REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 157

Revista Appai Educar Usabilidade correta da inteligência artificial por parte dos alunos? É possível? Entretanto quais são as principais oportunidades para promover a usabilidade correta da inteligência artificial na educação, a fim de prevenir possíveis prejuízos na aprendizagem dos alunos? De acordo com Renata Chiossi, para se promover um uso positivo dessas ferramentas, é necessário que os educadores desenvolvam, junto com os estudantes, habilidades e competências relacionadas ao letramento digital. “A fim de que os discentes possam acessar, interagir e compreender de forma crítica a leitura dos diversos tipos de mídia que estão disponíveis a um simples toque ou clique para todos, mas que, se não forem bem utilizados e direcionados, não terão um significado pedagógico. É o que vemos quando nos deparamos com estudantes que são ótimos tiktokers, por exemplo, mas não conseguem acessar um e-mail”, sentencia Renata. “Observe-se que, nesse cenário formado por recursos digitais, o papel do professor ganha uma nova responsabilidade de estar minimamente atualizado para seguir junto com suas turmas, uma vez que diariamente novas funcionalidades tecnológicas são apresentadas ao meio acadêmico e demais áreas do conhecimento”, destaca.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=