REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 157

Revista Appai Educar Escola proíbe o uso do ChatGPT As preocupações em relação ao uso das novas tecnologias em sala de aula pelos alunos estão presentes dentro e fora do Brasil. Um exemplo dessa preocupação foi o fato de as escolas em Nova Iorque terem proibido, em janeiro de 2023, o uso do ChatGPT, com o argumento de que ele encoraja os alunos a plagiar, sem desenvolver as principais habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, peças-chave para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. “Fato esse”, pontua Renata Chiossi, “que é um caminho sem volta e que precisa ser trabalhado em nossas escolas, de forma crítica e responsável”. Para Chiossi, emmeio a ummundo cada vez mais tecnológico, a inteligência artificial desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação. “São numerosas as formas pelas quais ela pode contribuir para o planejamento de estratégias pedagógicas, o que pode trazer benefícios para uma aprendizagem significativa. Dentre as possibilidades, temos a otimização das pesquisas, a personalização do ensino, a possibilidade de programar chatbots para atendimentos personalizados aos alunos, identificação de dificuldades e potencialidades nos aprendizados dos estudantes”, argumenta a coordenadora do Núcleo Pedagógico de Inovação e Tecnologias Educacionais, da Subsecretaria de Gestão de Ensino. Mas em meio a todo esse cenário multifacetado de possibilidades, professores e gestores são unânimes em frisar que é importante reforçar que tais recursos não substituem o papel primordial e basilar dos docentes, mas permitem que eles atendammelhor as necessidades dos seus alunos.

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