REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 152

Revista Appai Educar Primeiro, é importante pontuar que a educação escolar indígena é aquela que as secretarias de educação dos estados oferecem às comunidades indígenas e que se constitui de conhecimentos gerais, tanto indígenas quanto não indígenas, devendo estar totalmente alinhada com a língua, a cultura e o costume da etnia em questão. “A formação de professores para esse tipo de educação escolar é bastante específica e o currículo proposto precisa garantir todas as aprendizagens necessárias a essas populações, de tal modo que, ao mesmo tempo que ela respeite singularidades, também permita reverter a situação de exclusão histórica imposta por tanto tempo aos povos originários”, explica Soraya Bonfim. Já o fato de ensinar história e cultura indígenas nas escolas relaciona-se com incluir estratégias pedagógicas nos currículos escolares que colaborem para o reconhecimento do valor das culturas indígenas, a superação de preconceitos e a definitiva inserção dos povos originários à sociedade brasileira. “De tal forma que eles possam estar aldeados e/ ou vivendo nas cidades, trabalhando na terra em suas comunidades ou exercendo as mais diversas profissões em nossos centros urbanos, natural e organicamente, sendo ensinados e ensinando, trocando saberes, totalmente reconhecidos em seus direitos constitucionais e sem qualquer estranhamento diante disso”, pontua a educadora.

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