense.
    Atividades desenvolvidas: Visita guiada, incluindo caminhada em trilha; jogos didáticos; leitura e interpretação de mapas locais exclusivos do PEAP; visita ao Museu Oceanográfico; coleta de organismos marinhos e devolução a seu habitat.

 

 

Página Principal
Uma Experiência com o PEAP

 

PEAP - Projeto Excursões de Apoio Pedagógico
Marcelo Lavoyer
Tel.: 622-0905