REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 157

Revista Appai Educar aprendem, na prática, sobre qualquer assunto que desejam descobrir, sem que haja a necessidade de cumprir um cronograma estabelecido e rígido, e, no dia a dia, participando das experiências propostas tendo como base os seus interesses. A partir deste contato próximo com a natureza, as crianças também sentem e percebem as modificações que ela sofre, como as mudanças das folhas em uma mesma árvore, mas em estações diferentes, as sensações que a grama provoca em variados momentos do ano ou, até mesmo, em quais horários do dia é possível encontrar determinados animais. Nesse sentido, apenas o fato de a criança viver experiências sensoriais sem o uso das telas, algo tão presente e enraizado na rotina, já diminui consideravelmente o estresse e provoca prazer. Como ampliar o contato com a natureza na Educação Infantil Certamente, o ambiente é um fator determinante para o processo de aprendizagem dos pequenos. Ao realizar atividades ao ar livre e explorar a natureza de maneiras variadas, a criança também se sente livre. Nesse sentido, cabe à escola propor iniciativas como desenhos livres e de observação, pinturas, atividades de expressão corporal, brincadeiras no parque, caças ao tesouro com elementos naturais, entre outras ações. Por meio da observação do ambiente, da escuta ativa, das perguntas e dos interesses que surgem durante a jornada, as crianças tecem diversas curiosidades, e os educadores podem aproveitar para explorar, junto a elas, os conceitos que já conhecem. Além disso, as famílias podem pesquisar e auxiliar nesta investigação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=