REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 157

Revista Appai Educar E como fica a usabilidade do aluno? dagógicas com o uso da Inteligência Artificial que motivaram e tiveram um papel importante no desenvolvimento de competências e habilidades curriculares nas nossas escolas da rede estadual de ensino. “Uma das vantagens que já vislumbramos é o fato de a inteligência artificial oferecer a possibilidade de personalizar o aprendizado, favorecer buscas mais eficazes, correção de textos e criação de conteúdos digitais. Entretanto, os limites de seu uso também precisam ser analisados com cautela, pois podem favorecer a famosa ‘cola’, que faz com que os estudantes não desenvolvam o senso crítico e recorram a tais recursos em sua trajetória acadêmica”, alerta Chiossi. Emmeio a tantos fatores a serem considerados, como a saúde mental dos professores, não podemos nos distanciar do protagonista dessa história, o aluno. E como a inteligência artificial pode ser aplicada para melhorar a sua usabilidade e a experiência de aprendizado, especialmente quando enfrenta desafios na compreensão dos conteúdos? De acordo com Renata Chiossi, coordenadora do Núcleo Pedagógico de Inovação e Tecnologias Educacionais, da Subsecretaria de Gestão de Ensino, primeiramente por ser uma área muito recente, ainda não é possível mensurar o impacto positivo do seu uso no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, segundo ela, já se tem conhecimento de muitas práticas pe-

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