Uma Experiência com o PEAP

O professor de Ciências Flávio Fernandes, que leciona para turmas de 5ª a 8ª série do Colégio Itapuca, em Piratininga, utiliza os serviços do PEAP desde 1996. Para ele, complementar o aprendizado fora da sala de aula é essencial para que os alunos se interessem mais pelos estudos e possam ter a instrução em campo sobre o que lhes é apresentado na teoria. "Eu realizo excursões para todas as séries com que lido. Levo, por exemplo, os alunos da 6ª série ao Museu Nacional, para estudarmos os seres vivos, ou então à Serra da Tiririca, para que eles vivenciem o conteúdo de Botânica visto em classe. É importante que tenham esta vivência das coisas que estão próximas a eles, mas não fazem parte do seu cotidiano" - explica Flávio.

Antes de cada excursão, Flávio procura fazer uma associação da teoria com o que será visto no trabalho de campo e, durante as atividades, integra-se à equipe do PEAP, supervisionando as explicações aos alunos. Para fixarem o que foi estudado, os alunos respondem a um questionário produzido pelo PEAP e, posteriormente, produzem um relatório, seguindo a orientação do professor.

Os resultados têm sido satisfatórios. "Eu avalio se a parte teórica foi assimilada através da avaliação tradicional e tenho constatado que os alunos têm atingido notas superiores a sete" - orgulha-se Flávio. Para o professor, além de ser cumprido o compromisso didático, o social também é levado em conta nas atividades, pois há uma integração muito grande entre os alunos, que passam a se relacionar melhor, a compreender e ajudar uns aos outros. "É, sem dúvida, um trabalho gratificante, que traz muitos benefícios ao aprendizado e aos alunos"- finaliza Flávio.

 

Página Principal
Excursões Pedagógicas

 

PEAP - Projeto Excursões de Apoio Pedagógico
Marcelo Lavoyer
Tel.: 622-0905