REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 157

Revista Appai Educar Capacitação: ummovimento infinito Em relação ao ensino, questionada de que forma os educadores podem ser capacitados e apoiados no uso eficaz da inteligência artificial para personalizar o ensino e atender às necessidades individuais dos alunos, Chiossi ressalta que o primeiro passo é que os professores e estudantes visualizem a utilidade e a relevância de entender a inteligência artificial e conhecer suas aplicabilidades. “A partir disso, é crucial desenvolver competências críticas e analíticas em relação ao uso das tecnologias digitais, especificamente com a inteligência artificial. Os professores podem ser formados em serviço para usar essas ferramentas por meio de workshops práticos hands-on (mão na massa) com trocas de experiências entre educadores, pesquisar sobre os usos na educação, cursos de formação em tecnologias voltadas para o fazer pedagógico e assessoramento por meio da colaboração entre pares”, adverte Renata. Mas essa equação não é tão simples de resolver. É preciso também que as universidades, na preparação dos docentes para a regência, façam seu papel, trabalhando tais habilidades e competências na formação dos professores, para que atuem em consonância com as demandas do século XXI. É imperativo que essas instituições tenham essa consciência por uma formação de docentes alinhada às demandas do nosso tempo e assumam a responsabilidade de criar ambientes de aprendizagem que promovam a interconexão entre teoria e prática. Isso implica oferecer oportunidades efetivas e estágios que permitam aos futuros educadores aplicar em contextos reais os conceitos aprendidos. Além disso, a promoção da reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante a formação inicial é fundamental. Ao integrar teoria, prática e reflexão, as universidades capacitam os professores a enfrentarem os desafios complexos das salas de aula contemporâneas, incentivando a adaptação contínua e a inovação pedagógica. Essa abordagem holística não apenas fortalece a base profissional dos docentes, mas também os prepara para serem agentes transformadores na construção de um ambiente educacional mais inclusivo, dinâmico e alinhado com as exigências da sociedade atual.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=